Oliveirense vence Tomar no derradeiro acerto de calendário
A Oliveirense venceu o Tomar no último jogo em atraso da I Divisão e ficou a um ponto do quarto lugar do Benfica. Oliveirense e Benfica defrontam-se nos "quartos", mas só na última jornada se saberá quem tem "factor casa". #PrimeiraDivisão
Com o sexto lugar já certo há algumas jornadas e sem nada a ganhar ou a perder, o Tomar apresentou-se em Oliveira de Azeméis descomplexado e a contribuir para um jogo "entretido", com oportunidades junto de ambas as balizas e sem grandes problemas para os árbitros Pedro Figueiredo e Joaquim Pinto.
A Oliveirense assumiu desde cedo a iniciativa da partida, ainda que com boa resposta dos visitantes, em particular numa primeira parte em que só os Lucas marcariam...
O argentino Lucas Martínez só precisou de meio minuto em pista para marcar. Entrou aos 13 minutos e pouco depois foi presenteado com uma bola perdida. Sem oposição, fuzilou Francisco Veludo. O português Lucas Honório entrou para os derradeiros cinco minutos da primeira parte e, numa jogada de insistência, desfeiteou "Xevi" Puigbi para a igualdade a um que se registaria ao intervalo.
Na segunda parte, a Oliveirense, a mostrar boa dinâmica antes do fim-de-semana que decidirá quem avança para a Final Four da Liga Europeia, pressionou e criou inúmeras oportunidades.
Logo aos dois minutos, Marc Torra entrou pela esquerda, levando consigo Veludo, e serviu Pedro Moreira do lado contrário para um golo fácil.
A 10 minutos do final, no culminar do período de maior pressão a desgastar uma equipa tomarense "curta" de banco (João Lomba e Hernâni Diniz não foram opção e Lucas Honório saiu cedo nesta segunda parte para se garantir coesão defensiva), Jordi Bargalló entrou com facilidade e, em picadinha, rematou para o fundo das redes.
A Oliveirense descansou, esticou os ataques, e o Tomar procurou reduzir. Consegui-lo-ia de bola parada. Não no livre directo da 10ª falta (tentado por Lucas Honório, a quatro minutos do final), mas apenas no último minuto, numa grande penalidade de Rúben Sousa. Já tarde, apesar de ainda tentar um ataque a cinco, sem guarda-redes, para evitar a derrota.
Entre o quarto e o quinto
Com este triunfo, que ficará como o único triunfo caseiro da 17ª jornada, a Oliveirense fica a um ponto do Benfica e já é certo que águias e a equipa de Oliveira de Azeméis se defrontam nos quartos-de-final do play-off de decisão do título.
Na última jornada, a 17 de Abril, decide-se quem fica com o "factor casa". Em dois jogos grandes, a Oliveirense recebe um Porto que já garantiu o primeiro lugar, e o Benfica recebe um Óquei de Barcelos que quer segurar o segundo.
Quem terminar esta fase regular em quarto, joga primeiro fora nos "quartos", mas os segundo e terceiro jogos - de uma série à melhor de três - serão no seu reduto.
Classificação
1º Porto (63 pontos / 25 jogos)
2º Óquei de Barcelos (60 / 25)
3º Sporting (59 / 25)
4º Benfica (52 / 25)
5º Oliveirense (51 / 25)
6º Tomar (36 / 25)
7º Valongo (30 / 25)
8º Sanjoanense (26 / 25)
9º Juventude de Viana (26 / 25)
10º Famalicense (23 / 25)
11º Braga (23 / 25)
12º Turquel (21 / 25)
13º Riba d'Ave (18 / 25)
14º Os Tigres (10 / 25)
Domingo, 4 de Abril de 2021, 9h36