O arranque de play-off e a Liga Europeia

A uma semana da Final Four da Liga Europeia, a federação portuguesa mantém em planeamento o arranque do play-off para o dia das meias-finais da mais importante prova europeia de clubes, em que estão Valongo e Tomar.

O arranque de play-off e a Liga Europeia

Depois de ter mantido as datas da Final Four da Taça de Portugal apesar de coincidirem com a última jornada da fase de grupos da Liga Europeia, a Federação de Patinagem de Portugal mantém ainda - a apenas uma semana de distância - o arranque do play-off a coincidir com a decisão da mais importante prova europeia de clubes.

Este sábado termina a fase regular e serão conhecidos os duelos dos quartos-de-final do play-off, em que, garantidamente, estarão Valongo e Tomar, os dois representantes portugueses na edição desta temporada da Liga Europeia.

As equipas de Edo Bosch e Nuno Lopes defrontam-se na primeira final, às 12h de dia 14, dia que está reservado no calendário federativo para o primeiro jogo dos quartos-de-final do play-off, o que desde logo obrigará valonguenses e tomarenses a disputarem o primeiro jogo da fase a eliminar do campeonato noutra data, o que, de certa forma, compromete a igualdade de condições entre as equipas.

O caso mais mediático de jogos do campeonato em datas de Liga Europeia datará de 14 de Maio de 2016. Então, não estava prevista jornada nacional, mas o Porto antecipou o seu jogo e, empatando no Dragão Caixa com o Valongo, "entregou" matematicamente o título ao Benfica, que teve de ser contido nos festejos entre as meias-finais e a final da Liga Europeia, que viria a vencer.

Em 2017 e 2018, ainda sem play-off, o campeonato parou para assistir à decisão europeia, regressando apenas uma semana volvida. Em 2019, Sporting (que se sagraria campeão europeu), Porto e Benfica estavam no João Rocha para a Liga Europeia, mas houve quatro jogos - no 11 de Maio das meias-finais europeias - para o campeonato, ainda apenas com uma fase.

Em 2021, regressava o play-off e não houve alternativa senão parar o campeonato nacional. Tinha-se jogado o primeiro jogo das meias-finais do play-off a 8 de Maio e o segundo teve de esperar por dia 22, dado que os jogos para o campeonato seriam impossíveis de concretizar, com três dos semifinalistas do campeonato estavam no Luso a discutir a prova europeia.

Esta época, o segundo jogo dos quartos-de-final está agendado para dia 21 e o terceiro, caso necessário nesta série que se joga à melhor de três, está em planeamento para dia 25. Os jogos do play-off estão agendados, sensivelmente, de três em três dias, não tendo uma semana de intervalo entre si, como se verificou na pretérita temporada. De facto, o hiato entre os primeiro e segundo jogos dos quartos-de-final é o único de uma semana. O que - caso não se deseje mexer com os jogos que se seguem - poderia possibilitar o arranque conjunto do play-off a meio da semana, no dia 11.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Parede garante manutenção, Porto vence fase regular

Parede garante manutenção, Porto vence fase regular

Chegou ao fim a fase regular da I Divisão. O Porto assegurou o 1º lugar e 'vantagem casa' para o play-off e o Parede garantiu continuidade na I Divisão. Sanjoanense, Marinhense e Turquel são despromovidos.

Fim de ciclo

Fim de ciclo

Paulo Freitas deixará o Sporting no final da temporada, adianta O Jogo. Os leões preparam-se para atacar a (re)conquista do campeonato, mas, independentemente do desfecho, o técnico já tem um lugar na história verde-e-branca.

Ao segundo dia, o Reus fez cair o Rei

Ao segundo dia, o Reus fez cair o Rei

O Reus reclamou o protagonismo no segundo dia dos quartos-de-final ao afastar o Liceo, detentor da 'Copa'. O anfitrião Lleida venceu enfim o Calafell e Gijón e Manlleu confirmaram favoritismo no feminino.

Decisão da Liga Europeia com horários e bilhetes anunciados

Decisão da Liga Europeia com horários e bilhetes anunciados

A Final Four que coroará Trissino, Sarzana, Valongo ou Tomar como novo campeão europeu já tem horários definidos e os bilhetes estão à venda a partir deste sábado.