Hóquei Diário / 4 de Março de 2018
Sporting e Porto na frente
Tal como na ronda anterior, o Benfica terá um domingo em que, por força das vitórias de Sporting e Porto, terá de vencer para regressar à liderança. Mas, desta feita, o jogo não é na Luz e o adversário não luta pela manutenção. O Benfica joga em Valongo, casa do actual quinto classificado, a partir das 16h, com transmissão em directo na TVI24.
Este sábado, Sporting e Porto venceram fora de portas. Os leões venceram em Turquel por folgados 1-7, enquanto o Porto venceu em Valença por 1-5, com Gonçalo Alves a regressar aos golos com um extraordinário pormenor no derradeiro golo da partida.
Mais emoção houve em Barcelos. O sexto classificado recebeu o quarto e a Oliveirense impôs ao Óquei a primeira derrota da temporada perante o seu público. O empate a dois que se registava ao intervalo foi desfeito por Ricardo Barreiros aos nove minutos da etapa complementar e, sem qualquer outro golo, a equipa de Oliveira de Azeméis arrecadou os três pontos.
Ainda no Minho, mas na luta pela manutenção, o Braga venceu o confronto directo com o Paço de Arcos por 6-4, com Pedro Delgado ("Bekas") a assinar um "poker", que tornaria inglório o bis de Gonçalo Nunes. O jogador apanha, com 28 golos, João Rodrigues na topo da tabela de melhores marcadores, mas a equipa da Linha (com 14 pontos), tal como Valença (13) e Turquel (12), vêem agora o Braga - e a zona de despromoção - mais perto. Os bracarenses passam a somar 11 pontos, distanciando-se do Infante Sagres, que perdeu em Viana.
Num jogo com 30 faltas para o Infante Sagres e 19 para a Juventude de Viana, Bruno Ferreira ("Joka") foi figura em destaque. O guarda-redes do Infante defendeu cinco livres directos e uma grande penalidade, cedendo apenas quando o sexto livre directo - e ainda haveria um sétimo - foi mandado repetir. Emanuel Garcia, destaque do lado vianense, converteu os dois últimos livres directos para garantir a vitória por 5-3, num jogo em que assinou um "poker".
Eficácia não faltou ao Tomar. A equipa de Nuno Domingues venceu o Grândola, lanterna-vermelha, por 12-2 com Hernâni Diniz particularmente certeiro. O jogador nabantino apontou seis dos golos da sua equipa, quase ridicularizando o, de outra forma relevante, hat-trick de João Alves ("Joka").
Saiba mais: 'Campeonato Nacional da I Divisão'
Barcelona perfeito na fase de grupos
Barcelona e Montreux encerraram, com uma semana de antecedência, a sua participação na fase de grupos da Liga Europeia. Os blaugrana, já apurados e vencedores do grupo C, venceram por 3-0 os suíços do Montreux, sem qualquer ponto e sem qualquer hipótese de apuramento. A partida já não mudava nada e Edu Castro aproveitou para estrear alguns jovens na principal competição de clubes do Mundo. Como Alex Joseph, que até assinou um dos golos.
Com esta vitória, o Barcelona termina a primeira fase com seis triunfos em outros tantos jogos, num grupo que para além dos blaugrana e do Montreux, conta ainda com Benfica e Forte dei Marmi.
Ainda com a última jornada por disputar, agendada para 10 de Março, já ninguém poderá igualar o registo perfeito de vitórias do Barça, nem o seu registo defensivo, com apenas 6 golos sofridos. Os segundos melhores, Sporting e Forte, já sofreram 10.
Sabendo desde já que o adversário nos quartos-de-final será o Follonica, para um duelo entre vencedores da Copa del Rey e da Coppa Italia, a única mácula do Barcelona nesta fase de grupos é o castigo a Marc Gual. O internacional espanhol, expulso na partida da Luz, foi suspenso por seis meses e não volta a jogar na edição deste ano da Liga Europeia.
Domingo, 4 de Março de 2018, 9h32