Gijón e Vila-Sana disputam coroa europeia

A Liga dos Campeões Feminina será decidida entre Gijón, que afastou o Palau, e o Vila-Sana, que venceu um Benfica muito perdulário. Pela 15ª vez em 16 edições, o vencedor será espanhol, mas, desta feita, com uma portuguesa campeã.

Gijón e Vila-Sana disputam coroa europeia

Gijón e Vila-Sana são os finalistas da Liga dos Campeões Feminina, disputando este domingo, no Pavilhão Fidelidade, a coroa europeia a partir das 13h. Certo é que uma portuguesa erguerá o troféu: Ana Catarina Ferreira, pelas asturianas, ou Sandra Coelho, pelas catalãs.

As asturianas do Gijón, cinco vezes campeãs europeias, impuseram-se de forma surpreendentemente avassaladora ao Palau. As catalãs, bicampeãs europeias, bicampeãs espanholas e já virtuais vencedoras da fase regular da presente edição da OK Liga, mostraram os seus argumentos demasiado tarde para evitar a derrota.

Sara Roces começou cedo a a chegar-se à frente no reconhecimento como MVP desta partida. Marcou aos seis minutos e aos 11 e voltaria a marcar a um segundo do intervalo. Antes, Nuria Obeso, aos 20 minutos, também marcara, e o 4-0 que se registavam quando as equipas recolheram aos balneários era totalmente inesperado.

Na etapa complementar de um jogo arbitrado por João Duarte e Carlos Correia, com as decisões particularmente contestadas pelas jogadoras do Palau, Sara Roces completava um poker aos sete minutos e meio e a eliminatória parecia totalmente definida, com a equipa de Ramon Peralta a procurar gerir o esforço. Mas as detentoras do troféu puxaram dos galões - e do brio - e lançaram alguma incerteza. Mariona Colomer e Aina Florenza reduziram, e Carla Fontdegloria fazia o 5-3 a seis do fim.

Num incrível assomo, o Palau carregava, mas era "traído" pela eficácia de Sara Roces. O 6-3 para a equipa de Ana Catarina Ferreira, com cinco minutos para jogar, era um golpe de que as catalãs já não recuperariam.

Sara Roces marcou por cinco vezes e levou o Gijón à final.
Sara Roces marcou por cinco vezes e levou o Gijón à final.

Perante o seu público, o Benfica falhou o acesso à final, ficando a dever a si próprio o apuramento pelas oportunidades desperdiçadas no duelo com Sandra Bento Coelho.

O Vila-Sana entrou melhor, com mais dinamismo, rematador e a encostar o Benfica. Aos sete minutos, o golo de Luciana Agudo ("Luchi", para muitos a melhor jogadora de sempre) surgia de forma quase natural.

As catalãs mantinham a pressão, mas o contragolpe encarnado valeu - em menos de três minutos após o tento inaugural - o empate e a reviravolta num bis de Marlene Sousa que mudaria o cariz do jogo.

A equipa catalã acusou a desvantagem e perdeu o foco, mas o Benfica foi demasiado perdulário. Cata Flores desperdiçou um livre directo a um minuto do intervalo e as águias também não aproveitaram a superioridade numérica que durou até à segunda parte.

Tinha o Vila-Sana de atacar, em busca do empate, mas era tímido. A igualdade aos 10 minutos surgiu de forma quase casual (ou, talvez, muito inteligente), num remate fraco e rasteiro de Luchi Agudo na cobrança de um livre indirecto. Recomeçava a perseguição à liderança do marcador.

A nove minutos do fim, Marlene Sousa não conseguiu bater a sua ex-companheira Sandra Coelho de livre directo depois de azul a Valentina Fernandez. O Benfica voltaria a não aproveitar nova superioridade numérica e até viu Daiana Silva desperdiçar uma grande penalidade.

A equipa de Paulo Almeida criava muitas oportunidades, algumas só com a guarda-redes portuguesa das catalãs pela frente, e, na máxima do "quem não marca...", acabaria mesmo por sofrer. A 35 segundos do fim, Daiana fez o 3-2 em contra-ataque e "gelou" o "Inferno" que se anunciava, mas que ficou aquém da expectativa de público.

O Benfica atacou com cinco no pouco tempo que restava, mas sem sucesso, e Julieta Fernandez até desperdiçou livre directo antes do apito final. As jogadoras encarnadas caiam por terra, aplaudidas pelos adeptos.

Daiana Silva arranca para o 3-2 que ditou a derrota do Benfica.
Daiana Silva arranca para o 3-2 que ditou a derrota do Benfica.

Esta será a 12ª final entre equipas espanholas em 16 edições e a nona final do Gijón. Uma delas na Luz, em 2018, quando Julieta Fernandez foi uma das figuras do triunfo sobre o Benfica e da quinta conquista europeia das asturianas. Agora, Julieta é uma das quatro argentinas campeãs do Mundo que representam o Vila-Sana, que chega pela primeira vez à final, nesta que é a sua primeira participação europeia.

Vila-Sana e Gijón são, respectivamente, 2º e 3º na OK Liga, atrás do Palau e separados por dois pontos. Defrontam-se na Catalunha na jornada que falta na fase regular da OK Liga, depois de no fecho da primeira volta ter dado empate a dois na "Pátria Querida".

A final está agendada para as 13h.

Meias-finais

• MF1 • Gijón 6-3 Palau • 29.Abr

• MF2 • Vila-Sana 3-2 Benfica • 29.Abr

Final

• Gijón vs. Vila-Sana • 30.Abr, 13h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Entre a história do Tomar e o 'borrego' do Sporting

Entre a história do Tomar e o 'borrego' do Sporting

Tomar e Sporting disputam este domingo a final da Taça de Portugal. Nas 'meias', os tomarenses eliminaram o Porto, detentor do troféu, e os leões afastaram o Óquei de Barcelos. O Tomar nunca venceu a Taça e o Sporting não vence há 33 anos.

Campeonato da Europa na Catalunha

Campeonato da Europa na Catalunha

Apontado a França, o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, previsto para 17 a 22 de Julho, deverá disputar-se em Sant Sadurní d'Anoia, na Catalunha. A Espanha defenderá o título conquistado em Paredes, em 2021, o nono nas últimas 11 edições.

Foco no prémio europeu

Foco no prémio europeu

O Pavilhão Fidelidade recebe a decisão da Liga dos Campeões Feminina. O eneacampeão português Benfica ambiciona voltar a conquistar o título, mas os rivais Palau, Vila-Sana e Gijón são 'apenas' as três melhores equipas da OK Liga.