Em busca de um lugar nos quartos da Taça
O Óquei de Barcelos venceu na passada quarta-feira o Póvoa por 3-2, qualificando-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal.
A equipa de Paulo Freitas procura conquistar um título que já levantou em quatro ocasiões - a última das quais em 2004 - e será certamente espectadora atenta este sábado em que se jogam as restantes partidas dos oitavos-de-final.
Sporting CP (I Divisão) vs A Juv Viana (I), 16h
Depois do apuramento do Barcelos frente ao Póvoa, este é o único jogo entre primodivisionários reservado para este sábado. O Sporting vem de uma vitória frente ao Paço de Arcos a meio da semana por 4-1, enquanto a Juventude de Viana venceu a Sanjoanense por 9-5, depois de ter batido o Carvalhos por 3-8 e parece ter retomado a veia goleadora. Perspectiva-se uma boa partida no Livramento com a curiosidade de Luís Viana, segundo as notícias veiculadas, poder defrontar o seu futuro clube.
GD Sesimbra (II) vs HC Turquel (I), 18h
Turquel ainda terá a desilusão da época passada bem presente, quando não conseguiu marcar presença na Final Four que organizou. Nestes oitavos, a equipa da Aldeia do Hóquei desloca-se a Sesimbra, um reduto tradicionalmente difícil onde esta época apenas duas equipas venceram.
HA Cambra (II) vs UD Oliveirense (I), 18h
Depois de afastar o FC Porto, a Oliveirense tem uma deslocação - curta - até Vale de Cambra para um sempre empolgante derby regional. A Oliveirense vai querer esquecer a derrota em Valongo e procura repetir a presença nas finais de 2011 e 2012 em que, tal como acontece agora com Tó Silva, tinha um treinador-jogador (Tó Neves em 2011 e Nuno Resende em 2012).
O Cambra não poderá contar com o treinador Ricardo Geitoeira no banco, castigado, mas procurará mostrar que o seu lugar é entre os grandes do hóquei em patins nacional. Para já, lidera a Zona Norte da II Divisão e aponta ao regresso ao escalão maior depois de ter este ano descido à II Divisão.
A Alcobacense CD (II) vs SL Benfica (I), 18h
O Benfica é o detentor do troféu e terá uma tarefa teoricamente fácil em Alcobaça, frente ao penúltimo da Zona Sul da II Divisão. Depois de uma época com méritos, o Alcobacense não consegue fugir dos últimos lugares e esta recepção ao Benfica será certamente de festa, não enjeitando o clube da capital da Maçã uma surpresa. Para os encarnados, este é o primeiro de três jogos fora da Luz, todos decisivos, cada um na sua competição. Depois de Alcobaça para a Taça, as águias visitam o Porto e o Dragão Caixa para a Liga Europeia e deslocar-se-ão a São João da Madeira para o campeonato.
CDC Juv Pacense (II) vs Candelária SC (I), 18h30
Os picarotos do Candelária viajam até Paços de Ferreira para tentarem a redenção de uma época que não tem tido muitos motivos para sorrir. Sem estar ainda completamente a salvo dos lugares de despromoção - mas com oito pontos sobre o primeiro a descer que deverão ser suficientes para garantir a manutenção - e depois do afastamento da Taça CERS frente ao Diessbach, o conjunto de Hugo Gaidão lutará por um lugar nos quartos com a Juventude Pacense, que costuma dar boa conta de si nos jogos no seu reduto.
CCD Ancorense (III) vs SC Tomar (II), 21h
Protagonista desta edição da Taça, o Ancorense da III Divisão vai tentar novo feito. Recebe o SC Tomar no único jogo que garante à partida uma equipa dos escalões inferiores no sorteio dos quartos-de-final e vai tentar fazer valer o factor casa. Mas a tarefa de Rui Neto não será fácil, tendo pela frente o actual segundo classificado da Zona Sul, apostado no regresso à I Divisão.
HC Braga, SAD (II) vs AD Valongo (I), 21h30
O Parque das Goladas recebe aquele que pode ser um dos grandes jogos desta ronda. Sob o comando técnico de Vítor Silva, o Braga está em crescendo, tendo vencido os últimos seis jogos, incluindo o afastamento do primodivisionário Carvalhos nos 16-avos de final da Taça. O Valongo, campeão nacional e detentor da Supertaça, também recuperou de um inicio de campeonato atribulado e segue agora isolado na terceira posição da I Divisão. Prova da forma dos pupilos de Paulo Pereira, foi a vitória a meio da semana sobre outra equipa em grande forma, a Oliveirense, por 7-4.
Já com a final à vista
Entretanto a FPP já confirmou para próxima segunda-feira, dia 16, o sorteio do que falta jogar da Taça. Com o sorteio dos quartos-de-final, será igualmente definido o emparelhamento para as meias, de onde sairão as duas equipas para a grande decisão. O sorteio terá lugar na sede da FPP a partir das 18h.
Sábado, 14 de Março de 2015, 9h07