Benfica e Valongo discutem título de Sub-19

Numa meia-final com o Tomar só decidida em prolongamento, o Valongo marcou encontro com um afirmativo Benfica para a final do Nacional de Sub-19. Nos Sub-15, Benfica e Sporting vão reeditar a final da Eurockey Cup.

Benfica e Valongo discutem título de Sub-19

Ficaram este sábado definidos na Luz os jogos finais do Campeonato Nacional de Sub-19, com Benfica e Valongo a conquistarem o lugar na final.

Antes da partida que coroará novo campeão júnior três anos depois, Paço de Arcos e Oliveirense disputam o 7º lugar. A equipa da Linha perdeu com o Porto por 4-1, ao passo que os de Oliveira de Azeméis foram derrotados pelo Parede por 10-2, num resultado potenciado pela forma como a Oliveirense se apresentou para este apuramento de campeão de Sub-19.

Sem suplentes de pista, uma lesão obrigou a jogar mais de metade da partida com menos um e, do 4-1 que se registava ao intervalo, foi de forma natural que o resultado se avolumou.

Porto e Parede disputarão assim o 5º lugar, seguindo-se a disputa pelo "bronze", entre Sporting e Tomar, derrotados pelos agora finalistas Benfica e Valongo.

Benfica afirmativo

O Benfica, grande favorito à conquista do título, mostrou-se mais rápido, mais intenso, e adiantou-se ainda não estavam jogados quatro minutos, com um golo de Tiago Sanches, que bisaria ainda na primeira parte. Zé Miranda, Jota e António Inglês também marcariam no 5-0 que se registava ao intervalo.

Com poucos argumentos - e Filipe Martins a recuperar de intervenção cirúrgica - para contrariar um Benfica que, por exemplo, conta com cinco campeões da Europa de Sub-19, o Sporting veria o rival ampliar logo na primeira jogada da etapa complementar e o "sénior" Zé Miranda fazer o sétimo aos seis minutos. Um minuto depois, Filipe Reis reduziu, mas, com largos 18 minutos por jogar, o jogo estava feito. A equipa de Luís Duarte geriria o esforço até ao apito final, já a pensar na derradeira partida.

Valongo puxa dos galões

Se o dérbi da capital terminou num longo bocejo, o embate entre as duas melhores equipas da Zona Norte não demorou a despertar o público presente. E que jogo aquele a que se assistiu.

Lucas Honório marcou logo no primeiro minuto, mas, antes de estarem cumpridos quatro, já Vitor Oliveira ("Viti") tinha virado o marcador para um 1-2 que persistiria até ao intervalo.

Será redutor para as duas equipas, recheadas de bons valores, mas o duelo entre o campeão da Europa de Sub-19 Lucas Honório e o ainda Sub-17 Viti foi algo de extraordinário. São, de certeza, dos melhores dos seus anos, quiçá mesmo os melhores das fornadas de 2003 e 2006, e prometem fazer levantar pavilhões nos próximos (largos) anos. Quase sempre juntos em pista, defenderam, atacaram, inventaram lances, deram golos a marcar. Trocaram "bocas". Trocaram sorrisos. Terminaram com quatro golos cada, mas podiam ter sido muitos mais, não fossem as boas intervenções do valonguense Gustavo Carvalho e do tomarense Ricardo Vaz, este ainda Sub-17, e inconsolável após o apito final.

Antes, na etapa complementar, Lucas igualara de livre directo e Francisco Beirante colocou a equipa de João Sousa na frente aos quatro minutos. Mas Viti igualou aos seis e meio.

Com mais dois golos, Lucas Honório, deu uma vantagem importante à equipa da "cidade templária" de dois golos à entrada dos derradeiros 10 regulamentares minutos, mas rapidamente reduzida por Martim Leite, também ele campeão da Europa do escalão e o que mais próximo esteve do nível estelar de Lucas e Viti. Martim veria um azul que poderia ter sido comprometedor, mas, no terceiro duelo, Gustavo Carvalho levou a melhor frente a Lucas e, sobrevivendo à inferioridade numérica, o Valongo levaria o jogo para prolongamento. Ricardo Falé não tremeu no livre directo a dois minutos do fim.

Valongo e Tomar protagonizaram na pretérita temporada a final do primeiro campeonato nacional de Sub-23, levando os valonguenses a melhor. E, neste nacional de Sub-19, sucessor dos Sub-20, o Valongo surge também como campeão em título, depois da conquista em 2019, dado que em 2020 e 2021 a pandemia impediu a realização da prova. E, mais fresca, e fundamentalmente mais esclarecida, a equipa orientada por João Marques, secundado por Viti (pai), puxou dos galões no tempo extra.

Se "Viti", no tempo do pai, se impunha pela raça, agora impõe-se pelo puro talento, sempre adornado por um sorriso que não esconde um imenso prazer pelo jogo. Viti faria o 5-6. Respondeu Beirante, de grande penalidade (na recarga), mas, com Lucas a acusar os poucos minutos de descanso, o Valongo parecia mais perto do triunfo. Falé bisou para o 6-7 e, mesmo sem evitar a derrota, só Ricardo Vaz impediu que, no estouro físico e mental dos seus colegas de pista, o resultado se alterasse.

A final entre Benfica e Valongo joga-se a partir das 16h no Pavilhão da Luz. As águias, com um grupo que poderia ombrear (e ombreou, na II Divisão) com muitas equipas seniores, são favoritas, mas será importante, mesmo com o jogo desgastante que a equipa de João Marques teve, não menosprezar o espírito - e o talento - valonguense.

Velhos rivais reeditam Eurockey Cup

Nos Sub-15, Benfica e Sporting venceram respectivamente Porto (4-2) e Oeiras (3-2) e vão reeditar a final da Eurockey Cup, o mais importante torneio europeu jovem de clubes.

As equipas de José Miguel Dantas e Nuno Pinto confirmaram o favoritismo que - esperando-se mais da Oliveirense - lhes era apontado e prometem um espectáculo semelhante ao que protagonizaram em Lloret, na Catalunha, no início de Novembro. Então, o Benfica levou a melhor, mas apenas no desempate por livres directos .

Desta feita, o encontro está marcado para o pavilhão do Sacavenense, casa dos escalões de formação do Sporting, a partir das 16h.

Quartos-de-final

Sporting 2-1 Porto

Valongo 6-4 Parede

Tomar 6-1 Oliveirense

Benfica 5-0 Paço de Arcos

5º ao 8º lugar

Porto 4-1 Paço de Arcos • 2.Jul

Parede 10-2 Oliveirense • 2.Jul

Meias-finais

Benfica 7-1 Sporting • 2.Jul

• Tomar 6-7 Valongo (5-5, 1-2 prol.) • 2.Jul

7º e 8º lugar

• Paço de Arcos vs. Oliveirense • 3.Jul • 10h

5º e 6º lugar

• Porto vs. Parede • 3.Jul • 12h

3º e 4º lugar

• Sporting vs. Tomar • 3.Jul • 14h

Final

• Benfica vs. Valongo • 3.Jul • 16h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny