Encaixe táctico dá empate entre Portugal e Itália

Depois de empates no Mundial (sorrindo a Portugal nos penáltis) e no Europeu, Portugal e Itália voltaram a terminar o jogo sem vencedor. Os portugueses, a poupar Gonçalo Alves, dividiram a primeira parte de jogo, mas podem sorrir com o ponto ganho.

Encaixe táctico dá empate entre Portugal e Itália

São duas selecções que encaixam no seu rigor táctico desde que Alessandro Bertolucci e Renato Garrido assumiram o comando técnico. E terminaram o jogo da 2ª jornada do grupo A empatadas a dois golos.

Portugal entrou melhor, mas um livre directo desperdiçado por Hélder Nunes aos oito minutos deu confiança aos italianos, que foram criando mais perigo. A seis minutos do intervalo, também Malagoli desperdiçaria uma bola parada, não conseguindo bater Pedro Henriques, dono da baliza neste jogo. Dois minutos e meio depois, à terceira, uma bola parada deu mesmo golo. Giulio Cocco (ex-Porto) bateu o guardião português com um forte remate directo.

Poderia ser um ponto de desequilíbrio, mas no equilíbrio reinante entre as duas formações, Henrique Magalhães empatou apenas 10 segundos contados depois.

Gonçalo Alves, a contas com um traumatismo no joelho direito, foi poupado em toda a primeira parte, mas Renato Garrido não hesitou quando, logo no primeiro minuto da etapa complementar, foi assinalada grande penalidade a favor de Portugal. E Gonçalo entrou, marcou e saiu.

A vencer, Portugal tentou gerir o jogo, "mastigando" as suas jogadas. A Itália, como na primeira parte, ia em crescendo, e o golo aos 13 minutos, num remate rasteiro de meia distância de "Checco" Compagno estava justificado.

No encaixe táctico luso-italiano, entrava em jogo o número de faltas. A Itália chegava à nona a 10 minutos do fim e Gonçalo Alves começou a aquecer. Mas quase nem deu para aquecer... Meio minuto volvido, com um "dois-para-guarda-redes" resolvido com classe por Pedro Henriques pelo meio, caía a 10ª falta italiana. Gonçalo entrou, não marcou, e ainda foi atingido, mas o lance não deverá deixar (mais) sequelas.

Partiu Itália em busca da vitória e dispôs de oportunidades para tal. A mais flagrante surgiria a um minuto do fim, com Federico Ambrosio - um dos mais profícuos atacantes do Mundo - inusitadamente a falhar já com Pedro Henriques completamente fora do lance.

O empate ajusta-se, ainda que a Itália, em particular com a ausência de Gonçalo Alves, tenha mostrado argumentos para justificar outro resultado.

Contas

No outro jogo do grupo A, a França venceu o Chile por 7-5, relegando desde já os chilenos para o 4º lugar final e a disputa da "poule" para os quartos-de-final. Portugal defronta o Chile no fecho da fase de grupos já depois da Itália medir forças com a França.

Se houver vitória francesa ou empate, Portugal garante o 1º lugar igual desfecho dos gauleses (vitória ou empate). Caso vença a "squaddra azzurra", Portugal tem de ganhar por mais golos que os italianos - que lideram por um golo na diferença entre marcados e sofridos - para assegurar a vitória no grupo.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Portugal vence Chile e defronta Alemanha nos 'quartos'

Portugal vence Chile e defronta Alemanha nos 'quartos'

A selecção feminina portuguesa venceu o Chile por 3-2 e garantiu o 2º lugar no grupo A. Esta quinta-feira, nos quartos-de-final (já completamente definidos), defronta a Alemanha.

«Não foi hoje, mas pode ser um dia»

«Não foi hoje, mas pode ser um dia»

Ambicioso, Nery não escondeu que Angola aspirava a uma surpresa frente à Argentina, mas a anfitriã deste Mundial foi mais forte e carimbou o 1º lugar no grupo B.

«Queremos sempre ganhar, eu não estou satisfeito»

«Queremos sempre ganhar, eu não estou satisfeito»

Numa partida equilibrada, há o acordo quanto à justiça do empate que, no entanto, não deixou satisfeito Renato Garrido. Já Alessandro Bertolucci lamentou a falta de eficácia da Itália.

«A única diferença foi a eficácia na finalização»

«A única diferença foi a eficácia na finalização»

No rescaldo de uma excelente actuação frente à campeoníssima selecção espanhola, Cláudia Vicente apontou a eficácia na finalização como determinante. Hélder Antunes remeteu para qualidade das adversárias.

Argentina vence Angola e passará em primeiro

Argentina vence Angola e passará em primeiro

A Argentina venceu Angola e garantiu a vitória no grupo B. Somando a segunda derrota, Chile e Moçambique já sabem que terão de disputar a "poule" de manutenção e acesso aos quartos-de-final. No feminino, também já há certezas.