Três jogos da fase final foram o programa mais visto na RTP1
O Hóquei em Patins na televisão é sempre uma aposta ganha e a RTP, histórica difusora dos grandes campeonatos, sabe-o melhor que ninguém.
A recente transmissão dos sete jogos do Campeonato da Europa, com produção portuguesa da Wall Street, não bateu os registos da final de 2016 - a ultrapassar o milhão de telespectadores - mas esteve à altura dos pergaminhos.
Desde logo, a fase final do Europeu que decorreu na Corunha, foi o programa mais visto do principal canal estatal português na sexta-feira (quartos-de-final, com Inglaterra), sábado (meia-final, frente a Itália) e domingo (final, frente à Espanha), ultrapassando sempre um "rating" (percentagem da população) de 6%, chegando aos 6.5% frente aos transalpinos. Ainda que, à Corunha, chegassem ecos de muitas críticas em relação à narração e comentários assegurados em estúdio...
O jogo da final, frente à Espanha, o único transmitido num horário distinto (às 18h30 portuguesas, em vez das 21h), alcançou um registo de "rating" de "apenas" 6.3%, mas um honroso 7º lugar entre todos os programas da TV portuguesa, e o melhor registo de "share" (percentagem de telespectadores) entre as transmissões dos jogos, de 22.4% de média. Ou seja, quase uma em cada quatro pessoas que estavam a ver televisão, estiveram a acompanhar um jogo que pareceu destinado a uma vitória espanhola desde muito cedo na segunda parte.
Minuto mais visto
À maior audiência nos três jogos da fase final, os jogos da Selecção Nacional frente a Inglaterra, Itália e Espanha tiveram também o minuto mais visto da RTP1 nos respectivos dias, o que não será de estranhar. E, frente à Itália, o "rating" chegou mesmo aos 9%, mais de 900 mil telespectadores nesse minuto.
A merecer também destaque, está o facto de, apesar de ter ficado aquém dos números alcançados pelo Telejornal nos quatro dias da fase de grupos, ter ainda assim conseguido granjear o minuto mais visto do dia quando defrontou a Suíça e a França, com "ratings" de, respectivamente, 6.8% e 7.3%.
Sábado, 28 de Julho de 2018, 10h11