Novas regras de ontem para aplicar já hoje

Novas regras de ontem para aplicar já hoje

O Campeonato da Europa de Sub-17 arranca este domingo em Correggio e será jogado já com as novas regras que estão em vigor desde ontem, 1 de Setembro, e que foram publicadas… ontem.

Com alterações ao nível das regras de jogo e do regulamento técnico (ao nível das protecções e equipamentos), o WSE-RH enumerou – a cerca de uma hora do início da primeira partida – as alterações que considera mais importantes. A saber:

• 1. O número mínimo de jogadores em pista é agora de três jogadores de pista e um guarda-redes.

Ou seja, se houver uma exclusão quando um jogador já se encontra excluído, entrará um dos suplentes para garantir o número mínimo. Caso este mínimo não possa ser cumprido, a equipa infractora perde por falta de comparência (0-10).

A nova regra evita, desde logo, que uma equipa fique a jogar apenas com dois jogadores de pista, como sucedeu várias vezes ao longo da época.

• 2. A regra dos 45, 10 e 5 segundos está agora sempre activo, mesmo em situações de “underplay”.

Tal vem rectificar o que tinha sido adoptado a 1 de Agosto do ano passado, em que uma equipa em inferioridade numérica não tinha de cumprir os tempos de ataque (45 segundos) ou de passagem para a meia pista ofensiva (10 segundos depois de recuperar a bola e 5 segundos nos momentos seguintes).

A regra criada beneficiava claramente os infractores.

• 3. O banco tem agora dois descontos de tempo em cada parte regulamentar. O primeiro desconto é de um minuto e o segundo de 30 segundos.

Quando em 2016, a Elite Cup e os clubes participantes implementaram descontos de 30 segundos, o presidente do então CERH, Fernando Graça, não via qualquer viabilidade. “Não creio que 30 segundos dê para alguma coisa”, referiria em entrevista a O Jogo de 30 de Setembro desse ano.

No entanto, os descontos de 30 segundos avançam mesmo, ainda que condicionados a um primeiro pedido de um desconto de tempo de um minuto. Tal condicionamento servirá, em primeira instância, para evitar a troca de equipamentos luminosos sinaléticos da WSE-RH, vendidos na pretérita temporada e obrigatórios nas competições europeias.

Os descontos de tempo não utilizados na primeira parte não podem ser utilizados na segunda e no prolongamento não haverá descontos de tempo.

• 4. O terceiro cartão azul consecutivo mostrado terá uma penalização de cinco minutos.

• 5. Será mostrado o cartão vermelho em caso de protestos na cadeira de exclusão.

Qualquer protesto de um um jogador que foi excluído temporariamente será punido com cartão vermelho, implicando a sua expulsão imediata.

• 6. Regras actualizadas para o equipamento de guarda-redes e jogadores.

Visando em particular os equipamentos de protecção permitidos ao nível dos jogadores de pista (e, em particular, da face e da cabeça), as novas regras implementam também os esclarecimentos do WSE-RH no início da temporada, depois de mediáticas polémicas relacionadas com os capacetes e os sticks de guarda-redes.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia