Play-off arranca a 18 de Maio

Em virtude da Final Four da Liga Europeia, o play-off arranca a 18 de Maio. Em relação a 2021, não se repetirá qualquer duelo nos 'quartos' ou nas 'meias' e há novidades na concentração e ordem dos jogos, como na eventual da 'negra' final.

Play-off arranca a 18 de Maio

Ninguém tinha o seu lugar certo à entrada para a última jornada, mas os jogos que fecharam a fase regular ditaram apenas uma alteração na classificação, com o Braga a subir a 7º por troca com o Tomar, que termina em 8º.

Sensível à irrazoabilidade dos play-off arrancarem desfasados por "força" da participação de Valongo e Tomar na Final Four da Liga Europeia, a Federação de Patinagem de Portugal publicou este sábado, a uma hora do arranque dos jogos da derradeira jornada, um planeamento a adiar o primeiro jogo dos quartos-de-final de 14 para 18 de Maio. Mantêm-se as restantes datas desta primeira eliminatória - com o segundo jogo a 21 e o terceiro, caso necessário, a 25 - e do resto do play-off.

Em relação à pretérita temporada, entre o lote de apurados, há apenas a registar um "vira" no Minho, com a entrada do Braga e a saída da Juventude de Viana. Mas a classificação dita que não se repita qualquer confronto nos quartos-de-final ou nas meias-finais, sendo, no entanto, possível uma reedição da final entre Porto e Sporting.

O Porto voltou a triunfar na fase regular, garantindo o "factor casa" para o play-off em todas as séries. Na pretérita temporada, afastou a Juventude de Viana nos "quartos", mas este ano tem pela frente o Tomar. Na penúltima ronda, os dragões venceram facilmente por 7-3, mas, na primeira volta, empataram a dois na "cidade templária".

O Sporting repete o 2º lugar e terá pela frente Braga, ao invés do Valongo como na última época. Tal como o Porto, os leões venceram aqueles que serão os seus adversários em casa (6-3), mas não foram além de um empate (4-4) fora.

Com a penalização de uma derrota ao Óquei de Barcelos, o Benfica conseguiu melhorar o 4º lugar da última fase regular para 3º, e recebe agora o Valongo, quando no play-off de 2021 teve pela frente o também candidato Oliveirense. No entanto, não se esperam mais facilidades para as águias, dado que o Valongo está a protagonizar uma excelente temporada e venceu mesmo na recepção aos encarnados, por 5-3. Na segunda volta, a equipa de Nuno Resende, retribuiu, vencendo por números iguais. As equipas encontraram-se também na Taça de Portugal, na Luz, com triunfo do Benfica.

A "outra" série é entre candidatos, ainda que Oliveirense e Óquei de Barcelos o tenham assumido menos declaradamente do que no arranque da última época. Esta época, a Oliveirense tem contabilizados seis pontos dos dois embates com os barcelenses, mas três deles foram ganhos na secretaria e outros três em "campo neutro" por interdição do Municipal de Barcelos. A série promete, sendo que o Óquei de Barcelos terá de jogar o jogo que seria em casa, em casa emprestada. Provavelmente, em Viana do Castelo.

Para este play-off, há uma mudança na ordem das partidas realizadas e na concentração de partidas.

No regresso do play-off, houve uma "aberração" (acordada com os clubes) que poderia originar na final - quiçá de forma inédita no desporto - uma "negra" na casa da equipa mais mal classificada na primeira fase, mas imperou (desta feita, em tempo útil) o bom-senso e o Regulamento Geral para este ano normaliza as diferentes séries numa alternância de partidas da equipa mais bem classificada em casa nos primeiro, terceiro e quinto jogos e fora nos segundo e quarto jogos.

Outra alteração importante, é na concentração de jogos. Na fase a eliminar de 2020/21, as diferentes partidas eram, por regra, espaçadas de uma (longa) semana, que levava a algum desinteresse mediático. Na sua extensão máxima, caso tivesse chegado ao quinto jogo da final, o play-off teria tido 65 dias. Esta temporada, o play-off será jogado num espaço máximo de 43 dias.

O alinhamento até à final é o seguinte:

Quartos-de-final

À melhor de três, a 18, 21 e 25 de Maio

• QF1 • Porto vs. Tomar • Em Porto, Tomar e, se necessário, Porto

• QF2 • Sporting vs. Braga • Em Lisboa, Braga e, se necessário, Lisboa

• QF3 • Benfica vs. Valongo • Em Lisboa, Valongo e, se necessário, Lisboa

• QF4 • Oliveirense vs. Óquei de Barcelos • Em Oliveira de Azeméis, "Barcelos" e, se necessário, Oliveira de Azeméis

Meias-finais

À melhor de cinco, a 29 de Maio, 4, 7, 10 e 12 de Junho

• MF1 • Vencedor QF1 vs. Vencedor QF4

• MF2 • Vencedor QF2 vs. Vencedor QF3

Final

À melhor de cinco, a 16, 19, 22, 25 e 29 de Junho

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Coutras e Quévert erguem as Taças em França

Coutras e Quévert erguem as Taças em França

O Coutras, de Vânia Ribeiro, juntou este fim-de-semana a Taça ao Campeonato, numa dobradinha no feminino em França. No masculino, o Quévert ergueu a Taça pela quarta vez.