Hóquei Diário / 1 de Agosto de 2018

Hóquei Diário / 1 de Agosto de 2018

Campeonato arranca com Dérbi

O sorteio não condicionado do Campeonato Nacional da I Divisão ditou, logo na primeira jornada, a 20 de Outubro, um dérbi no Pavilhão João Rocha, com o Sporting a receber o Benfica.

De resto, o fim do condicionamento (e o sortilégio do sorteio) ditou que os quatro primeiros da classificação final do último Campeonato se defrontem nas sete primeiras jornadas de cada volta, não havendo assim qualquer confronto entre eles nas derradeiras seis jornadas do Campeonato.

Saiba mais: "Dérbi eterno no arranque do Campeonato"

Supertaça a 6 de Outubro

A ordem das equipas era uma mera formalidade, mas, no sorteio que ditou que o Sporting joga como visitado e o Porto como visitante, ficou a certeza de que a Supertaça António Livramento se realizará a 6 de Outubro. E pouco mais, dado que o local - em "campo neutro" - ainda está por confirmar e a hora está dependente dos compromissos televisivos.

O Sporting chega à Supertaça António Livramento como campeão nacional, tendo vencido o troféu em 1983 e 2015. O Porto, vencedor da Taça de Portugal, é "cliente habitual" na Supertaça e é o actual detentor do troféu, que conquistou nas duas últimas edições e num total de 21 nas 35 vezes que o troféu foi entregue.

Europeu de Sub-17 com nova fase final

O Campeonato da Europa de Sub-17 realiza-se entre 2 e 8 de Setembro, em Correggio, e contará com nove selecções. Portugal integra o grupo A, "correndo" para uma fase final diferente, em que quatro selecções - os dois primeiros de cada grupo - disputam um "mini-campeonato" entre eles para decidir o novo campeão, ao invés das tradicionais eliminatórias.

Saiba mais: "Europeu de Sub-17 já tem calendário e uma nova fase final"

Goleador 'fecha' Valença

O Valença anunciou o acordo com Javier Añon, melhor marcador da última edição da Liga Galega Sénior ao serviço do Compañia de Maria com 55 golos apontados, dando como fechado o plantel para a próxima temporada.

Añon, de apenas 19 anos, junta-se aos guarda-redes Edu Leitão (ex-Saint Omer) e Keven Correia (ex-Noisy Le Grand) e aos avançados Jorge Faria ("Rato", ex-Braga) e Diogo Sá (ex-Fão) na lista de reforços para Paulo Morais, que está de regresso ao banco da equipa que disputará a Zona Norte da II Divisão, depois de dois anos na divisão maior.

Apontando ao regresso rápido ao convívio dos grandes, o Valença renovou o vínculo com Hélder Martins, José Braga, José Campos ("Ziga"), Miguel Fernandes ("Micha"), Sérgio de Jesus e Tiago Pereira ("Bolinhas").

Presidente recebe e condecora Sub-19

Este não é um apontamento de Hóquei em Patins. Mas dado o historial luso na modalidade, não faltaram, nem faltarão, oportunidades para tal.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta terça-feira no Palácio de Belém a selecção Sub-19 portuguesa de futebol, recém-coroada campeã da Europa do escalão. Os atletas foram condecorados com a Ordem de Mérito, a mesma que foi entregue a outras selecções... seniores, como o caso da selecção portuguesa de Hóquei em Patins, campeã europeia em 2016, em Oliveira de Azeméis.

Agora, a presidência abre um precedente entre os escalões jovens. Depois da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa em Março de 2016, a selecção Sub-20 de Hóquei em Patins já venceu um Campeonato da Europa (Pully, 2016) e um Campeonato do Mundo (Nanjing, 2017).

Em Setembro, há novo Campeonato da Europa de Sub-20 de Hóquei em Patins e, em caso de sexta conquista portuguesa consecutiva na prova, se verá que reconhecimento tal merecerá da Presidência da República. Lamentavelmente (ou não), com 19 títulos europeus conquistados no escalão, já não será possível ao Hóquei em Patins vencer a prova pela primeira vez.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia