Saint-Omer campeão em França

O Saint-Omer é campeão francês pela 10ª vez na sua história. A equipa do português Pedro Chambel venceu o Nantes por 5-2 e revalida o título conquistado em 2020 com duas jornadas por disputar.

Saint-Omer campeão em França
Foto de capa: SCRA Saint-Omer

Com uma vitória na recepção ao Nantes por 5-2, o Saint-Omer garantiu matematicamente o título gaulês. O empate era suficiente para assegurar a conquista independentemente do resultado do perseguidor Quévert em Coutras e de faltarem mais duas jornadas para o fim da prova.

Com 18 jornadas realizadas, o Saint-Omer tem o melhor ataque da N1 Élite, com 91 golos marcados e, vincadamente, a melhor defensiva, com apenas 40 tentos sofridos. Figura do sucesso defensivo da equipa agora bicampeã, é o guarda-redes Pedro Chambel.

Em Saint-Omer desde 2016, o guardião português de 28 anos conquista o seu segundo título de campeão, depois de um título questionavelmente entregue em 2020, quando o campeonato foi interrompido, mas a distância pontual para o La Vendéenne era diminuta.

De resto, este é o 10º título gaulês do Saint-Omer. Em 1991 venceu pela primeira vez e, embalado, conquistou logo quatro seguidos. Depois, mais espaçadamente venceu em 2001, 2006, 2009 e 2013. Seguiram-se títulos aos pares para Quévert (2014 e 2015), La Vendéenne (2016 e 2017) e novamente Quévert (2018 e 2019, em ambos com o Saint-Omer vice), até ao tal título de 2020, que o Saint-Omer agora defendia depois do campeonato cancelado de 2020/21.

A equipa vencedora da Supertaça em Setembro e agora campeã é orientada por Fabien Fabien Savreux, seleccionador que conduziu a França - com o jovem Leo Savreux - à prata em Paredes, e, para além de Pedro Chambel, destacam-se no plantel os catalães Roc Llisa e Marçal Cuenca, melhores marcadores da equipa, o argentino Guido Pellizzari que, entre 2016 e 2018, representou o Valença e este sábado completou 30 anos, e o experiente internacional Mathieu Le Roux.

Já em festa, o Saint-Omer receberá o Ergue-Gabéric a 11 de Junho, fechando o campeonato a 18 em Lyon.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Vai ser decidido em pormenores, e o controlo emocional é um desses pormenores»

«Vai ser decidido em pormenores, e o controlo emocional é um desses pormenores»

Paulo Freitas reconheceu algum descontrolo emocional num jogo, diz, decidido com dois golos (de Ordoñez) em dois minutos. João Alves apelou à presença dos adeptos do Sporting no João Rocha.

«Elevada preocupação, e rejeição»

«Elevada preocupação, e rejeição»

A FPP reagiu num comunicado de dois parágrafos, assinado por três órgãos, aos incidentes do dérbi entre Benfica e Sporting. Sem mais, reclama uma «reflexão, séria, sobre a forma de estar no desporto».

Dérbi ferveu até deitar por fora

Dérbi ferveu até deitar por fora

O vermelho a Henrique Magalhães foi escasso para um dérbi entre Benfica e Sporting que ferveu em várias lutas pouco dignificantes, com as águias a marcarem mais golos e a igualarem a eliminatória. Em Barcelos, o Porto venceu e está a um triunfo da final.