Hóquei Diário / 16 de Outubro de 2018
Foto de capa: Federação de Patinagem de PortugalÉ para jogar o que falta
Foi uma segunda-feira agitada no que ao último jogo do Campeonato da Europa de Seniores Femininos diz respeito.
Começou sem qualquer decisão, para Fernando Graça, presidente do comité europeu de Hóquei em Patins, colocar todas as hipóteses sobre a mesa aos microfones da Antena 1.
Horas depois sairia o comunicado do comité, dando conta da necessidade de se jogarem os 105 segundos em falta para se atribuir o título, sendo necessário chegar a um acordo de datas entre as selecções.
Como reacção ao comunicado, órgãos da comunicação social portuguesa difundiram uma alegada recusa da Espanha, depois de terem pegado em declarações da véspera de Carmelo Paniagua, presidente da federação espanhola, em que este dizia não concordar com a decisão que, no dia seguinte, viria a ser tomada. Mas sem nunca por em causa a participação da Espanha.
Entretanto a Espanha vincou, em comunicado, a sua vontade de conquistar o título em pista, para, horas depois, os órgãos de comunicação social que tinha difundido uma notícia falsa apontarem a uma “mudança de ideias”, escamoteando um erro de interpretação.
Finalmente, também Portugal expressou em comunicado a sua vontade de ir a jogo e cumprir o que falta jogar.
As selecções vão a jogo e é de inteira justiça que as jogadoras tenham a sua consagração em pista e tudo acabará em bem.
Não obstante o respeito pela decisão de ambas as selecções, só ficou mesmo a faltar a divulgação do artigo em que o comité europeu baseou a sua decisão. Ainda que tenha sido uma decisão de bom senso, este costuma ser argumento para se alterar o regulamento para o futuro e não para ultrapassar o que está em vigor.
Num exemplo próximo, tal aconteceu recentemente com a alteração em Portugal relacionada com as faltas de comparência por má inscrição dos delegados. Em 2017, tal decretou a descida do Riba d’Ave – porque era o que estava definido regulamentarmente – mas o “bom senso”, algum “sentido de justiça”, acabaria por levar à alteração da lei. No entanto, a lei anteriormente em vigor, ainda que injusta, não deixou de ser cumprida.
Tudo é possível... até não haver título
Decidido! 105 segundos são para jogar... ou não há título
Nomeações para a segunda jornada
O Conselho de Arbitragem da FPP publicou as nomeações para a segunda jornada do Campeoanto Nacional da I Divisão, numa ronda que se realiza quase na totalidade na quarta-feira, dia 24, sendo apenas excepção a partida entre o Oeiras e o Braga, que se realiza este sábado.
Os escolhidos para cada uma das partidas são os seguintes:
• Oeiras vs Braga – José Nave e Paulo Baião (sábado, 18h)
• Riba d’Ave vs Sporting – Júlio Teixeira e Paulo Almeida (quarta-feira, 21h)
• Valongo vs Óquei de Barcelos – José Pinto e Porfírio Fernandes (quarta-feira, 21h)
• Turquel vs Marinhense – Miguel Guilherme e Ricardo Leão (quarta-feira, 21h)
• Juventude de Viana vs Porto Joaquim Pinto e Pedro Silva (quarta-feira, 21h)
• Paço de Arcos vs Oliveirense – Luís Peixoto e João Duarte (quarta-feira, 21h)
• Benfica vs Tomar – Jaime Vieira e Joaquim Sequeira (quarta-feira, 21h)
Pré-seleccionados da Argentina
A Confederação Argentina de Patinagem divulgou os pré-seleccionados tendo em vista o Campeonato Pan-Americano que se realiza entre 4 e 9 de Dezembro e que foi entretanto realocado para Bogotá por não estarem reunidas as necessárias condições em Medellín.
O novo seleccionador José Luis Paez, sem contar com os jogadores que actuam na Europa chamou para já cinco guarda-redes e 17 jogadores de pista, tendo em vista um planeamento de quatro fins-de-semana de trabalho, em que será natural haver um “emagrecimento” progressivo do lote, até aos 10 finais.
Destaque para a chamada de David Paez (Concepcion) e de Carlos López (Social San Juan), dois monstros sagrados da história da modalidade.
Os guarda-redes Jose Alves Pinheiro (San Lorenzo), Mauro Miranda (Murialdo), Rodrigo Fernandez (Andes Talleres), Nicolas Membrado (Banco Hispano) e Franco Scarzo (Loma Negra) e os jogadores de pista Tomas Korosec e Sebastian Duhalde (Huracan), Santiago Costa (San Lorenzo), Tomas Gonzalez (-), Pablo Saez (Murialdo), Julian Tamborindegui (Banco Mendonza), Ezequiel Tamborindegui e Juan Cruz Fontan (Andes Talleres), Victor Bertran e Francisco Roca (UVT), Jorge Maturano e David Paez (Concepcion), Carlos Lopez (Social), Jeronimo Garcia (Olimpia), Javier Amat e Octavio Perez (Banco Hispano) e Juan Jose Moyano (Bancaria).
A preparação está agendada para os dias 21, 22, 28 e 29 de Outubro e os dias 4, 5, 11 e 12 de Novembro, tendo lugar em San Juan.
Terça-feira, 16 de Outubro de 2018, 7h18