O Mini-HP
Luis Sénica
#ABOUTLuís Sénica é o Director Técnico e Seleccionador Nacional, tendo regressado à Federação de Patinagem de Portugal após quatro épocas ao serviço do SL Benfica em que ganhou tudo o que havia para ganhar.
#UPPERO Mini-HP, UMA OPORTUNIDADE ENORME DE FAZER ALGUMAS MUDANÇAS POSITIVAS!
A atual realidade formativa ainda que apresente sinais favoráveis, está longe de sustentar um processo pedagogicamente adequado em claro respeito pela maturação do jovem praticante.
Temos pouco treino formativo e excesso de competição não formativa sustentada em normas dos adultos; resulta daí que os primeiros anos de competição se concentrem em resultados (campeões) ao invés de processos (formação ideal).
Existe ainda em todo este processo a acrescida incapacidade de fazer valer a idade biológica em detrimento da idade cronológica que domina o treino e como consequência directa os "períodos" ou "fases" sensíveis não são aproveitados ou utilizados a favor do processo de formação do jovem praticante.
A tudo isto, temos ainda que juntar que nem sempre os melhores treinadores para a formação estão no treino com jovens e são "socialmente" encorajados a trabalhar a nível da elite onde encontram muitas vezes o espaço da sua validação e reconhecimento.
Com o Mini-HP podemos encontrar um espaço de competição formativa que pretende fornecer a todas as crianças oportunidades e experiências para desenvolverem habilidades que podem transferir com entusiasmo/motivação para o jogo formal de Hóquei em Patins.
#UPPERA FILOSOFIA
Prazer e benefícios formativos são o principal foco para o Mini-HP.
Pretende-se promover valores educacionais e recreativos/competitivos através da prática do Mini-HP.
Incentivar um ambiente competitivo em que as crianças podem aprender as habilidades básicas, sem as distrações que são frequentemente associadas com uma ênfase exagerada na vitória.
O domínio das habilidades fundamentais e a diversão de jogar são essenciais para o desenvolvimento de um interesse ao longo da vida no hóquei.
#UPPEROS OBJETIVOS
• Introdução e experiência agradável no Hóquei em Patins;
• Proporcionar um ambiente saudável para diversão e aprendizagem;
• Ensinar as habilidades fundamentais básicas;
• Participação, diversão e desenvolvimento de habilidades;
• Desenvolvimento da comunicação a nível da aprendizagem dos jogadores;
• Introdução ao jogo.
#UPPERAS VANTAGENS DO Mini-HP
"Aprende A Jogar Através do Mini-HP", baseia-se num modelo de jogo simplificado e de espaço reduzido, projectado para possibilitar a prática do Hóquei em Patins a todas as crianças nele envolvido.
Este é um modelo que tem sido utilizado com sucesso nas grandes potências do Hóquei no Gelo e do Hóquei em Linha, que tem resistido ao teste do tempo e mostrou que as crianças nele envolvido encontram neste ambiente de prática excelentes condições e experiências de hóquei.
As regras permitem que as crianças possam desenvolver as habilidades do Hóquei em Patins num ambiente que promove a diversão, a aprendizagem, a participação de todos, e o desenvolvimento físico e mental.
Tem sido demonstrado que as crianças que iniciam a sua formação neste ambiente obtêm uma experiência excepcional de Hóquei em Patins.
Os pais podem questionar: que vantagens há em jogar o Mini-HP?
"Isto não é jogo! Eu quero que o meu filho jogue como os "profissionais", porque eu quero que ele jogue o Hóquei em Patins real!"
Para ajudar a responder a estas questões, vamos pensar numa criança tentando patinar com a bola durante uma acção de ataque ao longo de quase 40 m; quanto tempo vai levar?
Quanta energia vai ser necessária?
Será que o desenvolvimento da acção de tomada de decisão na criança desenvolve-se mais em espaço reduzido ou num espaço amplo de jogo com 40x20?
Em que situação a criança vai ser mais envolvida na acção?
Para responder e ajudar a perceber estas dúvidas levantamos outra questão:
Porquê reduzir o espaço?
Modificamos o espaço de jogo para existir uma adaptação ao tamanho físico das crianças que o praticam e adequado ao seu desenvolvimento cognitivo.
Então quais as vantagens de jogar Mini-HP?
Os principais benefícios do jogo é que ele promove a criatividade, cria um ambiente de jogo que permite o desenvolvimento, aumenta o tempo de participação, acelera o processo de aprendizagem, melhora a tomada de decisão através de execução de habilidades - lê e age mais rápido-, potencializa a aprendizagem das habilidades de desenvolvimento, cria um ambiente positivo e uma paixão para jogar.
#UPPEROS BENEFÍCIOS:
• As crianças têm mais energia para aplicar as suas habilidades quando jogam numa pista mais pequena em oposição ao espaço de jogo normal;
• O sentimento de pertencer a uma equipa vai motivar a criança e provocar maior entusiasmo na sua participação;
• O jogo está mais direcionado ao seu nível etário;
• O jogo está cheio de acções em permanente mudança;
• Mais repetição/frequência das acções do jogo, menos tempo e menos espaço para pensar. As acções de tomada de decisão surgem em maior número e com maior frequência e ritmo;
• Mais solicitação das acções básicas de patinagem o que implica o desenvolvimento da Agilidade, Coordenação e Equilíbrio;
• A velocidade das situações no jogo aumenta, o que vai exigir reacções mais rápidas físicas e mentais por parte dos jogadores;
• As habilidades fundamentais do jogo são reforçadas através do aumento do número de acções que se produzem no jogo, desenvolvem-se mais rapidamente;
• A actividade de cada jogador aumenta consideravelmente;
• Mais tempo de contacto com a bola resulta em melhoria das habilidades de controlo da bola;
• A possibilidade de obter golo aumenta pois o jogador tem mais oportunidades para rematar;
• A participação do GR no jogo e a leitura das suas acções torna-se mais eficaz;
• Maior número de repetições nas acções do GR;
• O sentimento de ser uma parte importante numa acção aumenta face ao tamanho da pista;
• O facto de todos participarem na resolução dos problemas do jogo leva a uma partilha de responsabilidades;
• A compreensão dos princípios do jogo é desenvolvida em idade jovem;
• Ensina em idade baixa a compreender a zona defensiva e ofensiva do jogo de HP. Nos Bambis no plano ofensivo partindo do jogo a 2 (CORBEAU - Base dos jogos desportivos colectivos. 1988) assume o passe e o apoio, no plano defensivo a marcação individual. Nos Benjamins no plano ofensivo assume um portador da bola e dois receptores potenciais, permitindo passar duma escolha binária (conservo a bola ou passo-a ao meu colega) para uma escolha múltipla (conservo a bola ou posso optar por passá-la ao colega 1 ou ao colega 2), no plano defensivo na marcação individual permite um encurtamento das linhas defensivas.
• Não existem pausas desnecessárias no jogo;
• Aumenta a sensação positiva do jogo de HP,
• Melhora o ambiente de ensino do jogo de HP;
• Aumenta a confiança dos jogadores novos e menos aptos em ambiente competitivo;
• Cria um desafio mais forte para os jogadores mais aptos, mais acções, menos espaço, mais oposição, maior grau de habilidade.
#UPPERAo jogarem em espaço reduzido as crianças são colocadas numa situação semelhante.
Luis Sénica
Quarta-feira, 26 de Março de 2014, 8h07