Itália anuncia convocados e leva plantéis alargados
A Itália anunciou os convocados para os World Skate Games e, à cautela, leva 'reservas' nas três selecções. Nos seniores masculinos, há cinco campeões europeus pelo Trissino e apenas duas mudanças em relação ao Europeu.
Alessandro Bertolucci e Massimo Giudice já definiram as selecções masculinas (seniores e Sub-19) e feminina que viajarão até San Juan para discutir os campeonatos do Mundo de cada categoria.
Ao contrário das congéneres de Portugal e Espanha, a Itália foi cautelosa e Bertolucci viajará com 12 atletas em cada selecção e Giudice com 11, levando uma terceira guarda-redes.
Nos seniores masculinos, Alessandro Bertolucci não mexe muito em relação ao Campeonato da Europa de Paredes em 2021, prova em que perdeu com a França, mas empatou a quatro com Espanha e Portugal. O bronze, "ex aequo" com a selecção das quinas, acabou por ser um justo prémio, e agora saem apenas o guarda-redes Bruno Sgaria e Domenico Illuzzi (que perdeu o estatuto de capitão durante o Europeu) para a entrada de Stefano Zampoli e Francesco Banini.
O guarda-redes Zampoli reforça o contingente do Trissino nos "azzurri". A equipa campeã italiana e campeã europeia - também treinada por "Alex" Bertolucci - contará com nada menos do que cinco jogadores na selecção. Francesco Banini tem brilhado ao serviço do Follonica de Sérgio Silva e na pretérita temporada foi um dos dois Sub-23 a marcar mais de 30 golos na Serie A1. Apontou 35 (Davide Nadini marcou 40) e, com apenas 20 anos, fez por merecer a chamada.
Alessandro Verona (Sporting) e "Checco" Compagno (Reus) são os "estrangeiros" chamados por Alessandro Bertolucci.
No último Mundial, no que seria a despedida de Massimo Mariotti do comando técnico, a Itália terminou em quinto lugar, o melhor possível depois de um ingrato afastamento nas grandes penalidades dos quartos-de-final, às mãos de Portugal.
Na sua preparação, a Itália participa já na próxima semana, de 13 a 16, na GoldenCat, torneio integrado na II Semana Catalã do Desporto. Defrontará as congéneres de França e Alemanha, bem como a anfitriã Catalunha.
Seniores Masculinos
Leonardo Barozzi (Follonica), Riccardo Gnata (Forte), Stefano Zampoli (Trissino); Alessandro Verona (Sporting), Andrea Malagoli, Giulio Cocco, Davide Gavioli e Francisco Ipinazar (Trissino), Davide Banini e Francesco Banini (Follonica), Federico Ambrosio (Forte) e Francesco Compagno (Reus). Seleccionador: Alessandro Bertolucci.
Aspirar a mais do que o quarto lugar
Em 2019, em Barcelona, as selecções feminina e de Sub-19 caíram nas meias-finais, não encontrando depois forças para a consolação do bronze. Terão sido resultados enquadrados nas expectativas, mas os conjuntos transalpinos procurarão surpreender os teoricamente favoritos Argentina, Espanha e Portugal, tendo - no feminino - logrado vencer as lusas na fase de grupos. Cederiam na luta pelo bronze com umas "marcianitas" (a selecção chilena) que voltarão a apresentar-se fortes.
Destaque na chamada de Massimo Giudice para Veronica Caretta e Erika Ghirardello, da competitiva OK Liga, e de um quinteto de atletas do Valdagno.
Entre os Sub-19, que serão liderados por Alessandro Bertolucci, sublinhado para a presença de Leonardo Diquigiovanni e Liam Bozzetto, que esta época já marcaram na Serie A1.
Seniores Femininos
Giorgia Meneghello (Roller Matera), Teresa Parlato (Valdagno) e Veronica Caretta (Liceo); Alice Sartori, Cristina Santochirico, Elena Tamiozzo e Elisabetta Lorenzato (Valdagno), Anna Berti (Rot. Scandianese), Erika Ghirardello (Bigues i Riells), Francesca Maniero e Pamela Lapolla (Roller Matera). Seleccionador: Massimo Giudice.
Sub-19
Jacopo Raveggi (Amatori Lodi), Mattia Taiti (Forte) e Thomas Mechini (Pumas); Alessandro Amatulli (Giovinazzo), Ettore Barbieri e Tommaso Volpe (Breganze), Gioele Piccoli e Giulio Piccoli (Trissino), Leonardo Diquigiovanni (Sandrigo), Liam Bozzetto (Lodi), Matteo Cardella (Montecchio) e Michele Pesavento (Pumas). Seleccionador: Alessandro Bertolucci.
Segunda-feira, 3 de Outubro de 2022, 22h36