Veludo e Diogo Neves brilham no arranque da Serie A1

Um a defender e outro a marcar. Francisco Veludo e Diogo Neves foram protagonistas, e apontados como os melhores, nas vitórias de Bassano e Hockey Vercelli no arranque da Serie A1. Filipe Fernandes, na estreia absoluta em Itália, também venceu.

Veludo e Diogo Neves brilham no arranque da Serie A1

A Serie A1, principal campeonato italiano, arrancou este fim-de-semana, ainda que com duas partidas adiadas. A participação de Follonica e Trissino na Taça Continental obrigou ao adiamento dos jogos destes com Montebello e Montecchio, ficando adiada a estreia na presente edição dos portugueses Sérgio Silva, treinador do Follonica, João Pinto, capitão do Trissino, e dos reforços do Montebello, estreantes na liga italiana, Leonardo Pais (ex-Braga) e Bernardo Marques (ex-Infante Sagres).

Mas outros representantes lusos foram a jogo. E com protagonismo.

A fechar o fim-de-semana, o Bassano recebeu o Sandrigo e poderá agradecer a "São Veludo" (assim apelidado pelas redes sociais do adversário) os três pontos somados. A equipa orientada por Miguel Viterbo adiantou-se, mas, em vantagem numérica depois de azul a Samuele Muglia, Andrea Brendolin empatou, batendo Francisco Veludo depois deste ter enfrentado o primeiro livre directo... de quatro que não resultaram em golo.

Os "gialorossi" voltaram a adiantar-se, respondendo o germânico Max Thiel com o 2-2. Sobre o intervalo, o 3-2 do ex-oliveirense Pablo Cancela era injusto para os visitantes que procuraram sempre a igualdade na etapa complementar. Mas, Veludo, de regresso a Itália depois de duas temporadas ao serviço do Tomar, defendeu tudo - ganhando mais três duelos de livre directo, por exemplo - e receberia o prémio de MVP numa partida em que o Bassano só respirou de alívio no último minuto. No ímpeto do Sandrigo em busca do empate, Samuele Muglia, sem guarda-redes na baliza contrária, e Pablo Cancela, de livre directo, elevaram para um desnivelado 5-2 final.

Franco Vanzo, treinador do Sandrigo, terá sentido saudades do português Diogo Neves, que este defeso rumou ao Hockey Vercelli. Para além de todos os reconhecidos argumentos do internacional português, Diogo, na sua estreia oficial pela nova equipa, foi chamado a cinco livres directos (10ª e 15ª faltas e três azuis) e todos resultaram em golos para a equipa dirigida pelo catalão Sergi Punset, que em Portugal passou pelo Candelária. O Vercelli venceu em Grosseto por 5-7, com o inglês Alex Mount, com passado luso na Sanjoanense, a bisar para a equipa da casa.

Já Miguel Viterbo terá a lamentar a saída de Federico Ambrosio. O goleador italo-argentino não resistiu à chamada de volta (e ao dinheiro...) do Forte e arrancou o campeonato com dois golos para um triunfo tangencial, por 3-2, sobre o Monza, numa partida de inesperadas dificuldades para uma equipa recheada de estrelas como Marc Gual, Pedro Gil, Enric Torner ou Domenico Illuzzi e apostada em ganhar tudo o que houver para ganhar.

Filipe também vence

Outro português em pista nesta primeira jornada, e em estreia absoluta na Serie A1, foi Filipe Fernandes. Filipe não marcou (nem defendeu livres directos), mas também somou os três pontos da vitória, na recepção do Lodi ao Viareggio, histórico recém-regressado à Serie A1.

O jogador ex-Paço de Arcos estreou-se pelo vice-campeão italiano como titular, e viu um outro reforço, o madrileno Pablo Najera, já habituado ao campeonato italiano, decidir. No arranque da segunda parte, o tecnicista ex-Sarzana desfez - com um bis - a igualdade a um que se registava ao intervalo, e permitiu a "Gigio" Bresciani gerir o encontro no duelo com Massimo Mariotti de campeões do Mundo por Itália nos tempos de jogador [Gigio em 1997, Massimo em 1986 e 1988]. Nota para o derradeiro golo da partida, para o Viareggio, com Romeo D'Anna a marcar à sua ex-equipa de grande penalidade.

Algo surpreendente foi a derrota do Valdagno. Teoricamente reforçada para esta temporada, a equipa de Diego Mir foi derrotada por um Sarzana que conquistou a Taça de Itália e chegou à Final Four da Liga Europeia na pretérita temporada, mas que falhou os play-off e perdeu vários jogadores e o técnico Mirko Bertolucci.

Com apenas meia parte decorrida, o Sarzana já vencia por três golos sem resposta. E o experiente Sergio Festa, de 37 anos, que chegou do Forte e marcara o terceiro golo, marcaria mais dois para elevar para 1-5 ainda com largos 10 minutos para jogar. O Valdagno ainda apontou um segundo golo, mas não evitou uma pesada derrota perante o seu público.

1ª Jornada

Lodi 4-2 Viareggio • 17.Set

• Grosseto 5-7 Vercelli • 17.Set

Forte 3-2 Monza • 17.Set

• Valdagno 2-5 Sarzana • 17.Set

Bassano 5-2 Sandrigo • 18.Set

• Follonica vs. Montebello • 21.Set • 20h45

• Trissino vs. Montecchio • 21.Set • 20h45

Classificação

1º Bassano (3 pontos), 2º Sarzana (3), 3º Lodi (3), 4º Vercelli (3), 5º Forte (3), 6º Follonica* (0), 7º Montebello* (0), 8º Montecchio* (0), 9º Trissino* (0), 10º Monza (0), 11º Grosseto (0), 12º Viareggio (0), 13º Sandrigo (0), 14º Valdagno (0)

*menos um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Semana de Europeu de Sub-17

Semana de Europeu de Sub-17

Arranca esta segunda-feira o 41º Campeonato da Europa de Sub-17 em Sant Sadurní d'Anoia, na segunda vez que tem lugar na Catalunha. A Espanha parte como tricampeã e Portugal tenta recuperar um título que lhe escapa desde 2017.

Campeão entra a perder

Campeão entra a perder

O Sporting venceu o Porto no João Rocha por 4-2 no primeiro Clássico da temporada para o campeonato, 'retribuindo' a derrota na Elite Cup. O campeão não entrava a perder no campeonato seguinte há 17 anos.

Valongo conquista a Taça Continental

Valongo conquista a Taça Continental

O Valongo conquistou a Taça Continental, num feito ímpar da história do clube. É o primeiro título internacional, um prémio para o grande trabalho que tem sido realizado por Edo Bosch no comando técnico, potenciando jovens talentosos.