A demanda por um (raríssimo) pleno Mundial

Depois de ter perdido as três finais em Barcelona, a Argentina já venceu duas em San Juan e procura o pleno Mundial. Só a Espanha conseguiu ter em seu poder os três títulos das três categorias com Mundiais.

A demanda por um (raríssimo) pleno Mundial

Há Campeonato do Mundo de Seniores Masculinos desde 1936. Em 1992 começou o Mundial de Seniores Femininos. E, em 2003, institui-se a competição global para os juniores, primeiro Sub-20, Sub-19 desde 2019.

Num feudo como o do Hóquei em Patins, em que são apontadas poucas potências, seria expectável que houvesse, em várias alturas, um domínio transversal. Mas tal só sucedeu duas vezes desde que se contam três mundiais.

Desde 2003, e já contando com as provas terminadas de 2022, foram disputados 29 Campeonatos do Mundo. A Espanha venceu 14. A Argentina, com dois conquistados agora em San Juan, passa a somar sete triunfos, passando os seis de Portugal. Chile e França venceram um Mundial (ambos no feminino) cada.

Quando se chegou a 2003, a Argentina tinha o título feminino e a Espanha o masculino. Portugal venceria no masculino e em juniores, mas nunca lhe conseguiria juntar um triunfo no feminino.

Em Dezembro de 2005, a Argentina juntou o título de Sub-19 ao feminino, revalidado em 2004, mas a Espanha já vencera antes em Agosto no masculino nos Estados Unidos, evitando desde logo um pleno albiceleste.

Só houve pleno de três títulos para a Espanha. Entre 11 de Outubro de 2008 e 2 de Outubro de 2010, e - de apenas uma semana - entre 5 e 14 de Julho de 2019.

E o primeiro pleno da história de três Mundiais seria espanhol.

A Espanha era campeã no masculino desde 2005 (e seria até 2015...) e em 2007 conquistou o Mundial de juniores. A 11 de Outubro de 2008, com um triunfo sobre Portugal, a Espanha sagrava-se campeã do Mundo no feminino no Japão e passava a deter as "três coroas". Em 2009, "La Roja" revalidaria o título de júnior e masculino, prolongando o seu triplo reinado, mas em 2010, a 2 de Outubro, a Argentina ergueria o troféu feminino depois da França ter eliminado a Espanha nas meias-finais.

Foi preciso esperar quase uma década para ver novo pleno, agora potenciado pelos World Roller/Skate Games.

Em 2016, a Espanha voltava a vencer no feminino oito anos depois, segurando o título até este sábado. Em 2017, conquistaria o Mundial masculino, na China. E, em 2019, conquistava o ouro nos juniores.

Em 2019, a Argentina fez um pleno... mas de prata. A albiceleste chegou às três finais, mas não logrou ganhar nenhuma.

Os juniores espanhóis conquistaram o título Mundial a 5 de Julho, perfazendo o pleno... mas só duraria uma semana. No dia 14, a Espanha revalidou o título no feminino, mas já estava fora da disputa do masculino, erguendo João Rodrigues o troféu conquistado por Portugal.

Em San Juan, poderia ter havido pleno das quinas, mas juniores e feminino caíram nas meias-finais. De resto, nunca ter vencido um título no feminino, Portugal também só conseguiria ter dois títulos em simultâneo entre 2003 e 2005, quando perdeu os Mundiais de Sub-20 e seniores masculinos conquistados dois anos antes.

Agora, perfila-se a Argentina para conquistar o pleno. Após a conquista dos seus "juveniles", Carlos Nicolia falou de uma responsabilidade e motivação acrescida. Agora certamente redobrada com o triunfo das "damas".

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Final à portuguesa: o melhor 'prato' do Mundo

Final à portuguesa: o melhor 'prato' do Mundo

A final do Mundial deverá contar com nada menos que 17 jogadores que jogam o campeonato português, a fazer jus ao epíteto de melhor do Mundo. E, entre os possíveis chamados, até há mais argentinos do Campeonato PLACARD que portugueses.

Tira-teimas em San Juan

Tira-teimas em San Juan

A partir das 23h30 sobem ao majestoso palco do Aldo Cantoni a arte de 'defender a atacar' e de 'atacar a defender'. Perspectiva-se um encaixe de vontades tácticas, como aconteceu em Barcelona, agora na terceira final entre Argentina e Portugal.

«Pedimos que este domingo o 'estádio' esteja a rebentar»

«Pedimos que este domingo o 'estádio' esteja a rebentar»

Num conferência de imprensa marcada pelo infortúnio de Matías Pascual, a Argentina pede um Aldo Cantoni cheio, a 'rebentar' para corrigir o que se passou em Barcelona. Alex Bertolucci diz-se orgulhoso da sua equipa.

«Tivemos inteligência táctica e uma gestão física perfeita»

«Tivemos inteligência táctica e uma gestão física perfeita»

Foi um jogo praticamente perfeito da selecção das quinas no objectivo de Portugal chegar à final, reconhecido pelo próprio Renato Garrido e pelo seleccionar gaulês Fabien Savreux. Será também a receita para a final que se segue.

Argentina reclama a coroa

Argentina reclama a coroa

A Argentina é a nova campeã do Mundo de Seniores Femininos, destronando a tricampeã Espanha. Perante um Aldo Cantoni repleto, as argentinas ganharam por 3-0 e arrecadam o sexto título mundial.

Portugal de bronze no feminino

Portugal de bronze no feminino

Portugal conquistou a sua sexta medalha em 16 Mundiais ao vencer a Itália pelo bronze por 0-3. Inês Severino esteve em destaque ao apontar os três golos da selecção das quinas.