Da III Divisão para a OK Liga

Da III Divisão para a OK Liga
Foto de capa: Joaquin Fernández (Instagram)

Após a conquista do Campeonato Nacional da III Divisão, o chileno Joaquin Fernández "salta" da equipa "B" do Benfica para o Manlleu, recém-promovido à OK Liga. #Mercado #OkLiga

O internacional jovem chileno Joaquin Fernández está a caminho da OK Liga depois de se ter sagrado campeão nacional da III Divisão.

Joaquin Fernández chegou a Lisboa em Setembro de 2017, com apenas 15 anos, e, com uma "mãozinha" da compatriota Maca Ramos, teve oportunidade de se mostrar a Frederico Mascarenhas. O plano era ficar três meses, mas "Kiko" convenceu-o a ficar até ao final da temporada. Seria o primeiro capítulo de uma ligação de quatro épocas de águia ao peito.

A segunda temporada nos Sub-17 encarnados foi de ouro. Conquistou a Eurockey Cup e o Campeonato Nacional como mais um elo de uma equipa dominadora e o ex-jogador do Universidad Católica seria chamado à selecção chilena de Sub-19 que disputou o Campeonato do Mundo em Barcelona. Terminaria em quinto, apenas atrás dos históricos Espanha, Argentina, Portugal e Itália, com o Chile a mostrar uma geração interessante em que também se conta Diego Rojas, do Reus, várias vezes chamado à equipa principal - por exemplo, na Liga Europeia - na temporada finda.

Depois de uma temporada de 2019/20 abruptamente interrompida pela pandemia, os Sub-19 do Benfica competiram este ano como equipa "B" na III Divisão portuguesa, logrando o título no passado fim-de-semana. Agora, o futuro de Joaquin é no principal campeonato espanhol.

Manlleu

Com 19 anos feitos, Joaquin vai para o seu primeiro ano de sénior e "salta" para os palcos da OK Liga. Será reforço do recém-promovido Manlleu.

O Manlleu tem realizado um grande trabalho a nível da formação - tendo lançado, entre outros, Roc Pujadas - e logrou a subida depois de vencer a OK Liga Plata Norte com uma equipa praticamente Sub-23, em que apenas Pol Franci cumpriu 23 anos em 2020.

A subida ao convívio dos maiores do Hóquei em Patins espanhol não deve desvirtuar a aposta do treinador Quim Casalí. Pol Molas foi "perdido" para o vizinho Voltregà, mas já foi oficialmente apresentado Aleix Borregàn (ex-Espanhol), de 22 anos. Somando-se Joaquin Fernández, o Manlleu procurará vingar pela irreverência e talento da sua juventude.

A primeira prova para o Manlleu será a Liga Catalã, integrando o Grupo 4 com Lleida e Noia.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia