Valongo procura reconstrução com seleccionador nacional

A contas com múltiplas saídas, o Valongo contará com Renato Garrido ao leme para se reconstruir e relançar na próxima temporada. O actual seleccionador nacional, de 49 anos, regressa ao trabalho de clubes três anos depois.

Valongo procura reconstrução com seleccionador nacional

Muito se tem falado da sangria que o Valongo sofrerá no próximo defeso, desde logo com as saídas de Diogo Abreu, Facundo Navarro, Nuno Santos, do guarda-redes "Xano" Edo e do treinador Edo Bosch para uma nova Oliveirense. Mas os valonguenses não fecharão portas. Renato Garrido - que cedo foi apontado como opção a par de Rui Neto - já prepara a próxima temporada.

Despontando como adjunto no Porto, Renato Garrido deixou os dragões em 2016 para assumir o cargo de técnico-principal na Juventude de Viana. Na primeira temporada, com Edo Bosch como seu guarda-redes. Na segunda, já com o catalão como seu adjunto. A dupla já terminaria essa temporada de 2017/18 em Oliveira de Azeméis, substituindo Tó Neves, e, na temporada seguinte, seria escolhida - com Nuno Cerqueira - para formar equipa técnica na selecção nacional de Luís Sénica, que "subira" a presidente federativo.

Renato, agora com 49 anos, assumiu o comando da selecção portuguesa em Fevereiro de 2019, acumulando então com o cargo de treinador da Oliveirense. Até ao final da época, venceria a Taça das Nações em Montreux pela selecção das quinas, e a Taça de Portugal pela equipa de Oliveira de Azeméis. Lograria uma épica vitória no Campeonato do Mundo nos World Roller Games de Barcelona e continuou mais uma temporada na Oliveirense.

Afastado do trabalho diário de clube, mas também do trabalho de selecções em virtude da pandemia, Renato Garrido acabaria por terminar o Europeu de 2021 com uma expulsão (com castigo ainda por divulgar) e um bronze administrativo "ex aequo" com Itália. Já sem Edo Bosch como braço direito, quedou-se pela prata no Mundial em Novembro último.

O desafio de selecções que se segue é o primeiro Campeonato da Europa de Sub-23, tendo já Garrido anunciado os convocados para Paredes, dois deles - Xano Edo e Diogo Abreu - de saída do Valongo. Para lá do final da época de clubes, está agendado o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, desconhecendo-se se o treinador poderá manter-se à frente da Selecção, o que não costuma ser apanágio no panorama português.

Na próxima temporada, o desafio é potenciar o talento de Valongo como Edo Bosch conseguiu potenciar. Curiosamente, tal como aquele que será seu antecessor, também Renato tem um filho guarda-redes entre os valonguenses, mas o jovem Martim só completa 16 anos em Março, longe do radar de uma equipa sénior que precisará de uma quase completa reestruturação.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Óquei de Barcelos vence na Luz e relança discussão

Óquei de Barcelos vence na Luz e relança discussão

O Óquei de Barcelos venceu o Benfica na Luz e relançou a luta pela vitória na fase regular. As águias continuam a liderar, mas agora com três pontos de vantagem sobre o Sporting, que venceu o Famalicense. O Porto goleou a Juventude de Viana.

20ª jornada com Clássico entre Benfica e Óquei de Barcelos

20ª jornada com Clássico entre Benfica e Óquei de Barcelos

Este sábado, realiza-se a 20ª jornada do Campeonato Placard na íntegra, com os pontos em disputa a serem cada vez mais importantes. O Benfica recebe o Óquei de Barcelos, Murches e Parede procuram, em casa, somar pontos para a manutenção.

Reus estraga a 'festa' ao Calafell e defronta Barcelona

Reus estraga a 'festa' ao Calafell e defronta Barcelona

Barcelona e Reus triunfaram nas derradeiras partidas dos quartos-de-final da Taça do Rei. Os blaugrana venceram o Igualada sem forçar, apesar da boa resposta arlequim, ao passo que o Reus venceu o anfitrião Calafell num jogo de muita emoção.