Arranque da Série A1 apontado a 10 de Outubro com 14 equipas
A Série A1, principal campeonato italiano, deverá arrancar a 10 de Outubro com 14 equipas e mantendo a decisão do título em playoff. A "reentré" deverá ser à porta fechada, mas tudo depende da evolução da pandemia da CoViD-19 que afectou, de sobremaneira, a Itália.
O plano era alargar a competição a 16 equipas, mas - salvo alterações de última hora (as inscrições terminam a 1 de Julho) - as exigências financeiras levarão Viareggio e Amatori Modena a jogarem a Série A2. O Viareggio abdicará da presença e "baixa" uma categoria, ao passo que o Amatori Modena terá de recusar o "convite" - um dos dois que a federação italiana entregou aos dois primeiros da "segunda divisão" - para a subida à categoria máxima.
A "descida" do Viareggio será colmatada com o regresso à Série A1 do Grosseto, depois de uma temporada extraordinária às ordens de Massimo Mariotti, que, curiosamente, irá na próxima temporada estar ao leme dos "bianconeri" de Viareggio.
O arranque da Série A1 está apontado a 10 de Outubro, com a participação de Lodi, Forte, Valdagno, Breganze, Trissino, Scandiano, Follonica, Sarzana, Correggio, Sandrigo, Bassano, Monza, Montebello e Grosseto, sendo que, no que ao modelo competitivo diz respeito, poderão haver algumas pequenas alterações.
Em cima da mesa está um "playoff" de decisão do título com os 10 - anteriormente eram os oito - mais bem classificados no final de uma primeira fase de um campeonato a duas voltas (26 jornadas), ao passo que os quatro últimos dessa fase regular disputariam um "playout", ao invés de entrarem de "férias" desde logo, para decidir duas despromoções.
Segunda-feira, 15 de Junho de 2020, 9h37