«Sempre gostei do Hóquei e tento aportar o que vivi e o que sei»

Bicampeão do Mundo, Carlos López integra agora a equipa técnica de uma selecção feminina argentina a quem o título escapa desde 2014. E continua a jogar e a ganhar. Deixou Portugal em 2016 (e voltaria...), mas nunca deixará o Hóquei.

«Sempre gostei do Hóquei e tento aportar o que vivi e o que sei»

Carlos López chegou à Europa em 1997, com apenas 20 anos, para o Liceo. Esteve ali sete épocas conquistando - entre outros- uma Liga Europeia antes de rumar ao Barcelona.

Pelos blaugrana conquistaria mais quatro Ligas Europeias e, em sete temporadas entre 2004 e 2011, seis OK Ligas.

Rumaria depois a Portugal e ao Benfica em 2011, para quatro temporadas em que se destaca a conquista da primeira Liga Europeia das águias, em pleno Dragão Caixa, em 2013, momento que continua a marcá-lo.

Em 2015, terminou contrato com o emblema da Luz e apostou em mais uma temporada em Portugal, na Oliveirense.

Tendo conquistado o máximo troféu europeu por todas as (três) equipas que representara na Europa, Carlitos quase repetia o feito pela equipa de Oliveira de Azeméis que, em 2016, na Luz, chegaria - pela primeira vez na sua agora centenária História - à final. Faltaria sorte e, segundo os oliveirenses, melhor arbitragem.

Era o final de carreira. Ou não. Porque há Hóquei em Patins para lá da Europa. E em San Juan então...

Seis anos depois do regresso ao país das pampas, Carlos López ainda joga e vai somando títulos pela UVT, como o último sul-americano. E está à espera da oportunidade de disputar a Taça Intercontinental, onde - regulamentarmente - deveriam estar também Trissino, Valongo e Lomas de Ribadavia.

Pela selecção, López conquistou dois Mundiais, em 1999 e 2015. E agora procura um outro, como adjunto de Dario Giuliani nas "águilas", a selecção feminina argentina.

A Argentina não vence o título mundial feminino desde 2014. No ano seguinte, Dario Giuliani era o seleccionador e Carlos López era o capitão de uma albiceleste masculina que, em França, conquistaria o título depois de 16 anos, "matando um borrego". Estará na hora de "matar" outro?

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Só dupla fractura afasta Pascual

Só dupla fractura afasta Pascual

Dificilmente (espera-se que não) alguém tirará o prémio de 'mais azarado' a Matías Pascual. Depois de três dias com sintomas gripais, mas a querer ir a jogo, fez uma fractura exposta de tíbia e perónio que lhe pode custar a temporada.

«As mentalidades têm de mudar em Portugal»

«As mentalidades têm de mudar em Portugal»

O resultado foi dilatado, mas a selecção feminina deixou boa imagem perante a anfitriã e candidata Argentina e vai disputar o bronze. No rescaldo, uma Marlene Sousa embargada reclamou mais apoio para o Hóquei em Patins feminino.

Argentina marca 'acerto de contas' com Portugal

Argentina marca 'acerto de contas' com Portugal

A Argentina é a adversária de Portugal na final do Campeonato do Mundo. As duas selecções reeditarão a final de 2019 depois da albiceleste ter vencido a Itália por 4-1. O jogo ficou marcado pela lesão grave de Pascual.

Portugal está na final

Portugal está na final

Portugal venceu a França por 4-0 e chega pela terceira vez consecutiva à final. Os portugueses foram sólidos defensivamente e 'mataram' o jogo nos minutos finais, aguardando agora o desfecho do embate entre Argentina e Itália.

Portugal esbarra num 'muro' e a final é a mesma desde 2017

Portugal esbarra num 'muro' e a final é a mesma desde 2017

Espanha e Argentina vão disputar a terceira final de Mundial consecutiva, depois de afastarem Itália e Portugal. As portuguesas criaram muitas oportunidades, em particular na primeira parte, mas esbarraram numa inspirada Anabella Flores.