Portugal e Itália vão à decisão

Portugal e Itália vão à decisão
Fotos: Marzia Cattini

Itália e Portugal são os finalistas do 50º Campeonato da Europa, depois de duas meias-finais emocionantes, em que deixaram pelo caminho, respectivamente, França e Espanha.

Checco vence Di Benedetto

Ainda não será desta que os gauleses irão conquistar um troféu de Hóquei em Patins masculino para a vitrine da sua federação. Mas voltaram a estar perto de chegar à final.

Frente à Itália entraram melhor e aos 14 minutos de jogo venciam por 2-0, com um bis do artilheiro da competição, Roberto Di Benedetto.

A formação de Massimo Mariotti, teve de correr atrás do resultado, mas até ao intervalo não conseguiria mais do que reduzir para a diferença mínima, através de Francesco Compagno.

Compagno, que em Julho esteve no Europeu sénior, seria o homem do jogo e, a meio da segunda parte, restabeleceu a igualdade que levaria o jogo para prolongamento. No duelo particular com Roberto Di Benedetto, o francês perdeu a oportunidade de ser feliz ainda no tempo regulamentar, falhando da marca de livre directo um possível hat-trick. Hat-trick que Compagno consumaria na primeira parte do prolongamento, com o sabor acrescido de - como golo de ouro - o 2-3 valer o apuramento para a final.

A classe do tetracampeão

Portugal apurou-se de forma categórica para a final do Europeu de Sub-20. O duelo ibérico prometia mas, mais uma vez,e como tem sido apanágio no escalão nos últimos anos, Luís Duarte e os seus pupilos levaram a melhor.

Com um golo de Gonçalo Nunes aos três minutos, Portugal começou praticamente a ganhar, permitindo-se dar a posse de bola à Espanha, sempre pressionante e rematadora. Mas a teia lusa estava bem urdida e Tiago Rodrigues ia mantendo a sua baliza inviolada.

A primeira parte terminou apenas com o tento solitário de Gonçalo Nunes a colorir o marcador e a segunda arrancou praticamente como a primeira. Ainda mais cedo, com minuto e meio decorrido nos últimos 20, Pedro Batista ampliou para dois golos de vantagem.

A Espanha carregava, mas sem conseguir transformar o seu ascendente - consentido - em golos. A pouco mais de oito minutos do final, Gonçalo Nunes não transformou a 10ª falta espanhola em golo, mas deu o mote para um final de partida mais animado. Um minuto volvido, Nil Roca reduzia e, com mais um minuto volvido, os espanhóis iam para a marca de livre directo depois da 10ª falta portuguesa. Era, a seis minutos do fim, um momento fundamental para a recta final do jogo. O guardião Tiago Rodrigues ganhou o duelo a Roger Bars e manteve Portugal por cima no marcador. No desespero espanhol, Gonçalo Nunes fez o 1-3 e Gonçalo Pinto, de livre directo, fechou as contas num 1-4 penalizador para a ineficácia espanhola, mas um prémio para o rigor táctico português.

Portugal vencia assim com golos de três campeões do Mundo de Sub-20, consagrados numa final com a Espanha, há pouco mais de um ano em Vilanova, onde também o guarda-redes Tiago Rodrigues - para além do técnico Luís Duarte - conquistou o título. Agora, estão em nova decisão.

Como os mais velhos

Itália e Portugal são os finalistas do Campeonato da Europa de Sub-20. Tal como em Julho foram os finalistas do Europeu de seniores, em Oliveira de Azeméis. Dessa final, o seleccionador Massimo Mariotti e o avançado Francesco Compagno vão procurar a desforra. Mas mesmo historicamente - que vale o que vale no mundo do desporto - não será fácil para os transalpinos. Portugal vai procurar o pentacampeonato e o 19º título, ao passo que a Itália pisca o olho ao nono triunfo numa prova que lhe escapa desde 1991... ainda os actuais jogadores não eram nascidos.

Meias-finais

França 2-3 Itália (golo de ouro após 2-2 no tempo regulamentar)

Espanha 1-4 Portugal

Finais - 29 de Outubro

13h30 - 7º e 8º - Inglaterra vs Andorra

15h30 - 5º e 6º - Alemanha vs Suíça

17h30 - 3º e 4º - França vs Espanha

19h30 - Final - Itália vs Portugal

(horas de Portugal Continental)

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia