Sem adversário, Sénica confirmado na World Skate Europe
Em congresso electivo e sem concorrência, Luís Sénica, presidente da federação portuguesa, foi confirmado como sucessor de Fernando Claro na presidência da World Skate Europe. O italiano Sabatino Aracu continuará a liderar a nível mundial.
O congresso electivo da World Skate, que teve lugar este sábado em Roma, viu confirmada a sucessão de Luís Sénica a Fernando Claro como presidente da World Skate Europe depois do presidente da Federação de Patinagem de Portugal se apresentar como candidato único ao cargo. Sénica sucede a Fernando Claro, que dirigiu os destinos europeus da Patinagem nos últimos 16 anos.
O congresso confirmaria também a continuidade de Sabatino Aracu na presidência do organismo mundial, que lidera desde 2005, tal como a presidência nas duas confederações continentais com mais do que uma lista concorrente. Nathanael Koty, do Benin, e Alberto Herrera Ayala, da Colômbia, continuarão à frente de, respectivamente, World Skate Africa e World Skate America. Sem oposição, tal como Sénica, o chinês Cai Yongjung, assume a liderança da World Skate Asia.
Os presidentes e vice-presidentes dos organismos máximos, para este ciclo olímpico que se prolonga até 2024, ficam assim definidos:
World Skate
Presidente: Sabatino Aracu (Itália)
Vice-Presidente: Karen Doyle (Austrália)
World Skate Africa
Presidente: Nathanael Koty (Benin)
Vice-Presidente: Helen Illoh (Nigéria)
World Skate America
Presidente: Alberto Herrera Ayala (Colômbia)
Vice-Presidente: Marisol Castro (Equador)
World Skate Asia
Presidente: Cai Yongjung (China)
Vice-Presidente: Kim Young Soon (Coreia do Sul)
World Skate Europe
Presidente: Luis Sénica (Portugal)
Vice-Presidente: Irmelin Otten (Alemanha)
Para além do Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Patinagem de Velocidade e do agora olímpico Skate, as disciplinas que serão mais reconhecidas do público português, a World Skate e os subordinados organismos continentais têm a seu cargo a tutela de outras disciplinas de patins em linha (Alpine, Downhill, Freestyle e Hóquei), de patins tradicionais (Roller Derby e Freestyle) e ainda Scooter ("trotinete") e Skate Cross.
No que ao Hóquei em Patins diz respeito, o "chairman" mundial continua a ser Carmelo Paniagua, presidente da Federação Espanhola de Patinagem. Sob os novos estatutos, ao "chairman" caberá a nomeação dos comités técnicos continentais, como a WSE-RH, presidida actualmente pelo português Agostinho Silva.
Garantia de contrato-programa
A manutenção da presidência portuguesa da World Skate Europe - e da respectiva sede em Portugal - garantirá por si a renovação de um contrato-programa entre o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Federação de Patinagem de Portugal no valor anual de 30 mil euros para o desenvolvimento de vários programas, como são os de Organização Interna, Desenvolvimento Europeu, Quadro Competitivo, Formação de Praticantes, Formação de Técnicos, Formação de árbitros, Juízes, Calculadores e Cronometristas, Organização de Eventos e Investigação.
O mais recente contrato-programa entre o IPDJ e a FPP foi assinado a 29 de Setembro, ainda tendo como premissa a presidência europeia de Fernando Claro, cumulativamente presidente da Assembleia-Geral federativa.
Sábado, 27 de Novembro de 2021, 22h10