Notícia

Egurrola, Hélder, Reinaldo, Nicolia e Gil no cinco ideal

Jul 04, 2015

Aitor Egurrola na baliza, Hélder Nunes, Reinaldo Garcia, Carlos Nicolía e Pedro Gil juntos na mesma equipa? Para os seleccionadores do Mundial seria o ideal…

Na recta final do Mundial, o HóqueiPT pediu aos seleccionadores presentes para votarem no cinco ideal da competição. Apenas Dário Giuliani, seleccionador argentino, se recusou a montar um cinco, dado que a premissa era de que cada um não poderia escolher jogadores da sua própria selecção e o técnico considerou injusto não poder ter um recém-coroado campeão do Mundo. Substitui-o na escolha o capitão Carlos López.

Aitor Egurrola não deixou de merecer a confiança da maioria

Aitor Egurrola foi o guarda-redes mais votado, reunindo 80% das preferências. O guarda-redes da selecção espanhola acabou por sofrer mais golos na final (seis) do que nas restantes partidas (quatro) mas a sua qualidade está, para os votantes, acima de qualquer suspeita e é merecedora de confiança. Nomeados foram também Ângelo Girão (Portugal), Francisco Veludo (Angola) e Valentin Grimalt (Argentina).

Hélder Nunes, o único elemento do cinco ideal a não jogar a final

Entre os jogadores de pista eleitos, destaque para uma rectaguarda que na próxima época vai equipar de azul-e-branco. O português Hélder Nunes e o argentino Reinaldo Garcia vão jogar juntos no FC Porto na próxima época e antecipam o dueto neste cinco ideal. Ambos escolhidos para 40% das equipas, superaram em votos os espanhóis Bargalló e Gual. Para o português fica o feito de ter sido o único não-finalista a estar entre os mais votados pelos seleccionadores.

Reinaldo Garcia pareceu omnipresente, a surgir tanto na defesa como no ataque

O ataque fica a cargo de Pedro Gil e Carlos Nicolía. O capitão espanhol continua a ser uma referência e em 60% dos cincos ideais não abdicaram do seu contributo. O argentino Nicolía foi o mais votado entre os jogadores de pista. Preterido apenas em dois dos “cinco de sonho” – para além de, forçosamente, no da Argentina – o avançado do Benfica já reunia o consenso antes da final que acabaria por conquistar.

Pedro Gil, o lendário capitão de uma lendária La Roja

Entre 25 nomes apontados, a Argentina campeã do Mundo teve sete jogadores distintos nomeados nesta eleição que o HóqueiPT levou a cabo, sendo a única a superar os seis de Portugal. Para além de Hélder Nunes e Ângelo Girão, os diferentes seleccionadores mencionaram Gonçalo Alves, Diogo Rafael, João Rodrigues e Valter Neves. Destaque ainda para os jogadores Mário Rodrigues (Moçambique) e Sérgio Pereira (Alemanha) que se juntam ao já referido Francisco Veludo no lote de escolhas com passaporte português pese representarem outras selecções.

Nicolía foi o mais consensual entre os jogadores de pista
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade