Comité pede 'respeito' pelas legitimas competições europeias

O Comité-Técnico Europeu vinca em comunicado de imprensa o carácter privado do torneio que será organizado pelo Liceo em Abril e pede respeito pelos legítimos participantes nas competições europeias.

Comité pede 'respeito' pelas legitimas competições europeias

No seguimento das especulações e finalmente oficialização de um torneio com as equipas da Associação Europeia de Clubes (EHCA), o Comité-Técnico Europeu emitiu um comunicado (transcrito abaixo) vincando o carácter privado desse torneio organizado pelo Liceo e recordando que as legitimas Competições Europeias - Liga Europeia e Taça WSE, no masculino - estão a decorrer sob a égide da World Skate Europe

O Liceo organizará um torneio entre 11 e 17 de Abril que contará com os 12 associados da EHCA e que servirá para celebrar os 50 anos daquele clube galego e muitos órgãos de comunicação social têm anunciado o evento como "a nova Liga Europeia". No entanto, este deverá ser um evento único (o Liceo também não voltará a celebrar 50 anos...) e, na próxima temporada, estas equipas deverão regressar às competições oficiais da World Skate Europe, ainda que num modelo trabalhado conjuntamente.

Sem qualquer apontamento sobre o torneio nas edições online ou impressas (desta terça-feira) dos três diários desportivos portugueses, o comunicado visará os rumores e ecos em Espanha.

"Os clubes estão totalmente abertos ao diálogo com a WSE e continuam empenhados em criar competições europeias inclusivas e que fortaleçam o hóquei patins", pode ler-se em comunicado da EHCA, no espírito de cordialidade que tem marcado as relações recentes com o organismo máximo europeu. A própria EHCA vinca que esta "Golden Cup" é um torneio "oficioso e em nada pretende entrar em conflito com as competições europeias organizadas pela WSE".

No comunicado do Comité-Técnico Europeu, assinado pelo "Chairman" Orlando Panza, é frisado que esse torneio será - como tantos outros - um momento de competição desportiva e de promoção da modalidade, mas que não representa qualquer competição europeia, pedindo o organismo respeito pelos legítimos participantes nas provas oficiais.

Recorde-se que, face à não inscrição dos clubes da EHCA nas competições europeias, foram convidados alguns clubes inscritos na Taça WSE - como os portugueses Tomar e Valongo - a participar na principal prova europeia de clubes. O mesmo já sucedera na pretérita temporada com o Óquei de Barcelos.

Entretanto, mesmo findo o prazo de inscrições, os clubes da EHCA ainda procuraram um entendimento com a World Skate Europe para a participação das suas equipas, mas, deixando a sua intransigência inicial, acabaram por esbarrar na intransigência do organismo europeu.

Comunicado da World Skate Europe - Rink Hockey: "Torneios/Jogos Privados"

Tendo em conta as notícias recentemente veiculados por alguma imprensa, sobre a realização de um torneio de Hóquei em Patins na Corunha, deve ser esclarecido o seguinte:

1. O Deportivo Liceo pretende realizar um torneio internacional privado em abril de 2022;

2. De acordo com a regulamentação em vigor, o Deportivo Liceo solicitou a autorização à sua Federação Nacional para realizar o torneio;

3. O Deportivo Liceo também solicitou a colaboração desta Comissão para permitir a realização do torneio e para a nomeação de árbitros internacionais.

Esta Comissão não vê qualquer inconveniente na realização de jogos e/ou torneios de natureza particular, desde que cumpram todos os requisitos regulamentares e contribuam para o desenvolvimento e promoção do Hóquei em Patins.

O torneio que se realizará na Corunha é precisamente isso: um momento de competição desportiva e promoção do Hóquei em Patins, organizado privadamente pelo Deportivo Liceo.

Assim, este torneio não representa qualquer Competição Europeia e não substitui nenhuma das Competições Europeias que estão a decorrer sob a égide da World Skate Europe que decidem os títulos europeus da temporada 2021/22.

É importante que todos respeitem os participantes legítimos das Competições Europeias que estão atualmente a decorrer, na temporada 2021/22.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny