Falta só conhecer as campeãs
Foto de capa: ADSanjoanense - Hóquei em PatinsO Nacional Feminino vai ter emoção na atribuição do título até à "negra", mas o resto da classificação ficou este sábado definida. A Sanjoanense terminou no pódio de uma classificação com estranhos 9º ao 12º lugar... #NacionalFeminino
Num play-off de contornos bem diferentes daquele que pautou o masculino, as equipas que foram eliminadas no feminino continuaram em pista, a lutar pelo melhor lugar possível na classificação final.
Eliminadas nas meias-finais, Sanjoanense e Académica lutaram pelo 3º lugar final, com a equipa de São João da Madeira a levar a melhor em dois jogos, vencendo por 3-2 e 1-2 para assegurar a melhor classificação desde o 4º lugar em 2012/13.
Também em dois jogos - ainda que também com duplos triunfos tangenciais - ficaram resolvidas as disputas entre as equipas eliminadas nos quartos-de-final, definindo-se a classificação do 5º ao 8º lugar. O Infante Sagres venceu o Carvalhos por 6-5 e 3-4 para o 5º posto, ao passo que a Stuart - única equipa do Grupo 2 a chegar aos quartos-de-final - venceu o Vilafranquense por 5-4 e 6-7.
Já conhecida era a classificação final do 9º ao 17º lugar. Se a classificação do 13º ao 17º foi desde logo dada pela ordenação das equipas do Grupo 2 no final da segunda fase, já a classificação do 9º ao 12º de um modelo definido desrespeitando os regulamentos e já com a época em curso encerrou em si alguns contornos estranhos.
A classificação do 9º ao 12º ficou definida entre os vencidos do play-off de apuramento para os quartos-de-final, mas sem mais jogos. Imperando a lógica de triunfos do Grupo 1 (e a excepção foi a Stuart frente ao Académico da Feira), as classificações do Grupo 2 seriam invertidas na fase final, como aconteceu. Assim, o 4º classificado do Grupo 2 terminou em 9º na classificação final, ao passo que, por exemplo, o CACO, 1º do Grupo 2, terminou em 12º. Neste caso particular, poderá ter prevalecido o diálogo, mas certamente não prevalece a verdade desportiva. Ou a mera lógica.
A classificação, faltando apenas definir o campeão e o vice campeão depois do Sporting ter forçado a "negra" na final, ficou assim ordenada:
"Primeiro (1º) ao oitavo (8º) lugar são definidos através do Play-off da Prova 3 (...)"
3º Sanjoanense
4º Académica
5º Infante Sagres
6º Carvalhos
7º Stuart
8º Vilafranquense
"(....) do nono (9º) ao décimo segundo (12º) lugar, são definidos através do Play-Off de apuramento para a prova 3 (...)". "9º Lugar: Vencido do jogo D [4º G2 vs. 5º G1]; 10º Lugar: Vencido do jogo C [3º G2 vs. 6º G1]; 11º Lugar: Vencido do jogo B [2º G2 vs. 7º G1]; 12º Lugar: vencido do jogo A [1º G2 vs. 8º G1]."
9º Vila Boa do Bispo
10º CENAP
11º Académico da Feira
12º CACO
"(...) a partir do décimo terceiro (13º) lugar até ao último são definidos pela classificação obtida no Grupo 2 da Prova 2"
13º Arazede
14º Tojal
15º Académico
16º Gulpilhares
17º Antes
Domingo, 4 de Julho de 2021, 9h02