Oportunidade para os jovens

A pausa para o Mundial e as ausências dos internacionais proporciona uma oportunidade única para a integração de jovens valores. Esta quarta-feira, Nuno Resende estreou quatro jovens, um deles com apenas 15 anos...

Oportunidade para os jovens

As selecções trabalham há cerca de duas ou três semanas tendo em vista o Campeonato do Mundo que se disputa entre 7 e 13 de Novembro em San Juan, na Argentina, "privando" os clubes de inúmeros internacionais e obrigando ao adiamento de jogos.

Aproveitando alguns torneios promovidos pelas associações, as equipas do principal escalão procuram aprimorar mecanismos para o que resta da temporada com quem fica a aguardar a chamada da sua selecção numa próxima ocasião e com os jovens que espreitam uma sempre difícil oportunidade entre os seniores e a equipa principal.

Jotta, da escola do Paço de Arcos, foi figura de um Benfica campeão nacional de Sub-19 e procura afirmação nos seniores.
Jotta, da escola do Paço de Arcos, foi figura de um Benfica campeão nacional de Sub-19 e procura afirmação nos seniores.

Na sua preparação, o Benfica deslocou-se esta quarta-feira a Massamá para um jogo da Taça Jesus Correia, onde defrontou uma Stuart que este ano lançou a equipa de seniores masculinos, ocupando, às ordens de Paulo Pantana, o 8º lugar entre 14 equipas da Zona Sul A da III Divisão.

O resultado final de 1-13 favorável às águias deixa pouco que contar sobre a partida em si. Nuno Resende começou o jogo com Bernardo Mendes, Edu Lamas, Gonçalo Pinto e Poka, a que se juntavam Jotta (no cinco inicial), Afonso Sousa e o guarda-redes João Seixas, já todos com idade sénior e integrantes da equipa "B" das águias que disputa a Zona Sul da II Divisão. E três (ainda mais) jovens em estreia para além de Jotta: Tiago Duarte, Martim Costa e Santiago Honório.

Martim Costa começou, tal como Tiago Duarte (na foto de capa), no Oeiras, mas cedo foi identificado e
Martim Costa começou, tal como Tiago Duarte (na foto de capa), no Oeiras, mas cedo foi identificado e "agarrado" pelas águias. São ambos internacionais Sub-17.

Os encarnados chegaram ao intervalo a vencer por "apenas" 0-4, mas sem satisfazer o técnico. Os reparos ao intervalo terão empurrado a equipa para um 1-7 nos primeiros quatro minutos da etapa complementar e houve intensidade até ao derradeiro. Já com Miguel Soares (guarda-redes que defrontou o emblema que representou até 2019, quando se mudou para a Stuart), de 17 anos, na baliza, os encarnados - mesmo que a equipa de Massamá nunca baixasse os braços - dilataram paulatinamente até aos números finais.

À margem do resultado, ficará a estreia dos três mais jovens do Benfica. Com os "pesados" números dos estelares Carlos Nicolia, Nil Roca e Diogo Rafael, os ainda imberbes - e de cabelo praxado - Tiago Duarte, Martim Costa e Santiago Honório.

Santiago Honório estreou-se na equipa principal dos encarnados com 15 anos e a camisola 4 do conterrâneo Diogo Rafael.
Santiago Honório estreou-se na equipa principal dos encarnados com 15 anos e a camisola 4 do conterrâneo Diogo Rafael.

Tiago e Martim, que terminam o seu primeiro jogo pela equipa principal do Benfica com um golo apontado, começaram no Oeiras e Santiago no Turquel. Cedo deram nas vistas, sendo que turquelense, o mais novo dos três, ainda representou o Sporting antes de assentar arraiais nas águias. Tiago completou 17 anos em Setembro, Martim fez 16 em Junho, mês em que Santiago completou 15.

"Grandes" muito desfalcados

As chamadas ao Campeonato do Mundo só deixaram quatro atletas a Nuno Resende e ao Benfica (seriam cinco se Pol Manrubia não tivesse saído para o Liceo), mas também a Ricardo Ares e ao Porto. Dos 11 que também constituem a equipa principal dos dragões, Ares só pode contar nesta pausa com Reinaldo Garcia, o guarda-redes Tiago Rodrigues e os jovens Diogo Barata e Roc Pujadas.

Ainda "pior" estará Alejandro Dominguez. Chegado ao Sporting neste último defeso, o técnico leonino teria com esta pausa oportunidade para uma segunda pré-época (como tiveram Resende e Ares há um ano), mas dos 10 do seu grupo principal, apenas Zé Diogo e João Almeida não viajaram para a Argentina.

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Machial 'ganha' recurso, mas perde temporada

Machial 'ganha' recurso, mas perde temporada

O pesado castigo de 12 jogos a Daniel Machial foi reduzido para seis, ficando apenas um por cumprir. No entanto, quando o regresso do guardião do Murches parecia próximo, uma fractura no braço hipoteca a temporada.