Não há Clássicos a feijões entre águias e dragões
O Porto venceu o Benfica na Luz no quarto duelo - que não tinha nada em jogo - de uma época que terá, pelo menos, mais três. Num fecho de fase regular marcado pela proximidade da Taça, a Oliveirense garantiu o 5º lugar e o Valongo fica em 6º.
Já havia pouco para definir na derradeira jornada da fase regular do Campeonato Placard.
Benfica, Sporting, Óquei de Barcelos, Porto, Oliveirense, Valongo, Tomar e Braga tinham lugar garantido no play-off, faltando apenas saber quem de entre Oliveirense e Valongo seria 5º e 6º. Murches, Famalicense e Riba d'Ave, promovidos na última temporada, já tinham assegurado uma manutenção histórica. Parede, Paço de Arcos e Juventude de Viana estavam condenados à despromoção.
No que restava de indefinição, a Oliveirense venceu o Riba d'Ave por 4-0 e assegurou o 5º lugar, ficando o Valongo, que venceu o Tomar por 4-2, com o 6º. Tal coloca a equipa de Oliveira de Azeméis frente-a-frente com o campeão nacional Porto nos quartos-de-final do play-off, ao passo que os valonguenses medirão forças com o Óquei de Barcelos.
Já com a sua classificação definida, Benfica e Porto encontraram-se na Luz para o quarto duelo da temporada. O Porto venceu na final da Elite Cup e na primeira volta desta fase regular. O Benfica vencera na decisão da Supertaça. Este quarto duelo acontecia sem nada em jogo, antes das duas equipas se defrontarem nos quartos-de-final da Liga dos Campeões e, pelo menos, em dois jogos nos quartos-de-final do play-off do Campeonato Placard. E, com os dragões a quatro dias de disputarem a Final Four da Taça de Portugal [defrontam o Tomar nas meias-finais], esperava-se que o jogo fosse "morno". Mas não.
Perante uma casa quase cheia, os encarnados foram surpreendidos pela entrada dos azuis-e-brancos. Ezequiel Mena inaugurou aos dois minutos e Gonçalo Alves ampliou antes de estarem cumpridos quatro.
O Benfica tentava reduzir, mas não conseguia desfeitear Xavi Maliàn, já decisivo no 3-0 da primeira volta, no Dragão Arena. Lucas Ordoñez não aproveitou um livre directo depois de azul a Diogo Barata, e Diogo Rafael não falharia melhor em nova bola parada, depois de azul a Gonçalo Alves. E nem a superioridade numérica valeu aos encarnados, castigados, entre as suas duas bolas paradas pela habitual eficácia de Gonçalo Alves de livre directo, a fazer o 0-3 a seis minutos do descanso.
Na segunda parte, o Benfica entrou determinado e, com Pablo Álvarez a reduzir, também de livre directo, aos quatro minutos, a equipa de Nuno Resende tomava conta do jogo. Foram múltiplas as oportunidades criadas, notando-se claramente uma tendência do Porto para se resguardar. Porque estava em vantagem e porque a Taça de Portugal não está longe.
Sem que as águias lograssem voltar a marcar, Gonçalo Alves perdeu a oportunidade de "matar" o jogo a oito minutos do final depois de azul a Roberto Di Benedetto, não transformando de livre directo. E a cinco minutos do fim, Pablo Álvarez reduzia para um tangencial 2-3 que deixava tudo em aberto.
Na iminência de mais um livre directo para cada lado, Telmo Pinto viu azul. Pablito não marcou e, logo a seguir, Carlo não fez melhor na 10ª falta encarnada. No embalo de um envolvente "até morrer" entoado pelos adeptos encarnados, o Benfica procurou o empate até final, mas sem sucesso.
Poupanças para a Taça
Na Final Four da Taça de Portugal, o Porto defronta o Tomar numa das meias-finais. Na outra, medem forças Sporting e Óquei de Barcelos, tendo as duas equipas poupado esforços para esse duelo.
O Óquei de Barcelos de Paulo Freitas apresentou-se em Paço de Arcos com nove jogadores das camadas jovens e apenas o sénior Joka, guarda-redes que capitaneou a equipa, para um jogo que marcou o pendurar de patins de Ricardo Barreiros, Tiago Gouveia - que marcaria um golo - e Diogo Alves... outra vez. Diogo já se despedira no final da última época, mas regressara às pistas após a saída de Bernardo Ramalho em Outubro.
Mesmo com uma equipa inexperiente ao mais alto nível, os barcelenses venceram por 4-5, com João Coelho a transformar uma grande penalidade a sete segundos do fim. Antes, Tiago Pinheiro bisou - tal como Gonçalo Nunes pela equipa da Linha - marcando também Gonçalo Silva e Tiago Belchior.
No João Rocha, Sporting e Parede empataram a dois, com os leões a apresentarem-se sem os argentinos Gonzalo Romero e Matias Platero, o espanhol Ferran Font e o guardião Ângelo Girão, este a cumprir o terceiro de cinco jogos de castigo. Foram chamados o guarda-redes Gustavo Carvalho, Afonso Esteves, da equipa "B", o Sub-19 Filipe Martins e o Sub-17 João Pina, que marcaria, a oito minutos do intervalo, o segundo golo da equipa de Alejandro Dominguez.
João Almeida inaugurara o marcador e o tento de Pina parecia "inclinar" o desfecho da partida para os leões. Mas, nos três minutos finais da primeira parte, João Alves, "Joka", também em despedida das pistas, fez o 2-1, e Mathias Arnaez empatou, não se alterando o resultado na etapa complementar.
No outros dois jogos da ronda, no Minho, a Juventude de Viana empatou em Famalicão a três, depois de ter vencido em Valongo e de uma derrota tangencial na recepção à Oliveirense. Com um bis de Remi Herman, os vianenses somaram mais pontos nestes três últimos jogos que nos 13 anteriores, mas já não seria a tempo de evitar a descida à II Divisão.
Em Braga, na ressaca da derrota na final europeia da Taça WSE, Vítor Hugo, Tiago Sanches e Pedro Mendes bisaram para os bracarenses, num triunfo por 6-3 sobre o Murches, que marcou por João Maló (bisou) e Zé Miranda. Para a equipa de Tó Neves, a época continua nos quartos-de-final do play-off, frente ao Benfica.
26ª jornada
• Benfica 2-3 Porto • 25.Abr
• Sporting 2-2 Parede • 25.Abr
• Braga 6-3 Murches • 25.Abr
• Valongo 4-2 Tomar • 25.Abr
• Oliveirense 4-0 Riba d'Ave • 25.Abr
• Famalicense 3-3 Juventude de Viana • 25.Abr
• Paço de Arcos 4-5 Óquei de Barcelos • 25.Abr
Apurados para o play-off
= 1º Benfica (66), 2º Sporting (62), 3º Óquei de Barcelos (61), 4º Porto (57), 5º Oliveirense (50), 6º Valongo (48), 7º Tomar (36), 8º Braga (32)
Manutenção
= 9º Murches (24), 10º Famalicense (23), 11º Riba d'Ave (22)
Despromoção
= 12º Parede (16), 13º Paço de Arcos (15), 14º Juventude de Viana (14)
Quarta-feira, 26 de Abril de 2023, 6h14