Campeões do Mundo de 2013 para defender Latina

Campeões do Mundo de 2013 para defender Latina

A Federação de Patinagem de Portugal divulgou esta segunda-feira os convocados para a 28ª edição da Taça Latina.

De 24 a 26 de Março, Portugal irá em Follonica (Itália) procurar renovar o título neste prestigiado troféu que reúne as selecções Sub-23 de Portugal, Espanha, França e Itália e o seleccionador nacional Luís Sénica aposta num grupo que, em 2013, na Colômbia, se sagrou campeão mundial de Sub-20.

Desse grupo que na altura foi liderado por Luís Duarte são chamados os guarda-redes Diogo Alves (CD Paço de Arcos) e Diogo Rodrigues (Candelária SC) e os jogadores de pista Hélder Nunes (FC Porto), Xavier Cardoso (AD Valongo), Pedro Cerqueira (AD Sanjoanense), Diogo Neves (SHUM, Espanha) e Alexandre Marques (HC Turquel).

Conquista de 2014 foi construída com vitórias sobre Itália (3-1), França (11-3) e Espanha (3-2)
Conquista de 2014 foi construída com vitórias sobre Itália (3-1), França (11-3) e Espanha (3-2)

Dessa selecção faziam ainda parte João Paulo Candeias, Diogo Seixas e Miguel Vieira (“Vieirinha”), sendo que este último tinha sido chamado a poucos dias da partida para a Colômbia por lesão de Guilherme Silva. Por ironia do destino, é agora Vieirinha que está lesionado, e Guilherme Silva (CD Paço de Arcos) volta a estar presente no lote dos eleitos.

A completar os dez escolhidos surgem João Almeida (AD Valongo) e Álvaro Morais (FC Porto) que, juntos e com Diogo Alves e "Xavi" Cardoso, se sagraram campeões europeus de Sub-20 em 2014, sendo que "Alvarinho" juntou em Setembro último ao seu currículo o título de campeão do Mundo de Sub-20.

Pese Portugal contar com mais conquistas (13) do que a Espanha (11) ou a anfitriã deste ano, Itália (3), a tradição nas competições realizadas além-fronteiras joga contra os portugueses. Das 13 conquistas logradas, apenas três foram conseguidas noutros países e a última data já de 1961, em Barcelona. Antes, Portugal vencera em Nantes (1960) e em Bolonha (1957).

Hélder Nunes é o único repetente do triunfo de 2014
Hélder Nunes é o único repetente do triunfo de 2014

No entanto, os números serão um pouco enganadores. De facto, desde 1961 só por mais quatro ocasiões (em 21 edições) a prova não foi realizada em Portugal, tendo sido interrompida em 1963 para voltar em 1987.

Os escolhidos

Alexandre Marques ("Xanoca", HC Turquel), Álvaro Morais ("Alvarinho", FC Porto), Diogo Alves (gr, CD Paço de Arcos), Diogo Neves (SHUM, Espanha), Diogo Rodrigues (gr, Candelária SC), Guilherme Silva ("Gui", CD Paço de Arcos), Hélder Nunes (FC Porto), João Almeida (AD Valongo), Pedro Cerqueira (AD Sanjoanense) e Xavier Cardoso ("Xavi", AD Valongo)

Calendário

Realizando-se no tradicional período da Páscoa, Portugal inicia a defesa do título frente á anfitriã Itália na “Quinta-feira Santa” (dia 24) pelas 20h15 de Portugal Continental, seguindo-se a Espanha (dia 25, 17h30) e a França no derradeiro dia de competição (26, 17h30).

Árbitros

Entretanto o CERH já indicou os árbitros para a competição. Ao português Joaquim Pinto – que apitou a final do último Mundial de seniores – juntam-se o francês Arnaud Esoli, o italiano Filippo Fronte e o espanhol Raúl Burgos.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Rei e os golos (e os árbitros)

Rei e os golos (e os árbitros)

Pedro Alves dos Santos