Hóquei Diário / 11 de Março de 2018
Quatro a lutar pelo mesmo lugar na final
Oliveirense, Porto, Benfica e Sporting estão nos quartos-de-final da Liga Europeia. Dois deles encontrar-se-ão nas meias-finais. E apenas um estará na final da mais importante prova de clubes.
Porto e Sporting já estavam apurados para a fase a eliminar da Liga Europeia e, depois dos dragões terem garantido a vitória no grupo B, os leões lograram o mesmo no grupo D ao vencerem o Liceo nesta derradeira jornada por 5-3, depois de terem estado a perder, ainda na primeira parte, por 3-0.
Já Oliveirense e Benfica chegaram à sexta jornada ainda com o apuramento em causa. Mas, recebendo os rivais directos - ambos italianos - por esse apuramento, as equipas que estiveram nas duas últimas Fina Four não falharam. A Oliveirense venceu o Viareggio por categóricos 9-3, ao passo que os encarnados venceram o Forte por mais "apertados" 6-4, mas estiveram sempre na frente num jogo em que até um empate bastava.
No cruzamento dos grupos, "deu" um "mini-campeonato" português para apurar um dos finalistas. Nos quartos-de-final, o Porto defrontará o Benfica, enquanto o Sporting mede forças com a Oliveirense. A primeira mão joga-se na Luz e no Salvador Machado a 24 de Março e a segunda no Dragão Caixa e no João Rocha a 7 de Abril.
Os vencedores destes dois embates encontram-se nas meias-finais, já na Final Four, para onde correm também Barcelona e Follonica, naquela que é apontada como a eliminatória de desfecho mais previsível, e Reus e Liceo.
A Final Four da Liga Europeia joga-se a 12 e 13 de Maio.
Saiba mais: 'Liga Europeia - Fase de grupos'
Saiba mais: 'Liga Europeia - Quartos-de-final'
Óquei de Barcelos, para não variar
Três das quatro equipas portuguesas entre as oito últimas da Taça CERS partiam para a segunda mão dos quartos-de-final em desvantagem. E não conseguiram virar as eliminatórias.
A Juventude de Viana caiu em Barcelos. A vitória do actual detentor do título em Viana por 2-5 era praticamente uma sentença, e a equipa de Paulo Pereira voltou a vencer, desta feita por 4-3, carimbando a quarta presença consecutiva na Final Four. Vencedor nas duas últimas edições, o Barcelos vai defrontar nas meias-finais o Voltregà. O histórico clube catalão venceu os italianos do Correggio por 4-3, garantindo a passagem depois do empate a seis em Itália.
Num ronda marcada pelo equilíbrio, o resultado de 4-3 vingou em três jogos. O outro jogo ficou 4-4...
A outra meia-final poderia ser entre Tomar e Turquel. Mas nem nabantinos, nem turquelenses lograram virar os resultados desfavoráveis com que partiam para a segunda mão.
Perante os seus adeptos, o Tomar saiu na frente e, num jogo de cambalhotas no marcador, voltaria à liderança com o 3-2 a três minutos do fim... mas o Lleida reagiu sempre e ainda teve tempo de dar a volta antes que surgisse novo golo templário para um prestigiante - mas insuficiente (na primeira mão os catalães tinham vencido por 4-2) - empate a quatro.
O Lleida, que já reiterou a vontade de receber a Final Four da prova, vai defrontar o Breganze. Os italianos voltaram a bater de forma tangencial (agora 4-3) o Turquel, que deixa boa imagem, mas volta a não cumprir o sonho da meia-final europeia.
A Final Four da Taça CERS está agendada para 28 e 29 de Abril, sendo que as quatro equipas têm agora oportunidade de concorrer à organização da mesma.
Saiba mais: 'Taça CERS - Quartos-de-final'
Saiba mais: 'Taça CERS - Final Four'
Lançado o Inter-Regiões 2018
Foi oficialmente apresentada em conferência de imprensa a edição deste ano do Torneio Inter-Regiões.
O torneio que coloca em confronto as selecções regionais de Sub-15 de 11 associações do país e é apontado pelo presidente da FPP, Fernando Claro, como a mais importante competição de formação do calendário nacional, realizar-se-à em Bragança entre os dias 22 e 25 de Março.
Ricardo Figueira, brigantino, campeão do Mundo em 2003 e multi-titulado por Porto e Sporting enquanto conquistava também um título na carreira académica de Medicina, será o padrinho deste Inter-Regiões.
Domingo, 11 de Março de 2018, 9h12