Lisboetas João Duarte e Miguel Guilherme no 'Dérbi Capital'

Como para o campeonato, o 'dérbi capital' para a Taça terá arbitragem lisboeta. João Duarte (na terceira chamada ao dérbi esta época) e Miguel Guilherme arbitram Benfica e Sporting no jogo maior dos quartos-de-final.

Lisboetas João Duarte e Miguel Guilherme no 'Dérbi Capital'

Os quartos-de-final da Taça de Portugal jogam-se este sábado, na primeira vez nesta edição em que todas as partidas de uma eliminatória são enfim jogadas no dia que estava calendarizado. E há "Dérbi Capital".

Benfica e Sporting defrontam-se na Luz para a Taça de Portugal, num histórico que não tem sido favorável aos leões. A última vitória leonina frente ao "velho rival" na "prova rainha" data já de 1990, ano em que o Sporting conquistaria o seu quarto e último (até ao momento) troféu na prova. Depois disso, águias e leões defrontaram-se 10 vezes, incluindo na última edição concluída (em 2019), sempre com vitória encarnada.

Chamados ao mais representativo dérbi de Lisboa foram os também lisboetas João Duarte e Miguel Guilherme. Com respectivamente 16 e 14 jogos na presente edição do Nacional da I Divisão, destaque para nova chamada de João ao "dérbi capital", depois de ter estado com Rui Torres no derradeiro dia da Elite Cup - que teve a expulsão (e dois jogos de castigo) dos dois guarda-redes e capitães, Ângelo Girão e Pedro Henriques na vitória leonina por 3-5 - e com Ricardo Leão no jogo da primeira volta, que acabou com vitória encarnada por 4-3 e a expulsão de Gonzalo Romero num grande "sururu" final.

Na I Divisão, João e Miguel actuaram juntos em duas ocasiões, entre Porto e Óquei de Barcelos na ronda inaugural, com mediáticas queixas dos barcelenses, e no embate entre Paço de Arcos e Braga, da 14ª jornada, a 26 de Janeiro.

De resto, entre os dois (um ou outro) já apitaram nove jogos de Benfica ou Sporting contra outros adversários. Miguel Guilherme esteve em dois de cada um dos emblemas, João Duarte esteve em quatro do Sporting e apenas um do Benfica. "Queixas" pelo desfecho, haverá em apenas uma destas partidas, a única que terminou com derrota, na recepção do Sporting ao Porto.

O último jogo dos velhos rivais com arbitragem de algum destes árbitros foi no passado fim-de-semana, com Miguel Guilherme a estar na vitória do Sporting sobre o Turquel.

Quase todos os titulados

Em prova nos quartos-de-final, estão ainda cinco dos sete vencedores da competição, faltando apenas o Académico de Cambra (eliminado pela Juventude Pacense nos 16-avos) e o moçambicano Malhangalene, ambos com um singelo troféu conquistado.

Para além de Benfica (15 troféus) e Sporting (quatro), procuram o apuramento para a Final Four, em busca de mais um título, o Porto, que já soma 17, e Óquei de Barcelos e Oliveirense, que contam os mesmos quatro que o Sporting.

O recordista de triunfos, Porto, joga em Oeiras, em casa do líder da Zona Sul da II Divisão com arbitragem de Paulo Carvalho e João Catrapona. Na presente edição do Campeonato Nacional da I Divisão, Paulo e João apenas arbitraram juntos uma partida, também na Linha de Cascais, no embate entre Parede e Benfica.

Sem qualquer jogo em dupla para a competição máxima nacional, sobem a pista Manuel Oliveira e Carlos Correia no jogo entre Juventude de Viana e o detentor do troféu Oliveirense. Manuel Oliveira, com 17 jogos arbitrados, é um dos árbitros mais chamados à I Divisão, e Carlos Correia esteve nos Clássicos dos dois últimos fins-de-semana, entre Óquei de Barcelos e Sporting e entre Benfica e Porto.

Um pouco mais a Norte, Rui Torres terá ao seu lado Miguel Azevedo, que ainda não apitou qualquer jogo na I Divisão. Já Rui Torres é o que, com 18 chamadas, soma mais jogos, a par de Ricardo Leão.

Quartos-de-final

• Valença vs. Óquei de Barcelos • 12.Mar • 21h30 • Rui Torres e Miguel Azevedo

• Oeiras vs. Porto • 12.Mar • 17h • Paulo Carvalho e João Catrapona

• Juventude de Viana vs. Oliveirense • 12.Mar • 18h • Manuel Oliveira e Carlos Correia

• Benfica vs. Sporting • 12.Mar • 19h • João Duarte e Miguel Guilherme

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Romero 'livre' para o dérbi da Taça

Romero 'livre' para o dérbi da Taça

Depois de ter sido repreendido em Dezembro, Gonzalo Romero foi agora punido com um jogo de suspensão depois de nova expulsão, mas já cumpriu e está disponível no Sporting para o dérbi dos 'quartos' da Taça com o Benfica.