Uma inevitável goleada
Portugal entrou no Mundial de Sub-19 com uma esperada goleada frente à frágil selecção dos Estados Unidos. Os pupilos de Vasco Vaz venceram por 23-0 antes de, esta segunda-feira, defrontarem os detentores do título, a Espanha.
Foto de capa: Miguel Cassini / Hockey ApasionadoEra uma goleada esperada e inevitável, com Portugal a vencer os Estados Unidos por 23-0 na ronda inaugural da fase de grupos do Campeonato do Mundo de Sub-19.
João Pedro Inácio, oportuno na área, inaugurou ainda no primeiro minuto, bisando pouco mais de um minuto depois. Nunca abdicando da sua defesa num quadrado bem vincado no piso de um Aldo Cantoni ainda despido de público, os Estados Unidos veriam Henrique Vigário e Filipe Martins ampliar para 4-0 com oito minutos decorridos.
Aos 11 minutos, Vasco Vaz pediu desconto de tempo e trocou os quatro jogadores de pista, mantendo apenas, dos titulares, o guarda-redes Guilherme Duro. Novo golo luso demorou quatro minutos, mas, em meio minuto, marcaram Miguel Henriques, Vítor Oliveira ("Viti") e Tiago Sanches, para, pouco depois, Sanches bisar para o 8-0. Diogo Pernas faria o nono e, a sete minutos do intervalo, já todos os jogadores de pista portugueses tinham marcado menos Gonçalo Santos ("Totti"), que viria mesmo a terminar com várias assistências, mas em branco.
Antes do descanso, Miguel Henriques, Viti (por duas vezes) e Diogo Pernas elevaram para 12 golos sem resposta.
Jogo entre Portugal e Estados Unidos só teve uma falta cometida por cada equipa. A falta norte-americana só surgiu no último minuto.
Na etapa complementar, já com "Kiko" Fernandes na baliza, o seu ex-colega no Benfica (agora cedido ao Parede), Pernas, abriu cedo as "hostilidades", demorando o 15º mais um pouco, marcando Henrique Vigário aos 10 minutos. Pouco depois, Viti - que há pouco mais de um mês disputava o Europeu de Sub-17 - assinava o seu quarto golo na partida, servindo depois o colega valonguense Henrique Vigário para o 17-0 antes de voltar a marcar.
Miguel Henriques e Tiago Sanches fecharam as duas dezenas e Henrique Vigário fez o 21-0 antes de, a seis minutos do fim, o capitão estado-unidense ter uma soberana oportunidade para apontar o tento de honra, de grande penalidade, mas Kiko negou-lhe a glória.
O capitão português Tiago Sanches dilatou para 22-0, assistindo depois Diogo Pernas para o 23º tento luso.
Esta segunda-feira, Portugal tem um teste mais sério, defrontando a actual campeã do Mundo, a Espanha.
Domingo, 30 de Outubro de 2022, 22h32