Duas décadas do Clássico maior

Este domingo há duelo entre Benfica e Porto, as duas equipas mais vezes campeãs, com 46 títulos irmãmente divididos em 80 edições concluídas. Há 20 anos que os duelos entre águias e dragões têm pelo menos um protagonista dos que entram em pista este domingo.

Duas décadas do Clássico maior

Reinaldo Garcia, capitão do Porto, não será apenas o jogador mais experiente a entrar este domingo na pista da Luz, mas também o mais "antigo" naquele que, desde a década de 80, se tornou o maior Clássico do Hóquei em Patins português.

"Nalo" chegou ao Porto em 2001, mas, ainda júnior, só pontualmente alinhou na equipa principal numa temporada de uma reviravolta épica dos dragões, que começou (mal) com Mario Aguero e terminou (muito bem) com Franklim Pais a conseguir o primeiro título do histórico "deca".

Seguem-se, incluindo a presente, 20 temporadas de duelos e dragões, sempre com pelo menos um dos protagonistas dos que subirão hoje a palco. Quando o argentino a Espanha, em 2007 (regressou em 2015, depois de representar Liceo e Barcelona), Diogo Rafael era aposta nas águias.

Benfica e Porto somam, entre si, 46 títulos de campeão, contra 34 de todos os outros... Muito por um domínio em crescendo dos azuis-e-brancos que, quando Nalo aterrou em 2001 vindo da Argentina, somava apenas 10, longe dos 20 do Benfica. O "deca" mudou tudo.

Desde que o agora capitão do Porto entrou definitivamente na equipa principal, contam-se 20 temporadas e Benfica e Porto defrontaram-se no redondo número de 80 ocasiões oficiais, com 41 triunfos azuis-e-brancos, 19 encarnados e 20 empates, considerando-se neste exercício apenas o tempo regulamentar. Em jogos na casa das águias - no antigo pavilhão nº1, em Paço de Arcos, na Amadora ou no novo pavilhão - há mais equilíbrio, tendo os encarnados triunfado 13 vezes em 33 embates, ao passo que os dragões venceram 11.

Actualmente, o líder do campeonato Porto vem numa série de quatro vitórias sobre o Benfica, tendo vencido três jogos consecutivos no play-off na pretérita temporada para virar uma desvantagem de duas partidas. Melhor série de vitórias, só em 2003/04 - época marcada por desinvestimento (e sobrevivência acima de tudo) nas águias -, com cinco triunfos azuis-e-brancos em outros tantos jogos. Entre 2005 e 2007 houve uma curiosa série de seis empates, num parcial que faz parte de 13 jogos consecutivos sem vitórias das águias.

Depois de 2001, o melhor que o Benfica conseguiu foram duas vitórias consecutivas, a última vez no último play-off, com dois inusitados triunfos no Dragão. Os encarnados só venceram ali quatro vezes como visitante nas 20 temporadas em análise.

Na Luz, o Benfica vencera oito das nove partidas - empatou a outra, não perdia em casa desde 2013 - antes de ver a vantagem no último play-off esfumar-se dramaticamente...

Esta época, à entrada para esta 20ª jornada, o Benfica soma 11 jogos sem derrotas, contando-se 10 vitórias e um empate. A equipa de Nuno Resende não perde desde 21 de Outubro. Quando defrontou o Porto.

O Clássico deste domingo está agendado para as 15h, com arbitragem dos minhotos Pedro Figueiredo e Carlos Correia.

Rafa renovou até 2026

Já certo nos Clássicos dos próximos anos estará Rafa. O internacional português nascido em Viana do Castelo, campeão da Europa (2016) e campeão do Mundo (2019), renovou até 2026.

Rafa chegou ao Porto em 2009, do Óquei de Barcelos para os juniores, e ali esteve até 2011. Não conseguindo o sempre complicado "salto" para os seniores, saiu em busca de minutos e afirmação. Esteve em Braga, em Barcelos e regressou ao Dragão depois de se sagrar campeão nacional em Valongo.

Com o regresso em 2014, Rafa é o jogador há mais anos consecutivos no Porto, o único que já estava antes de Guillem Cabestany chegar em 2015 e que "sobreviveu" na construção do plantel actual. Assina agora uma ligação que, cumprida, o fará equipar de azul-e-branco pelo menos até completar 34 anos.

20ª jornada

Paço de Arcos 4-1 Marinhense • 5.Mar

• Valongo 1-4 Oliveirense • 5.Mar

• Parede 2-5 Óquei de Barcelos • 5.Mar

• Benfica vs. Porto • 6.Mar • 15h • Pedro Figueiredo e Carlos Correia

• Sporting vs. Turquel • 6.Mar • 18h • Miguel Guilherme e João Catrapona

• Juventude de Viana vs. Tomar • 9.Mar • 21h

• Braga vs. Sanjoanense • 9.Mar • 21h

Classificação

1º Porto* (49 pontos), 2º Óquei de Barcelos (48), 3º Sporting* (41), 4º Oliveirense (41), 5º Benfica** (40), 6º Valongo (33), 7º Tomar** (30), 8º Paço de Arcos (24), 9º Braga** (23), 10º Juventude de Viana* (14), 11º Sanjoanense* (13), 12º Parede (13), 13º Marinhense* (11), 14º Turquel*** (8)

*menos um jogo, **menos dois jogos, ***menos três jogos

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Noisy e Follonica completam quartos-de-final da WSE

Noisy e Follonica completam quartos-de-final da WSE

Os franceses do Noisy e os italianos do Follonica garantiram um lugar nos 'quartos' da Taça WSE. A Juventude de Viana empatou em Igualada, mas já se apurara. A Sanjoanense despediu-se com uma inusitada goleada ao candidato Calafell.

Enfim a estreia adiada

Enfim a estreia adiada

Apesar de ter orientado o Sporting, Guillem Pérez não chegou a 'desfrutar' do sumptuoso João Rocha. Estrear-se-á agora no imponente palco leonino, como treinador do Turquel e frente ao técnico que, em 2017, lhe sucedeu nos leões.

Uma 'distância de segurança' de três golos

Uma 'distância de segurança' de três golos

Por três golos de diferença, Óquei de Barcelos, Oliveirense e Paço de Arcos venceram este sábado, para mais três pontos importantes nos seus objectivos.