Do repetente Gonçalo ao estreante Roberto
Na 2ª edição oficial da Elite Cup, Gonçalo Alves, com um talismã infalível, é o único repetente nas escolhas para o Cinco Ideal, voltando a intrometer-se entre talento estrangeiro. Roberto Di Benedetto, recém-chegado a Portugal, entra no Cinco.
Xavi Maliàn, Gonçalo Alves e Ezequiel Mena, do Porto, e Roberto Di Benedetto e Pablo Álvarez, do Benfica, foram os eleitos pela imprensa presente na segunda edição oficial da Elite Cup para o Cinco Ideal.
Um ano depois, Gonçalo Alves teima em intrometer-se entre o talento que chega de além-fronteiras. Em 2021, o atacante português "alinhou" ao lado dos argentinos Conti, Reinaldo Garcia, Danilo Rampulla e Dario Giménez, agora os colegas de "equipa" são Xavi Malián, Ezequiel Mena, Roberto Di Benedetto e Pablo Álvarez.
Melhor marcador da prova com sete golos, tendo marcado quatro golos na partida com o Tomar, dois frente ao Sporting e um na final com o Benfica, Gonçalo Alves teve o condão de ser uma espécie de "abre-latas", marcando sempre o primeiro golo em cada jogo.
Este ano, ao seu lado para o Cinco Ideal, perfilam dois argentinos, um catalão e um francês, para um grupo diversificado.
Ezequiel Mena protagonizou uma grande final, com dois golos e uma assistência, ao passo que Pablo Alvarez vai começando a confirmar os pergaminhos que, na última temporada, a de sua de estreia em Portugal, colocaram a fasquia muito alta.
Do Velho Continente, o campeão da Europa Xavi Malián teve três exibições seguríssimas, a granjear elogios dos adversários e a ser decisivo para que os dragões terminassem com apenas quatro golos sofridos. O prémio de melhor jogador da prova assenta-lhe bem. Roberto Di Benedetto estreou-se. não só na eleição para o Cinco Ideal, como em provas oficiais em Portugal. Diferenciado, com uma altura a rivalizar com a do irmão Carlo, mas fisicamente mais possante, mostrou-se praticamente impossível de parar quando embalava e a eleição é um carimbo de qualidade como reforço para Nuno Resende.
Gonçalo e o seu talismã
De um semblante pesado para a foto do Cinco Ideal em 2021 a um largo sorriso em 2022 vai todo um ano de conquistas para Gonçalo Alves. Em 2022, já vai no terceiro título e a poder juntar-lhe a Supertaça, já no próximo fim-de-semana, e o Campeonato do Mundo. Mas o maior "título" chegou no ano passado.
"O melhor ano foi 2021, que é o nascimento do meu filho. Desde a chegada do meu filho, do nascimento dele, que é o meu talismã, temos vencido tudo o que há para vencer", notou. Pablo Alves nasceu a 15 de Dezembro. Quatro dias depois, o Porto vencia a Taça Intercontinental. E não parou de vencer.
"O nosso objectivo era continuar a vencer. Estamos com uma excelente equipa, um excelente jogo de Hóquei em Patins e o nosso objectivo é vencer todas as competições em que vamos entrar esta época. A Elite Cup é a primeira competição. Agora temos para a semana a Supertaça. Esta já está ganha, e acho que demonstrámos durante os três dias que fomos a melhor equipa", analisou.
Com sete golos em três jogos, Gonçalo mostra que a veia goleadora se mantém, mas não promete golos. "Podemos esperar que eu vá trabalhar, que vá ajudar a minha equipa a ganhar", assegurou. "E a mim cabe-me marcar os golos e ao Mali cabe-lhe defender as bolas, e eu vou tentar ao máximo ajudar a minha equipa, seja com golos, seja com assistências, seja a não vá fazer, mas estar dentro do grupo para ajudarmos a conquistar os objetivos.
O atacante deixaria elogios ao seu guarda-redes, Xavi Malián, escolhido como melhor jogador do torneio. "É o trabalho dele, ele tem que parar as bolas, nós temos de marcar os golos, é um trabalho de equipa. Sem dúvida que tem vindo a fazer grandes épocas e esta não foge à regra. Tem sido mais um início de época excelente dele. O ano passado acabou a época como o melhor guarda-redes do campeonato e agora está a continuar ao nível do ano passado", referiu.
Fim-de-semana perfeito
No Porto desde 2019, Xavier Malián entra da melhor maneira no seu último ano de contrato, a mostrar que a ligação aos dragões poderá estar para durar.
"Foi o fim-de-semana perfeito, mas tenho que agradecer à equipa que jogou muito bem nos três jogos. Acho que fizemos três jogos perfeitos, e cumprimos o objetivo que tínhamos marcado quando começamos a pré-época, que era voltar a conquistar a Elite Cup", referiu, sendo que a Elite Cup, então oficiosa e em Portimão, foi o primeiro troféu conquistado pelo catalão ao serviço dos azuis-e-brancos.
Agora, o guarda-redes repartiu o mérito. "Quando os teus jogadores te ajudam muito, tu estás com mais confiança, dás-lhe confiança a eles e eles aos guarda-redes. É por isso que sem eles não seria possível. Estou muito contente, claro, mas também contente por eles", vincou.
Segunda-feira, 5 de Setembro de 2022, 9h56