Benfica avança para as 'meias'
Na 'negra', o Benfica venceu o Valongo por 5-1 e garantiu o apuramento para as meias-finais, onde defrontará o Sporting. Ao quinto jogo em 12 dias, depois de quatro prolongamentos, os jovens de Valongo cederam.
Os últimos 12 dias foram uma autêntica epopeia para os jovens de Valongo. Dois prolongamentos - com decisão nas grandes penalidades - para a Liga Europeia num fim-de-semana, mais um prolongamento na Luz depois de apenas dois dias de descanso e, com outro par de dias para retemperar forças, novo prolongamento, então em Valongo.
Uma vitória para cada lado, adiou a decisão do duelo entre Benfica e Valongo para uma "negra", jogada esta quarta-feira na Luz.
Lucas Ordoñez inaugurou o marcador com pouco mais de um minuto jogado e, aos sete minutos e meio, pouco depois de Diogo Rafael desperdiçar uma grande penalidade, Carlos Nicolia ampliava para 2-0.
A dupla vantagem permitia ao Benfica gerir, obrigando o Valongo a esforço suplementar. Faltara clarividência nos primeiros minutos a um Valongo órfão do seu treinador Edo Bosch no banco (a cumprir segundo jogo de castigo, assistiu de uma das bancadas de topo), mas, sob a batuta de Miguel Vieira, de regresso a uma casa que já foi sua, ia criando situações de perigo. Mas não conseguiria marcar.
A 10 minutos do intervalo, dois valonguenses ficaram a protestar falta na área encarnada, e foi o "pretexto" para Ordoñez sair em contra-ataque para servir Gonçalo Pinto - que, como Poka, já representou o Valongo - para o terceiro das águias. Confortáveis na sua vantagem, os encarnados chegariam ao 4-0 antes do intervalo num remate de meia distância de Diogo Rafael a surpreender o futuro companheiro Bernardo Mendes.
Na segunda parte, um golo logo aos três minutos, por Facundo Bridge, poderia ter o condão de relançar a esperança valonguense, mas Nuno Resende não tardou a parar o jogo para dar novas ordens. O Benfica alongou ataques, foi sólido a defender e não desaproveitou a 10ª falta adversária. Aos 11 minutos, Nicolia até nem marcou logo, mas, como no prolongamento do primeiro jogo, foi frio e não desperdiçaria no seguimento do lance para um 5-1 que persistiria até final.
Num reconhecimento aos muitos adeptos que acompanharam a equipa à Luz a meio da semana, o Valongo não deixou de procurar o golo até ao derradeiro apito, ainda que a marcha do tempo tornasse cada vez mais certo o afastamento.
O Valongo cai, de cabeça erguida, terminando num meritoso sexto lugar, o primeiro depois das cinco equipas apontadas como candidatas ao título.
O Benfica segue para umas meias-finais que têm os mesmos protagonistas da pretérita temporada e que arrancam este sábado, com o Porto a receber o Óquei de Barcelos no Dragão Arena a partir das 15h. Domingo, o Sporting recebe o Benfica no João Rocha, também às 15h.
Quadro do Play-off
Quartos-de-final
À melhor de três, a 18, 21 e 25 de Maio
• Porto 2-0 Tomar • 7-0; 3-2
• Sporting 2-0 Braga • 5-1; 4-3
• Benfica 2-1 Valongo • 5-4 (3-3, 2-1 prol.); 2-5 (2-2, 0-3 prol.); 5-1
• Oliveirense 0-2 Óquei de Barcelos • 3-4; 2-3 (2-2, 0-1 prol.)
Meias-finais
À melhor de cinco, a 29 de Maio, 4, 7, 10 e 12 de Junho
• MF1 • Porto vs. Óquei de Barcelos
• MF2 • Sporting vs. Benfica
Final
À melhor de cinco, a 16, 19, 22, 25 e 29 de Junho
• Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2
Quinta-feira, 26 de Maio de 2022, 6h32