Final agora, Supertaça em Setembro

Para além da presença na final do campeonato, o triunfo do Benfica sobre o Sporting garante o duelo dos encarnados com o Porto no regresso da Supertaça António Livramento. Será o 11º confronto entre dragões e águias na prova.

Final agora, Supertaça em Setembro

Independentemente do desfecho da final do Campeonato Nacional da I Divisão, já é certo que a próxima edição da Supertaça António Livramento terá frente-a-frente Porto e Benfica.

O Porto assegurou desde logo a sua presença, a 28ª em 37 edições, com o triunfo na Taça de Portugal numa final frente ao Benfica. A outra vaga é para o campeão nacional ou, caso haja dobradinha azul-e-branca, para o finalista vencido da Taça. Seja como for, com o apuramento para a decisão do campeonato, o Benfica já garantiu a sua presença, a 19ª.

A Supertaça, "António Livramento" desde 1999, vai para a sua 38ª edição. Realizada desde 1983, tem o Porto como grande dominador, somando 23 triunfos.

A pandemia e o cancelamento da Taça de Portugal, levaram a que a prova não fosse realizada em 2020 e 2021, mas o regresso está já marcado, para 10 de Setembro, no Pavilhão Municipal de Barcelos.

O Porto é o detentor do troféu desde 2019, quando venceu a Oliveirense no culminar de quatro triunfos consecutivos. O primeiro desta série, em 2016, foi sobre o Benfica, na Mealhada, por 13-7, naquele que foi o jogo com mais golos de sempre na prova.

A decisão entre dragões e águias é de resto a mais recorrente, com 10 duelos, quase sempre a sorrirem aos azuis-e-brancos. Nestes 10 confrontos entre as duas equipas mais tituladas do Hóquei em Patins nacional, o Porto somou oito triunfos, tendo o Benfica apenas vencido em 2002, então ainda a duas mãos, e 2010.

Distante das 23 conquistas dos dragões, o Benfica é a segunda equipa mais titulada, ainda que com "apenas" sete troféus ganhos. O último data de 2012, sobre uma Oliveirense que já esteve seis vezes na decisão e nunca ganhou.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Sul-Americano com ouro sobre albiceleste

Sul-Americano com ouro sobre albiceleste

A Argentina venceu o Sul-Americano feminino e masculino em finais com o Chile, perante um Aldo Cantoni, mais uma vez, repleto. Se no feminino, o triunfo foi claro, no masculino foram necessárias grandes penalidades...

Trissino campeão em Itália em época de sonho

Trissino campeão em Itália em época de sonho

O Trissino confirmou este domingo uma temporada extraordinária, juntando o título italiano ao europeu. A equipa orientada por Alessandro Bertolucci e capitaneada por João Pinto venceu o agora ex-campeão Lodi em apenas três jogos.

Benfica vence em casa do campeão e avança para a final

Benfica vence em casa do campeão e avança para a final

O Benfica venceu no prolongamento da 'negra', no João Rocha, e afastou o campeão nacional Sporting a caminho da final com o Porto. Edu Lamas apontou os dois golos no tempo extra de (mais) um grande jogo de Hóquei desta série.