Tempo de ataque reduzido a 35 segundos
Dois anos depois, as regras de jogo sofrerão novos ajustes, desta feita com uma alteração relevante no planeamento e desenrolar das partidas. Na próxima temporada, o tempo de ataque passará dos actuais 45 para 35 segundos.
Em relação ao que foi aprovado em Setembro de 2020, não há muitas mexidas nas regras de jogo na sua revisão de 2022. Mas uma alteração em particular obrigará a repensar a abordagem às partidas, nomeadamente no momento atacante.
Conforme testado na Liga Catalã em 2020 e já adoptado na Eurockey Cup, prova europeia de referência nos escalões de Sub-15 e Sub-17, o "tempo de ataque" passará dos actuais 45 segundos para "apenas" 35.
Os defensores desta medida encontram desde logo na matemática um bom argumento. Nos 50 minutos regulamentares de um jogo sénior (ou Sub-19) "cabem" pelo menos 67 ataques mesmo esgotando os vigentes 45 segundos, passando a haver um mínimo de 86 quando se reduz para 35 segundos. Na frieza dos número, é um aumento de cerca de 29% de ataques e, sendo o tempo mais curto para visar a baliza adversária, obrigará a um Hóquei em Patins mais directo, menos "mastigado". Se isso se traduzirá em mais golos, o que também nem sempre é sinónimo de espectáculo, será outra questão...
Recorde-se que o tempo de ataque começa a contar quando uma equipa ganha o controlo da bola (um simples toque não conta), sendo reiniciado quando há um livre directo ou grande penalidade, quando a bola toca nos postes da baliza adversária, é tocada pelo guarda-redes contrário ou ainda quando há golpe duplo.
A alteração deverá ser efectiva na Europa na próxima temporada, ou seja, a partir de Agosto de 2023.
Terça-feira, 1 de Novembro de 2022, 18h56