Agora, os Sub-15, numa histórica 10ª edição

No arranque da 10ª edição da Eurockey Cup de Sub-15, Benfica e Académica venceram de mão cheia. Sporting (vitória tangencial), Porto (empate) e Oeiras (derrota com Barcelona) suaram na estreia.

Agora, os Sub-15, numa histórica 10ª edição

Arrancou a 10ª edição da Eurockey Cup de Sub-15. Benfica, em defesa do título, e Académica venceram de mão cheia, mas Sporting (com vitória tangencial), Porto (com empate) e Oeiras (derrotado pelo Barcelona) sentiram

É uma edição especial da competição de Sub-15 da Eurockey Cup. O escalão que em 2012 projectou o mais importante evento de clubes a nível de escalões de formação tem este ano a sua 10ª edição.

Em Lloret de Mar (sede principal) e Blanes, Benfica, Oeiras, Porto e Sporting procuram dar continuidade aos triunfos portugueses das últimas cinco edições, que terminaram com celebração de Porto (2016), Sporting (2017), Paço de Arcos (2018), Valongo (2019) e Benfica (2021). Mas sublinhado muito especial, merece a Académica de Coimbra.

A "Briosa" será o primeiro emblema português a competir na prova feminina, lançada em 2021, e, na estreia, a equipa de Diana Melo mostrou argumentos, vencendo as gaulesas do Team Bretagne com cinco golos sem resposta, com destaque para um hat-trick de Ana João Folgado. No outro jogo deste grupo E, o Manlleu, de uma teoricamente inalcançável escola feminina catalã, venceu o Alcobendas por 6-2.

Também de mão cheia, venceu o Benfica no grupo D. O campeão em título, agora às ordens de Ricardo Leão, acusou alguns nervos na estreia e vencia por tangencial 1-0 ao intervalo. Dominando o encontro frente a um Valdagno que não deixou de espreitar o contra-ataque, as águias foram mais eficazes na etapa complementar, em particular da marca de grande penalidade. Duarte Alves converteu as duas oportunidades que teve e deu um colorido diferente ao marcador.

Mais dificuldades sentiram Porto, Sporting e Oeiras.

No grupo A, os dragões defrontaram um valoroso Forte e tiveram de recuperar de duas desvantagens na primeira parte para levarem o jogo igualado a dois para o descanso. Na segunda parte, os pupilos de Diogo Rufino - já um "veterano" nestas andanças de Eurockey Cup - lograram uma vantagem de dois tentos, mas os italianos reduziram e chegaram mesmo ao empate a quatro no derradeiro minuto.

O Porto teve uma derradeira oportunidade de livre directo, mas não conseguiu transformar, sendo preciosa a "vitória" posterior nos livres directos, para eventual desempate com os italianos nas contas finais.

Finalistas na última edição, o Sporting, agora com Rafael Rafael ao leme, protagonizaram uma das outras partidas emotivas desta ronda inicial. Dois golos de Diogo Figueira na primeira parte não valiam mais do que uma igualdade ao intervalo e os golos rarearam na etapa complementar. João Lampreia assinaria o único tento nos segundos 15 minutos, valendo o triunfo aos verde-e-brancos no arranque deste grupo B.

No grupo C, a estreia absoluta do Oeiras na Eurockey Cup foi apadrinhada por nada menos que o Barcelona. No duelo com o gigante da Catalunha, a equipa de José Carlos Califórnia - que, ao serviço do Benfica, tantos confrontos históricos teve com os "blaugrana" - foi estóica e o resultado só ganhou outras proporções no derradeiro minuto.

Em desvantagem por 0-3, a equipa da Linha de Cascais reduziu ainda na primeira parte, por Rodrigo Potier, não havendo mais mexidas no marcador até esse último minuto. No tudo por tudo do Oeiras, o Barcelona logrou mais dois golos para um triunfo por 1-5 que, nesta fase, em nada comprometem as aspirações da equipa portuguesa. Esta sexta-feira, em dia de jornada dupla que fechará a fase de grupos, o Oeiras defronta os suíços do Wimmis e os ingleses do ECU.

Todos os jogos ser acompanhados no site de resultados da competição.

Grupo A

• Lloret 1-2 Aix Les Bains

• Porto 4-4 Forte

Classificação: 1º Aix Les Bains (3), 2º Porto (1), 3º Forte (1), 4º Lloret (0)

Grupo B

Linas-Monthlhéry 7-1 Wolfurt

Sporting 3-2 Roller Bassano

Classificação: 1º Linas-Monthlhéry (3), 2º Sporting (3), 3º Roller Bassano (0), 4º Wolfurt (0)

Grupo C

• Wimmis 7-7 ECU

• Oeiras 1-5 Barcelona

Classificação: 1º Barcelona (3), 2º Wimmis (1), 3º ECU (1), 4º Oeiras (0)

Grupo D

Santa Perpétua 5-3 Cronenberg

Benfica 5-0 Valdagno

Classificação: 1º Benfica (3), 2º Santa Perpétua (3), 3º Cronenberg (0), 4º Valdagno (0)

Grupo E

• France Jeunes 2-3 HPR Team

• Bigues i Riells 1-5 Sant Cugat

Classificação: 1º Sant Cugat (3), 2º HPR Team (3), 3º France Jeunes (0), 4º Bigues i Riells (0)

Grupo F

• Team Bretagne 0-5 Académica

Manlleu 6-2 Alcobendas

Classificação: 1º Académica (3), 2º Manlleu (3), 3º Alcobendas (0), 4º Team Bretagne (0)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Preparação gaulesa arranca com 'revolução' na Catalunha

Preparação gaulesa arranca com 'revolução' na Catalunha

Começou esta quinta-feira em Olot, a primeira edição da GoldenCat, torneio de selecções integrado na 2ª Semana Catalã do Desporto. Na preparação para o Mundial, a França venceu a Catalunha por 5-4.