Final agora, Supertaça em Setembro
Para além da presença na final do campeonato, o triunfo do Benfica sobre o Sporting garante o duelo dos encarnados com o Porto no regresso da Supertaça António Livramento. Será o 11º confronto entre dragões e águias na prova.
Independentemente do desfecho da final do Campeonato Nacional da I Divisão, já é certo que a próxima edição da Supertaça António Livramento terá frente-a-frente Porto e Benfica.
O Porto assegurou desde logo a sua presença, a 28ª em 37 edições, com o triunfo na Taça de Portugal numa final frente ao Benfica. A outra vaga é para o campeão nacional ou, caso haja dobradinha azul-e-branca, para o finalista vencido da Taça. Seja como for, com o apuramento para a decisão do campeonato, o Benfica já garantiu a sua presença, a 19ª.
A Supertaça, "António Livramento" desde 1999, vai para a sua 38ª edição. Realizada desde 1983, tem o Porto como grande dominador, somando 23 triunfos.
A pandemia e o cancelamento da Taça de Portugal, levaram a que a prova não fosse realizada em 2020 e 2021, mas o regresso está já marcado, para 10 de Setembro, no Pavilhão Municipal de Barcelos.
O Porto é o detentor do troféu desde 2019, quando venceu a Oliveirense no culminar de quatro triunfos consecutivos. O primeiro desta série, em 2016, foi sobre o Benfica, na Mealhada, por 13-7, naquele que foi o jogo com mais golos de sempre na prova.
A decisão entre dragões e águias é de resto a mais recorrente, com 10 duelos, quase sempre a sorrirem aos azuis-e-brancos. Nestes 10 confrontos entre as duas equipas mais tituladas do Hóquei em Patins nacional, o Porto somou oito triunfos, tendo o Benfica apenas vencido em 2002, então ainda a duas mãos, e 2010.
Distante das 23 conquistas dos dragões, o Benfica é a segunda equipa mais titulada, ainda que com "apenas" sete troféus ganhos. O último data de 2012, sobre uma Oliveirense que já esteve seis vezes na decisão e nunca ganhou.
Segunda-feira, 13 de Junho de 2022, 12h10