Ponto final no projecto feminino do Sporting

Afastado nos 'quartos' do play-off, o Sporting termina o projecto da equipa sénior feminina após quatro épocas. A modalidade fica a perder, mas a corrida ao título continua. Benfica, Turquel, Académico da Feira e Stuart estão nas meias-finais.

Ponto final no projecto feminino do Sporting

O projecto da equipa sénior feminina do Sporting teve este sábado o ponto final com uma derrota na casa do Benfica por 7-1 e o consequente afastamento do play-off em que se decide o campeão nacional.

Foi em 2019 que os leões decidiram lançar uma equipa sénior feminina competitiva. Apostando numa estrutura consolidada na Stuart, com o malogrado Francisco Janelas como director, a treinadora Andreia Barata e a adjunta Débora Gonçalves, chegavam também Ana Catarina Ferreira, Sofia Moncóvio, Tânia Freire e a guarda-redes Inês Caldeira de Massamá. Para a baliza chegava Cláudia Vicente e eram "roubadas" as gémeas Rita e Rute Lopes ao dominador Benfica. A batuta seria para a consagrada argentina Adriana Gutiérrez. Mas a pandemia impediu que a "luta" entre Benfica e Sporting chegasse à fase das decisões.

Para a segunda temporada, "Adri" regressava à OK Liga, chegava Margarida Florêncio e havia mudança no comando técnico, assumindo Nuno Pinto.

As leoas seriam vice-campeãs em 2021 e novamente vice-campeãs - e ainda finalistas da Taça - em 2022. Lamentava-se que não houvesse aposta na Europa, com todo o mediatismo que tal podia significar.

O Benfica, apesar de até ser derrotado - por mérito verde-e-branco - depois de muitas épocas sem perder, continuou a somar todos os títulos em disputa, mas, ainda assim, seria de forma inesperada, quando a coordenação até foi entregue a Quim Paüls, com todo o significado que o Hóquei em Patins no feminino tem em Espanha, que acabou o investimento leonino.

A equipa seria quase totalmente desmembrada no último defeso, cabendo a ingrata tarefa de assumir o leme a Ricardo Pereira. Da primeira época, sobrava apenas a lacobricense Sofia Moncóvio, promovida a capitã, e desde cedo se viu que a equipa não era suficientemente competitiva numa exigente Zona Sul, onde não foi além do 4º lugar.

Afastado da Taça de Portugal pelo Turquel, o Sporting foi relegado para o Grupo 2 na segunda fase. Terminou em 1º no grupo, com 12 vitórias e dois empates, ganhando o direito a disputar a poule de apuramento para o play-off. E, vencendo o CENAP por 5-1 e 4-5, estava nos quartos-de-final. Pela frente, o rival Benfica, eneacampeão nacional.

As águias venceram no João Rocha por 2-6, com Catarina Barbosa e Sofia Moncóvio (que, a par de Rita Batista, está pré-convocada para o Campeonato da Europa agendado para Julho) a assinarem os golos leoninos. Este sábado, na Luz, o triunfo encarnado foi por 7-1, com Catarina Barbosa a voltar a marcar. Nuns quartos-de-final à melhor de três, o Sporting está fora da corrida ao título, terminando o Campeonato Nacional como 8º classificado.

O projecto, que trouxe maior atenção mediática ao Hóquei em Patins feminino, chega ao fim...

Meias-finais definidas

Todas as quatro melhores classificadas do Grupo 1 "resolveram" os quartos-de-final em dois jogos, ficando desde logo definidas as meias-finais, que serão jogadas - como todas as eliminatórias - à melhor de três.

Em busca de um lugar na final, o Benfica vai defrontar a Stuart, depois da equipa de Massamá ter vencido a Sanjoanense por 2-5 e 4-3. O Turquel venceu a Académica por 0-4 e 7-1 e vai disputar o lugar na decisão com o europeu Académico da Feira, que passou o Gulpilhares com triunfos por 4-6 e 2-1.

As meias-finais estão agendadas para 14, 20 e, se necessário terceiro jogo, 21 de Maio.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Porto é campeão europeu: enfim, a terceira

Porto é campeão europeu: enfim, a terceira

Finalmente, 33 anos depois de ter conquistado a Europa pela segunda vez e depois de 11 finais perdidas, o Porto triunfa pela terceira vez. Uma vitória por 5-1 sobre o Valongo, novamente vice-campeão, despoletou a festa dos dragões.

Porto e Valongo na decisão da Liga dos Campeões

Porto e Valongo na decisão da Liga dos Campeões

Porto e Valongo são os finalistas da Liga dos Campeões, depois de afastarem Barcelona e Oliveirense. Será uma final inédita, entre 4º e 6º do Campeonato Placard, detentores das Taça Intercontinental e Taça Continental. O vencedor será português.