Colômbia 'rouba' vaga a Moçambique

Colômbia venceu Moçambique na disputa pelo Campeonato Intercontinental e 'roubou' uma vaga a África no próximo Mundial. Recorde-se que, regulamentarmente, as vagas serão ocupadas conforme a classificação dos campeonatos continentais a realizar.

Colômbia 'rouba' vaga a Moçambique

Naquele que pode ter sido o último acto ligado à federação colombiana, André Torres garantiu uma vaga no próximo Campeonato do Mundo, previsto para 2024 em Itália.

Nas meias-finais do Campeonato Intercontinental, um golo solitário de Esteban Campo frente a Andorra, a meio da primeira parte, valeu o apuramento para a final da Colômbia.

Moçambique empatou a seis com a Suíça, com quatro golos de Marinho para os moçambicanos, e três de Pascal Kissling, uma das figuras deste campeonato secundário (a merecer outros palcos), para os helvéticos. Nas grandes penalidades, o golo de Gian Rettenmund foi insuficiente para os tentos de Marinho e Bruno Pinto ("Serôdio").

Em 2019, a Colômbia perdera a vaga precisamente para Moçambique e, agora, "vinga-se". Os "cafeteros" venceram por 4-7, com Camilo Ramirez em particular destaque ao assinar um poker, e asseguraram a "promoção".

Na outra partida importante nestas contas das vagas, o Chile venceu Alemanha - vinda do Campeonato Intercontinental - por 2-4. Joaquín Fernandez, com formação no Benfica, inaugurou o marcador na primeira parte e Alvaro Osorio, o mesmo Joaquín Fernandez e Felipe Márquez dilataram para quatro golos uma vantagem que seria atenuada nos dois minutos finais por Max Thiel, a bisar.

Assim, contas feitas à classificação relevante, no Campeonato do Mundo de 2024 haverá quatro vagas europeias (garantidas por Espanha, França, Itália e Portugal), três vagas americanas (asseguradas por Argentina, Chile e Colômbia) e uma africana (selada por Angola).

Recorde-se que as vagas deverão ser ocupadas pela classificação nos respectivos campeonatos continentais, sendo que, apenas em virtude da pandemia e da dificuldade de organizar esses campeonatos, é que se decidiu que a classificação de Barcelona decidiria as selecções participantes.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Argentina é campeã mundial (em toda a linha)

Argentina é campeã mundial (em toda a linha)

A Argentina é campeã mundial de Hóquei em Patins, depois de vencer Portugal na final por 2-4, numa 'vingança' desejada. É o sexto título albiceleste em 45 mundiais, o segundo em San Juan, 44 anos depois.

Espanha no melhor lugar possível (depois do afastamento nos 'quartos')

Espanha no melhor lugar possível (depois do afastamento nos 'quartos')

A Espanha terminou o Campeonato do Mundo em 5º lugar, ao vencer, no derradeiro jogo, Angola por 8-0. Um afastamento ingrato nos quartos-de-final, relegou 'La Roja' para uma disputa que não costuma ser sua. Angola repete o 6º lugar de 2019.