Uma mão no 'factor casa' para o play-off

O Benfica recebeu e venceu o Sporting no terceiro dérbi feminino da temporada entre os 'velhos rivais'. As águias fecham a primeira volta da segunda fase só com vitórias e com cinco pontos de vantagem.

Uma mão no 'factor casa' para o play-off
Foto de capa: Sport Lisboa e Benfica - Modalidades

No fecho da primeira volta no Grupo 1 da Prova 2 (segunda fase), estava em jogo na Luz a liderança.

O Sporting registara um empate em São João da Madeira (2-2) e chegava com dois pontos de atraso à pista das rivais, mas com um registo impressionante do ponto de vista defensivo. As leoas de Nuno Pinto, para além dos dois tentos sofridos frente à Sanjoanense, só tinham sofrido um outro golo, em Coimbra.

Num dérbi de equilíbrios, o meio da primeira parte foi decisivo. Marlene Sousa e Cata Flores marcaram para uma vantagem de dois golos e o Sporting não teve "garras" para virar a partida. A equipa verde-e-branca, por Rita Lopes, desperdiçaria um livre directo depois de azul a Marlene Sousa e também não aproveitou o respectivo powerplay.

Ana Catarina Ferreira ainda reduziu antes do fecho dos primeiros 25 minutos, fazendo as leoas acreditar. Entraram mais agressivas na etapa complementar, mas Marlene Sousa estancou a reacção aos quatro minutos, com um 3-1 que perduraria até final.

Numa fase que serve para alinhar as equipas - e dar o "factor casa" - para o decisivo play-off, o Benfica lidera com sete vitórias em outros tantos jogos e 72 golos marcados. Mais do dobro da segunda equipa mais concretizadora, o CACO, que soma 30.

O Sporting sofreu tantos golos na Luz como sofrera nos outros seis jogos, mas a meia dúzia de vezes que foram ao fundo das suas redes buscar a bola não deixa de impressionar. Com cinco pontos de atraso, depende agora de um deslize encarnado para ainda poder aspirar ao 1º lugar.

Este foi o terceiro dérbi entre Benfica e Sporting da temporada, com saldo positivo para as pupilas de Paulo Almeida. Ainda na primeira fase, tinham vencido por 0-4 no João Rocha e empatado a três na Luz.

Classificação

1º Benfica (21 pontos), 2º Sporting (16), 3º Sanjoanense (11), 4º CACO (10), 5º Académico da Feira* (7), 6º Gulpilhares* (5), 7º Académica de Coimbra (4), 8º Carvalhos (2)

*menos um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
É golo! De Grimalt...?

É golo! De Grimalt...?

Trissino e Lodi defrontaram-se esta quarta-feira em antecipação da 23ª jornada. O líder Trissino carimbou uma importante vitória por 3-1, com o golo do Lodi a ser assinado pelo argentino Valentin Grimalt. O guarda-redes.

Paredes recebe (também) a Final Four da Taça WSE

Paredes recebe (também) a Final Four da Taça WSE

Depois dos Europeus de Sub-17, Sub-19 e Seniores Masculinos, o Comité-Técnico europeu volta a confiar uma organização a Paredes. Desta feita, o Multiusos será palco da Final Four da Taça WSE, a que a Juventude de Viana aspira estar presente.

Follonica de Sérgio Silva 'fecha' Final Four da Coppa

Follonica de Sérgio Silva 'fecha' Final Four da Coppa

O Follonica venceu o Grosseto e fecha o lote de equipas na Final Four da Taça. O adversário será o anfitrião Forte, ubíquo, mas que deverá priorizar esta prova em relação à Golden Cup em que, na mesma semana, participa na Corunha.

Rigor valonguense 'desmonta' líder

Rigor valonguense 'desmonta' líder

Com uma exibição praticamente irrepreensível, o Valongo venceu o líder Porto por 4-0. Bernardo Mendes 'fechou a porta' e os valonguenses venceram os dragões quase oito anos depois...