Entre a história do Tomar e o 'borrego' do Sporting

Tomar e Sporting disputam este domingo a final da Taça de Portugal. Nas 'meias', os tomarenses eliminaram o Porto, detentor do troféu, e os leões afastaram o Óquei de Barcelos. O Tomar nunca venceu a Taça e o Sporting não vence há 33 anos.

Entre a história do Tomar e o 'borrego' do Sporting

Tomar e Sporting são os finalistas da 48ª final da Taça de Portugal, depois de vencerem Porto e Óquei de Barcelos este sábado.

Na primeira meia-final da Final Four que se disputa em Tomar, o anfitrião venceu o Porto por 5-3. Os azuis-e-brancos ficam arredados da hipótese de revalidarem o troféu conquistado na pretérita temporada.

Depois de uma segunda volta atípica, os dragões pareciam em clara melhoria e vinham de uma vitória - ainda que sem implicações na classificação - na pista do rival Benfica no fecho da fase regular do Campeonato Placard. O Tomar, já há muito com o seu 7º lugar garantido, vinha de resultados menos bons, mas sem nada comprometerem.

Entrando bem na partida, a equipa orientada por Nuno Lopes adiantou-se a meio da primeira metade com um grande golo de "Tato" Ferruccio. Seria o único tento de 25 minutos com algumas cautelas de parte a parte.

Logo no primeiro minuto da etapa complementar, Guilherme Silva desperdiçou uma grande penalidade, mas, com quatro faltas em quatro minutos, os dragões chegaram às 10 faltas e Tomás Moreira, como tem sido apanágio, aproveitou para ampliar. No entanto, quase de pronto, Gonçalo Alves reduzia de grande penalidade. Cinco minutos com três golos prometiam uma segunda metade mais animada.

O Porto tinha de procurar a igualdade, mas era pouco incisivo e pouco importunava António Marante. Com confiança, o Tomar mostrava eficácia. Guilherme Silva, a concluir bem um ataque rápido, Tato, em jogada individual, e Tomás Moreira, na 15ª falta azul-e-branco, dilatavam para um inesperado 5-1 com 10 minutos para jogar.

A equipa orientada por Ricardo Ares tardou em conseguir chegar novamente ao golo. Já nos cinco minutos finais, o inevitável Gonçalo Alves fez o segundo de bola parada (agora, livre directo) e Carlo Di Benedetto reduziu para 5-3. Mas esse resultado, insuficiente para evitar o afastamento, perduraria até ao apito final.

Sporting na final, oito anos depois

A segunda meia-final teve mais equilíbrio, mais tensão e um Sporting a vencer por tangencial 3-2, passando apenas para a frente do marcador nos derradeiros cinco minutos.

Luís Querido inaugurou o marcador de grande penalidade, com mais eficácia do que em dois outros castigos máximos que se seguiram, desperdiçados por Gonzalo Romero e o próprio capitão barcelense. Aos 10 minutos, Henrique Magalhães igualava, mantendo-se o empate até ao descanso.

Na segunda parte, Ângelo Girão, ausente das três últimas partidas para o campeonato por castigo (e ainda com dois jogos por cumprir), foi expulso por palavras aos oito minutos. Zé Diogo voltou a assumir a guarda da baliza leonina e, apesar de não evitar o golo de Alvarinho aos 11 minutos, com os leões em inferioridade numérica, seria decisivo na recta final da partida.

O Sporting foi em busca da reviravolta, que seria conseguida em duas grandes penalidades de Gonzalo Romero, a oito e a cinco minutos do derradeiro apito. Mas, lograda pela primeira vez a vantagem na partida, os leões suariam para a manter. Com perto de um minuto para jogar, Zé Diogo não deixou que Alvarinho e Dario Giménez aproveitassem livres directos para forçar o prolongamento. Ainda que as incidências fossem para além do apito final. Joka, guarda-redes do Óquei de Barcelos, e João Souto e Alejandro Dominguez, atacante e treinador do Sporting, foram considerados expulsos.

Registos disciplinares à parte, estava consumada a nona presença na final da "prova rainha" do Sporting, que não vence desde 1990. Depois dessa conquista, os leões estiveram na final em 1994 e 2015, perdendo ambas frente ao Benfica. Desta feita, para matar um "borrego" que já vai em 33 anos, o Sporting defronta o Tomar, filial nº1 há 100 anos, que só esteve na final em 2017, perdendo para o Porto em Gondomar.

Sporting e Tomar defrontaram-se a meio da Abril no João Rocha, com vitória leonina por 8-6. Em Tomar, tinha dado empate a quatro a 8 de Janeiro. Será o terceiro embate de pelo menos cinco esta época. Depois da final da Taça, as duas equipas leoninas vão defrontar-se, à melhor de três (com pelo menos dois jogos), nos quartos-de-final do play-off de apuramento de campeão.

A final da Taça de Portugal está agendada para as 15h deste domingo.

Meias-finais

• MF1 • Tomar 5-3 Porto • 29.Abr

• MF2 • Sporting 3-2 Óquei de Barcelos • 29.Abr

Final

• Sporting vs. Tomar • 30.Abr, 15h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Gijón e Vila-Sana disputam coroa europeia

Gijón e Vila-Sana disputam coroa europeia

A Liga dos Campeões Feminina será decidida entre Gijón, que afastou o Palau, e o Vila-Sana, que venceu um Benfica muito perdulário. Pela 15ª vez em 16 edições, o vencedor será espanhol, mas, desta feita, com uma portuguesa campeã.

Campeonato da Europa na Catalunha

Campeonato da Europa na Catalunha

Apontado a França, o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, previsto para 17 a 22 de Julho, deverá disputar-se em Sant Sadurní d'Anoia, na Catalunha. A Espanha defenderá o título conquistado em Paredes, em 2021, o nono nas últimas 11 edições.

Foco no prémio europeu

Foco no prémio europeu

O Pavilhão Fidelidade recebe a decisão da Liga dos Campeões Feminina. O eneacampeão português Benfica ambiciona voltar a conquistar o título, mas os rivais Palau, Vila-Sana e Gijón são 'apenas' as três melhores equipas da OK Liga.