Entre Oliveirense e Óquei de Barcelos, afinal perderam os dois

Quase um ano depois, o TAD pronunciou-se sobre o protesto do Óquei de Barcelos na derrota administrativa em Oliveira de Azeméis. Sem alterar a decisão sobre os barcelenses, é dada também derrota à Oliveirense. Mas sem efeito prático.

Entre Oliveirense e Óquei de Barcelos, afinal perderam os dois

O jogo já nem foi em 2022, foi em 2021. A 8 de Dezembro, o Óquei de Barcelos vencia por em Oliveira de Azeméis por 4-6 quando a partida foi interrompida.

Quase quatro meses depois, ilibando a equipa da casa de qualquer responsabilidade nos desacatos, era atribuída uma vitória por 10-0 à Oliveirense que fazia os barcelenses cair de 3º para 5º, com necessárias implicações no alinhamento para o play-off.

O Óquei de Barcelos apresentou o caso ao Tribunal Arbitral do Desporto e, agora, volvidos 10 meses sobre o recurso, há finalmente uma decisão. Mantendo o acórdão do Conselho de Disciplina que condenou o Óquei de Barcelos à derrota, revogou a parte em que foram arquivados os autos relativamente à responsabilidade da Oliveirense.

No acórdão federativo, lia-se que "não resultou provado que a arguida tenha provocado os distúrbios que determinaram a equipa de arbitragem a dar o jogo por terminado antes do tempo regulamentar", apesar de, segundo o acórdão do TAD, o próprio chefe de segurança ter assistido à agressão de um adepto da Oliveirense a Luís Querido, o que seria catalizador dos distúrbios que se seguiriam. E que, finalmente, levariam à (definitiva) interrupção do jogo, no óbvio que escapou à disciplina federativa.

Na prática, perdendo as duas equipas, a classificação final da fase regular ficaria com o Óquei de Barcelos em 4º, com 55 pontos, e a Oliveirense em 5º, com 53, em vez dos 56 que foram considerados para o play-off, mas - para que não haja peso consciência federativa - nada, na prática, se alteraria.

Defrontando-se as duas equipas nos quartos-de-final, mudaria a ordem dos jogos, mas, mesmo sem factor casa, o Óquei de Barcelos venceu e seguiu para as meias-finais.

No entanto, com impacto esta temporada, o TAD pede um jogo de interdição para a Oliveirense. Com compromisso este fim-de-semana em Braga, o castigo deveria ser cumprido na recepção ao Valongo.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Aposta portuguesa para a prancheta do Trissino

Aposta portuguesa para a prancheta do Trissino

Pode ser quase como um 'conto de fadas'. O Trissino está apostado em garantir um treinador português para suceder a Alessandro Bertolucci na próxima época e o nome na mesa é o de Tiago Sousa, timoneiro da Sanjoanense.

Liceo e um heróico Voltregà seguem para as 'meias'

Liceo e um heróico Voltregà seguem para as 'meias'

Liceo e Voltregà estão nas 'meias' da Taça do Rei. O Liceo não sentiu dificuldades frente ao Caldes, mas o Voltregà foi heróico. A perder por 2-0 ao intervalo, no espírito de uns incansáveis 'Sac i Ganxo', consumou a reviravolta perto do fim.