Notícia

Valongo triunfa no teste de Turquel

Aug 28, 2022

O Valongo venceu a 21ª edição do Torneio Dr. Joaquim Guerra. O vice-campeão europeu empatou com o Sporting e derrotou o organizador Turquel e a Oliveirense. #Particular

O Valongo triunfou na 21ª edição do Torneio Dr. Joaquim Guerra, marco da pré-temporada de clubes, mesmo que o organizador Turquel não tenha este ano escapado à despromoção depois de 10 temporadas no convívio dos grandes.

Num cartaz com ilustres convidados, para uma prova disputada em todos-contra-todos a uma volta, o prémio maior ficou para os valonguenses por melhor diferença de golos face ao Sporting, tendo-se registado um empate a quatro entre ambos no jogo inaugural do torneio e tendo as equipas orientadas por Edo Bosch e Alejandro Dominguez vencido quer Oliveirense, quer Turquel.

O Valongo sagrou-se em Maio vice-campeão europeu, caindo apenas nas grandes penalidades frente aos italianos do Trissino.

Não deixaram de ser olhados com algum desdém numa Liga Europeia marcada pela ausência - voluntária - dos ditos "tubarões", mas, no regresso às provas nacionais, forçaram o Benfica à negra no play-off do campeonato, tendo mesmo estado a vencer, na Luz, no prolongamento do primeiro jogo.

Perderam Diogo Barata, Bernardo Mendes e Miguel Vieira para os "ricos" Porto, Benfica e Óquei de Barcelos e viram sair o capitão Ruben Pereira para Braga, mas "recuperaram" Carlos Ramos e Miguel Moura e garantiram o internacional português "Xano" Edo. Já neste defeso, o Valongo venceu o Óquei de Barcelos (4-1) em Fânzeres, empatou com o Liceo na Corunha e o Sporting em Turquel e, também na Aldeia do Hóquei, "bateu" a Oliveirense, vencedora do torneio turquelense em 2021, por 5-2.

Na Europa, o Valongo disputará a Taça Continental a 17 e 18 de Setembro e a 1ª fase de qualificação da nova Liga dos Campeões de 30 de Setembro a 2 de Outubro.

Próxima sexta, já com carácter oficial, o Valongo defronta o Benfica nos quartos-de-final da Elite Cup. Duas semanas volvidas, a 17 de Setembro, os valonguenses procurarão o seu primeiro troféu internacional, disputando em Follonica a Taça Continental. Nas meias-finais, defrontam o vencedor da Taça WSE, os catalães do Calafell, e, em caso de vitória, discutem no dia seguinte o título com o vencedor do duelo italiano entre Follonica e Trissino.

Nesse mesmo fim-de-semana, Sporting e Oliveirense estreiam-se no Campeonato PLACARD, em casa, recebendo respectivamente Porto e Tomar. Em virtude do compromisso europeu, a estreia do Valongo fica adiada, em principio, para dia 21, com a recepção ao estreante Murches.

O Turquel, na luta pela subida na Zona Sul da II Divisão, terá o seu primeiro jogo oficial apenas a 1 de Outubro, deslocando-se ao João Rocha para defrontar a equipa "B" dos leões. Deste Dr. Joaquim Guerra, fica o lançamento por Guillem Pérez de vários jovens jogadores da "cantera" turquelense - por exemplo, vice-campeã nacional de Sub-17 -, eventuais reforços para o decorrer da temporada.

1ª Jornada

• Turquel 4-8 Oliveirense • 27.Ago

• Valongo 4-4 Sporting • 27.Ago

2ª Jornada

• Oliveirense 2-6 Sporting • 27.Ago

• Turquel 1-6 Valongo • 27.Ago

3ª Jornada

Valongo 5-2 Oliveirense • 28.Ago

• Turquel 1-4 Sporting • 28.Ago

Classificação final

1º Valongo (7 pontos, 15-7)

2º Sporting (7 pontos, 14-7)

3º Oliveirense (3 pontos, 12-15)

4º Turquel (0 pontos, 6-18)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade