«É uma fase regular de excelência»

Lamentando as falhas na finalização, Nuno Resende destacou a reacção do Benfica e vincou o triunfo na fase regular antes de perspectivar novo duelo com os dragões, para a Liga dos Campeões. O Porto não compareceu na sala de imprensa.

«É uma fase regular de excelência»

A derrota na derradeira jornada frente ao Porto não impediu o Benfica de vencer a fase regular do Campeonato Placard pela primeira vez desde o regresso do play-off para decisão do campeão.

Os encarnados já tinham garantido matematicamente o 1º lugar e o "factor casa" para o play-off, mas, com elogios de Nuno Resende a mais uma "exibição tremenda" de Maliàn, voltam a perder com os dragões para o campeonato.

"Entrámos um bocado amorfos na posse. Não fomos suficiente agressivos naquilo que tínhamos preparado em termos de ataque e levámos tempo a impor o nosso jogo", analisou o técnico encarnado, lamentando a eficácia dos dragões em dois golos madrugadores, "que mesmo com o trabalho defensivo são difíceis de parar".

Nuno Resende elogiou a capacidade de reacção, em particular com a dinâmica imprimida pelos jogadores que saíram do banco, mas o terceiro golo seria mais um rude golpe antes do descanso.

Na segunda parte, "muita coisa foi bem feita", mas houve problemas - a corrigir - na concretização, no aproveitamento de bolas paradas (apenas uma de quatro foi transformada em golo) e dos mais de cinco minutos de superioridade numérica.

Apesar desta derradeira partida, fica, para Nuno Resende, "uma fase regular de excelência". Foi, factualmente, a melhor fase regular do Benfica nestes três anos com play-off, com 66 pontos conquistados contra 56 na pretérita temporada (3º lugar), já com Resende, e 55 em 2020/21 (4º lugar), ainda às ordens de Alejandro Dominguez.

Noutros números, ficando esta época nos golos marcados a par do Sporting (129 golos conseguidos) e aquém do Porto (130), destacam-se os poucos tentos consentidos pelas águias, batendo, com apenas 55 sofridos, o anterior recorde de 62... que também era do Benfica, numa época em que, ironicamente, terminaram a fase regular - e o campeonato - em 4º.

Para igualar os 66 pontos recorde que o Porto de Guillem Cabestany conseguira em 2020/21, o Benfica venceu esta temporada 22 partidas e perdeu quatro, contra apenas dois adversários. Os encarnados perderam os dois jogos frente ao Óquei de Barcelos, por 3-2 e 2-5, e os dois frente ao Porto, por 3-0, no único jogo das águias em branco, e, agora, 2-3.

Foco na Liga dos Campeões

Ausente da Final Four da Taça de Portugal, o próximo desafio do Benfica é, novamente, com o Porto. A 4 de Maio, águias e dragões defrontam-se em Viana do Castelo, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Será o quinto duelo da temporada entre as duas equipas mais tituladas do Hóquei em Patins português, com vitórias do Porto na decisão da Elite Cup, em Tomar, por 4-1, e nos já referidos dois jogos da fase regular do Campeonato Placard, ao passo que o Benfica ergueu a Supertaça António Livramento ao vencer em Barcelos por 2-4.

Para o treinador das águias, estar na frente do marcador poderá ser importante. "Quer queiramos, quer não, dá alguma tranquilidade e uma gestão diferente da partida", aponta.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Não há Clássicos a feijões entre águias e dragões

Não há Clássicos a feijões entre águias e dragões

O Porto venceu o Benfica na Luz no quarto duelo - que não tinha nada em jogo - de uma época que terá, pelo menos, mais três. Num fecho de fase regular marcado pela proximidade da Taça, a Oliveirense garantiu o 5º lugar e o Valongo fica em 6º.