Sem adversário, Sénica confirmado na World Skate Europe

Em congresso electivo e sem concorrência, Luís Sénica, presidente da federação portuguesa, foi confirmado como sucessor de Fernando Claro na presidência da World Skate Europe. O italiano Sabatino Aracu continuará a liderar a nível mundial.

Sem adversário, Sénica confirmado na World Skate Europe

O congresso electivo da World Skate, que teve lugar este sábado em Roma, viu confirmada a sucessão de Luís Sénica a Fernando Claro como presidente da World Skate Europe depois do presidente da Federação de Patinagem de Portugal se apresentar como candidato único ao cargo. Sénica sucede a Fernando Claro, que dirigiu os destinos europeus da Patinagem nos últimos 16 anos.

O congresso confirmaria também a continuidade de Sabatino Aracu na presidência do organismo mundial, que lidera desde 2005, tal como a presidência nas duas confederações continentais com mais do que uma lista concorrente. Nathanael Koty, do Benin, e Alberto Herrera Ayala, da Colômbia, continuarão à frente de, respectivamente, World Skate Africa e World Skate America. Sem oposição, tal como Sénica, o chinês Cai Yongjung, assume a liderança da World Skate Asia.

Os presidentes e vice-presidentes dos organismos máximos, para este ciclo olímpico que se prolonga até 2024, ficam assim definidos:

World Skate

Presidente: Sabatino Aracu (Itália)

Vice-Presidente: Karen Doyle (Austrália)

World Skate Africa

Presidente: Nathanael Koty (Benin)

Vice-Presidente: Helen Illoh (Nigéria)

World Skate America

Presidente: Alberto Herrera Ayala (Colômbia)

Vice-Presidente: Marisol Castro (Equador)

World Skate Asia

Presidente: Cai Yongjung (China)

Vice-Presidente: Kim Young Soon (Coreia do Sul)

World Skate Europe

Presidente: Luis Sénica (Portugal)

Vice-Presidente: Irmelin Otten (Alemanha)

Para além do Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Patinagem de Velocidade e do agora olímpico Skate, as disciplinas que serão mais reconhecidas do público português, a World Skate e os subordinados organismos continentais têm a seu cargo a tutela de outras disciplinas de patins em linha (Alpine, Downhill, Freestyle e Hóquei), de patins tradicionais (Roller Derby e Freestyle) e ainda Scooter ("trotinete") e Skate Cross.

No que ao Hóquei em Patins diz respeito, o "chairman" mundial continua a ser Carmelo Paniagua, presidente da Federação Espanhola de Patinagem. Sob os novos estatutos, ao "chairman" caberá a nomeação dos comités técnicos continentais, como a WSE-RH, presidida actualmente pelo português Agostinho Silva.

Garantia de contrato-programa

A manutenção da presidência portuguesa da World Skate Europe - e da respectiva sede em Portugal - garantirá por si a renovação de um contrato-programa entre o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Federação de Patinagem de Portugal no valor anual de 30 mil euros para o desenvolvimento de vários programas, como são os de Organização Interna, Desenvolvimento Europeu, Quadro Competitivo, Formação de Praticantes, Formação de Técnicos, Formação de árbitros, Juízes, Calculadores e Cronometristas, Organização de Eventos e Investigação.

O mais recente contrato-programa entre o IPDJ e a FPP foi assinado a 29 de Setembro, ainda tendo como premissa a presidência europeia de Fernando Claro, cumulativamente presidente da Assembleia-Geral federativa.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Toni e Font, 'los conquistadores'

Toni e Font, 'los conquistadores'

Os leões Toni Pérez e Ferran Font juntaram a conquista pela selecção às conquistas pelo Sporting para se afirmarem como os grandes triunfadores de 2021. E ainda há uma Intercontinental em jogo.

'Magia' quebra série negativa 'fora de portas'

'Magia' quebra série negativa 'fora de portas'

Um golo 'inventado' por Ordoñez permitiu ao Benfica somar em Turquel a primeira vitória fora, não havendo memória de as águias só terem pontuado como visitantes ao quarto jogo. No seu dérbi, a Oliveirense passou à tangente.