Notícia

O arranque de play-off e a Liga Europeia

May 07, 2022

A uma semana da Final Four da Liga Europeia, a federação portuguesa mantém em planeamento o arranque do play-off para o dia das meias-finais da mais importante prova europeia de clubes, em que estão Valongo e Tomar. #LigaEuropeia #PrimeiraDivisão

Depois de ter mantido as datas da Final Four da Taça de Portugal apesar de coincidirem com a última jornada da fase de grupos da Liga Europeia, a Federação de Patinagem de Portugal mantém ainda - a apenas uma semana de distância - o arranque do play-off a coincidir com a decisão da mais importante prova europeia de clubes.

Este sábado termina a fase regular e serão conhecidos os duelos dos quartos-de-final do play-off, em que, garantidamente, estarão Valongo e Tomar, os dois representantes portugueses na edição desta temporada da Liga Europeia.

As equipas de Edo Bosch e Nuno Lopes defrontam-se na primeira final, às 12h de dia 14, dia que está reservado no calendário federativo para o primeiro jogo dos quartos-de-final do play-off, o que desde logo obrigará valonguenses e tomarenses a disputarem o primeiro jogo da fase a eliminar do campeonato noutra data, o que, de certa forma, compromete a igualdade de condições entre as equipas.

O caso mais mediático de jogos do campeonato em datas de Liga Europeia datará de 14 de Maio de 2016. Então, não estava prevista jornada nacional, mas o Porto antecipou o seu jogo e, empatando no Dragão Caixa com o Valongo, "entregou" matematicamente o título ao Benfica, que teve de ser contido nos festejos entre as meias-finais e a final da Liga Europeia, que viria a vencer.

Em 2017 e 2018, ainda sem play-off, o campeonato parou para assistir à decisão europeia, regressando apenas uma semana volvida. Em 2019, Sporting (que se sagraria campeão europeu), Porto e Benfica estavam no João Rocha para a Liga Europeia, mas houve quatro jogos - no 11 de Maio das meias-finais europeias - para o campeonato, ainda apenas com uma fase.

Em 2021, regressava o play-off e não houve alternativa senão parar o campeonato nacional. Tinha-se jogado o primeiro jogo das meias-finais do play-off a 8 de Maio e o segundo teve de esperar por dia 22, dado que os jogos para o campeonato seriam impossíveis de concretizar, com três dos semifinalistas do campeonato estavam no Luso a discutir a prova europeia.

Esta época, o segundo jogo dos quartos-de-final está agendado para dia 21 e o terceiro, caso necessário nesta série que se joga à melhor de três, está em planeamento para dia 25. Os jogos do play-off estão agendados, sensivelmente, de três em três dias, não tendo uma semana de intervalo entre si, como se verificou na pretérita temporada. De facto, o hiato entre os primeiro e segundo jogos dos quartos-de-final é o único de uma semana. O que - caso não se deseje mexer com os jogos que se seguem - poderia possibilitar o arranque conjunto do play-off a meio da semana, no dia 11.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade