Castigo para três leões e duas águias
Há castigo para cinco jogadores do badalado dérbi entre Benfica e Sporting. Henrique Magalhães, o único expulso, 'leva' dois jogos. Sem processo, Ferran Font e Pedro Henriques levam três e Edu Lamas e João Souto dois.
O Conselho de Disciplina da Federação de Patinagem de Portugal deliberou, em decisão datada desta segunda-feira, castigar Henrique Magalhães com uma suspensão de duas partidas. O internacional português de 30 anos foi o único expulso no dérbi entre Benfica e Sporting de sábado passado e lamentou nas redes sociais o acto irreflectido e, referindo que já pedira desculpas ao colega de profissão Pablo Álvarez, estendeu o pedido de desculpas ao Sporting e aos adeptos.
Mas o castigo a Henrique não é a única consequência disciplinar imediata dos "incidentes" do jogo da Luz, que conquistou espaço nos blocos noticiosos televisivos pelos piores motivos.
Estranhamente sem a necessária instauração de processo, tratados como se tivessem sido expulsos, há castigos de três jogos de suspensão para Ferran Font e Pedro Henriques e de dois jogos para Edu Lamas e João Souto. Incólumes entre os mediaticamente mais visados, ficam Lucas Ordoñez e, num caso distinto, Ângelo Girão. O guarda-redes leonino foi "julgado e punido" pela dupla de arbitragem com um azul, ao passo que todas as outras situações aconteceram longe dos olhares dos árbitros da partida.
O impacto mediático dos incidentes terá pesado na celeridade da aplicação dos castigos. Mas tal abre um precedente que - principalmente na primeira metade da época, com mais jogos - será complicado de gerir pelo Conselho de Disciplina.
Em relação ao cumprimento dos castigos, recorde-se que esta série tem certas mais duas partidas - esta terça-feira, no João Rocha, e sexta-feira, na Luz - e poderá haver um quinto jogo, no domingo, no João Rocha, caso se verifique uma igualdade com duas vitórias para cada equipa ao cabo das primeiras quatro partidas.
Caso "sobre" um jogo de castigo a Ferran Font e Pedro Henriques nesta meia-final, será cumprido no primeiro jogo da final para o jogador da equipa apurada ou no primeiro jogo oficial da próxima época no caso do afastado.
Terça-feira, 7 de Junho de 2022, 16h47