Aina, Rainha da Catalunha
Aina Florenza foi distinguida como melhor desportista catalã de 2022. Em 26 edições da Festa do Desporto Catalão, a atacante de apenas 20 anos do Palau granjeia o primeiro reconhecimento para um praticante de Hóquei em Patins.
Tem apenas 20 anos, mas há muito que é uma referência no Hóquei em Patins feminino. Esta quarta-feira, Aina Florenza marcou pelo nono jogo consecutivo para a OK Liga, ampliando para 28 golos em 14 jogos o seu pecúlio pelo Palau na edição desta época do mais competitivo campeonato feminino do Mundo. Mas tal até parece um feito menor com o que conseguira na véspera, na Festa do Desporto Catalão.
A União de Federações Desportivas da Catalunha distinguiu a jogadora do Palau com o prémio de "Melhor Desportista" de 2022 no feminino, tendo sido destacado Toni Bou, uma lenda dos trials de motos, no masculino.
O reconhecimento de Aina é histórico, o primeiro a um praticante de Hóquei em Patins em 26 edições, numa celebração desportiva que vem desde 1997... cinco anos antes de Aina nascer.
Nascida em Mataró, onde jogou até 2018, a profícua atacante foi MVP da OK Liga Feminina em 2021 e em 2022, e melhor marcadora nestas duas temporadas em que o Palau conquistou não só o título espanhol como o título europeu. E Aina não parece abrandar...
Com os referidos 28 golos é, com mais 11 golos que Sara Roces, a melhor marcadora na presente edição da OK Liga e "monopolizou" os dois troféus mensais de MVP entregues pela federação, vencendo as distinções de Setembro/Outubro e Novembro/Dezembro. Na perseguição a novo título europeu, Ainda esteve no passado fim-de-semana em Santa Maria da Feira, marcando dois golos na vitória do Palau por 2-4 sobre as portuguesas do Académico da Feira.
Campeã da Europa em 2021 e campeã do Mundo em 2019, em Barcelona, "falhou" a tentativa espanhola de conseguir o tetra mundial em San Juan, mas será certamente uma das indiscutíveis de "La Roja" que tentará o hepta europeu em Julho próximo.
Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023, 12h37