Hóquei Diário / 24 de Março de 2018
Primeira mão dos 'quartos'
A Final Four da Liga Europeia começa este sábado a ganhar forma, com a primeira mão dos quartos-de-final, mas só na segunda mão, a 7 de Abril, é que haverá certeza das quatro equipas que a 12 e 13 de Maio disputarão o troféu mais cobiçado.
Numa ronda em que apenas o duelo entre Follonica e Barcelona poderá fugir a um equilíbrio teórico - com os blaugrana a serem claramente favoritos -, há dois duelos portugueses e um espanhol. Em Portugal, a Oliveirense recebe o Sporting e o Benfica recebe o Porto, enquanto no país vizinho o Liceo tem a visita do detentor do título, o Reus.
A "correrem" em eliminatórias distintas, Oliveirense, Barcelona, Benfica e Reus podem repetir a Final Four de 2017.
Saiba mais: 'Ataque à Final Four, primeiro 'round''
Saiba mais: 'Liga Europeia 2017/18 - Quartos-de-final'
Três jogos da I Divisão
A 19ª jornada do Nacional da I Divisão começa este sábado e termina apenas a... 28 de Abril, numa distribuição motivada por compromissos europeus das equipas e o da selecção na Taça Latina.
Hoje realizam-se três das sete partidas da jornada, com a luta pela manutenção e pelo sexto lugar no ordem do dia.
Pelo sexto lugar, no encalce do quinto - que é do Valongo -, Óquei de Barcelos (6º) e Juventude de Viana (7º) jogam respectivamente em Paço de Arcos e Grândola, onde moram dois dos protagonistas da luta pela manutenção no escalão maior. O Paço de Arcos (9º) lidera o pelotão dos seis últimos (sendo que descem três) com 14 pontos e o Grândola é lanterna-vermelha, com apenas seis pontos conseguidos, menos um que Infante Sagres.
O Infante Sagres (13º), que esta semana viu João Paulo Candeias - o seu melhor marcador e nono da lista da I Divisão, com 19 golos - anunciar a sua saída no final da temporada, recebe o Turquel (11º), primeiro acima da linha de água e à procura de pontos que lhe possam dar mais tranquilidade, que seriam os primeiros às ordens de Nelson Lourenço. Nas três jornadas com Lourenço como treinador, o Turquel perdeu, mas frente a Benfica, Porto e Sporting.
Saiba mais: 'Campeonato Nacional da I Divisão'
Finalistas de 2017 já estão nas 'meias'
Ao segundo dia do Inter-Regiões, Porto e Lisboa carimbaram a presença nas meias-finais.
As selecções finalistas de 2017, somam quatro vitórias em outros tantos jogos e, para além de um lugar nas "meias", garantiram desde logo o primeiro lugar nos respectivos grupos, adiando assim um possível confronto directo para a final.
Este sábado disputam-se durante a manhã as últimas partidas da fase de grupos, que determinarão os restantes semifinalistas, e à tarde os jogos são já a eliminar.
Nos números deste Inter-Regiões, destaque para o Porto, com o melhor ataque (40 golos marcados), melhor defesa (apenas um golo sofrido) e quatro dos seis melhores marcadores. Miguel Henriques e Ricardo Fallé marcaram nas quatro partidas que disputaram, sendo que Miguel lidera a tabela de melhores marcadores, com 12 golos apontados.
Sábado, 24 de Março de 2018, 8h26