Redenção e fado

Depois de três derrotas, o Benfica venceu o Porto por 5-0 e está na frente na meia-final. Com mais equilíbrio, o Sporting também se adianta. O Óquei de Barcelos esteve cinco (!) vezes na frente, mas continua sem conseguir vencer os leões.

Redenção e fado

Inusitadamente à mesma hora e separadas de apenas 4 km em linha recta, arrancaram as meias-finais do play-off. Benfica e Sporting triunfaram em casa sobre Porto (5-0) e Óquei de Barcelos (6-5).

No Pavilhão Fidelidade, jogava-se mais do que um primeiro jogo de uma série que, à melhor de cinco, promete ser longa.

O Benfica tinha de mostrar argumentos, vindo de três derrotas consecutivas frente ao Porto, com um saldo total esta temporada de uma vitória e quatro derrotas, tendo perdido na recepção aos dragões há menos de um mês. E, na montanha-russa exibicional que tem pautada esta época da equipa de Ricardo Ares, que foi - por exemplo - de uma paupérrima eliminação nas "meias" da Taça à conquista da Liga dos Campeões, os encarnados venceram categoricamente.

Logo aos três minutos, Nil Roca recuperou a bola na tabela de fundo atacante a Gonçalo Alves e bateu um desamparado Xavier Maliàn para o primeiro do jogo, que tem sido determinante. Nos duelos entre águias e dragões, quem sai na frente, vence. E não houve excepção à regra, até porque o Porto facilitou muito defensivamente.

Lucas Ordonez ampliaria num ataque rápido sobre a direita, com tempo e espaço para escolher entre a assistência para Diogo Rafael ou o remate. E, já no último minuto da primeira parte, Roberto Di Benedetto ganhou ficou solto na zona frontal e, sem a devida compensação, rematou livre de oposição.

Na etapa complementar, apesar do desnível no resultado, houve muita tensão. Afinal, seja em que minuto for, Clássico é Clássico, ainda mais entre as duas equipas mais galardoadas do Hóquei em Patins português.

Com uma exibição seguríssima, Pedro Henriques negou a aproximação no marcador a Gonçalo Alves, de grande penalidade, e, ainda que Carlos Nicolia não conseguisse converter o livre directo da 10ª falta azul-e-branca (o Benfica não iria além das cinco), o triunfo seria confirmado nos seis minutos finais.

Nil Roca passou facilmente por Reinaldo Garcia para colocar sobre um Maliàn que, ao contrário de outros Clássicos, não conseguiu "fechar a porta", e Pablo Alvarez selou o resultado - em 5-0, a dois minutos e meio do fim - num remate à entrada da área, numa situação de 3x2 com boa assistência do compatriota Lucas Ordoñez.

Interessa como acaba

No João Rocha, o desenrolar e desfecho da partida foi mais condigno com o dito "Melhor Campeonato do Mundo". O Óquei de Barcelos esteve várias vezes na frente (cinco), mas foi o Sporting é que reclamou a primeira vitória.

Diz-se que não interessa como começa, interessa como acaba. Acrescentamos que não interessa como vai indo...

Também já com cinco duelos, o saldo entre Sporting e Óquei de Barcelos pendia claramente para os leões, com três vitórias leoninas (duas no João Rocha, outra em Tomar) e dois empates (ambos em Barcelos). E os barcelenses foram em busca de uma primeira vitória.

Acabou por ser um jogo de "golo-cá-golo-lá". A equipa de Paulo Freitas foi ganhando sucessivas vantagens, sempre tangenciais, e o grupo dirigido por Alejandro Dominguez foi sucessivamente anulando-as.

Alvarinho, que saiu do Sporting para o Óquei de Barcelos em 2021, fez o primeiro, aos oito minutos. Henrique Magalhães, que representou os barcelenses em 2012/13, igualou aos 13, mas teve resposta quase imediata de Danilo Rampulla, a recolocar os visitantes na frente.

Surgiu depois na luta dos golos Ferran Font, mesmo a contas com a lesão que o vai afastar do Campeonato da Europa. Igualou a dois e igualaria a três depois de Miguel Vieira ter assinado o terceiro dos barcelenses. Nesta toada, Luís Querido, de livre directo após azul a Matías Platero, bateu Zé Diogo (no último jogo de castigo de Ângelo Girão), para o 3-4 com que se chegaria ao intervalo.

Na primeira volta da fase regular, o Óquei de Barcelos também chegara ao intervalo em vantagem, mas seria "atropelado" pela intensidade ofensiva do Sporting. Desta feita, houve melhor gestão barcelense, também com os leões a precipitarem-se muito em ataques curtos, mas o prémio seria novamente leonino.

Alessandro Verona repôs a igualdade ainda não estavam cumpridos cinco minutos na etapa complementar, mas o Óquei de Barcelos voltaria ainda uma derradeira vez à liderança, com novo golo de Miguel Vieira, a 11 minutos do fim. Quase de pronto, João Almeida igualava. E o Sporting ia definitivamente em busca da vitória.

Caberia, como em tantos outros jogos, a Gonzalo Romero desequilibrar. A capitanear a equipa na ausência de Girão, o argentino que deixa tudo em pista fez o 6-5 com menos de dois minutos para jogar, sabendo depois o Sporting segurar a vantagem - a única, mas a que interessa - que vale a vantagem nesta meia-final.

Os segundos jogos das meias-finais serão jogados, novamente em simultâneo, às 20h de dia 24, quarta-feira.

Meias-finais - Jogo 1

Benfica 5-0 Porto • 20.Mai

Sporting 6-5 Óquei de Barcelos • 20.Mai

Meias-finais - Jogo 2

• Porto vs. Benfica • 24.Mai, 20h

• Óquei de Barcelos vs, Sporting • 24.Mai, 20h

Meias-finais - Jogo 3

• Benfica vs. Porto • 28.Mai, 12h

• Sporting vs. Óquei de Barcelos • 28.Mai, 15h

Meias-finais - Jogo 4 (se necessário)

• Porto vs. Benfica • 1.Jun, 20h

• Óquei de Barcelos vs, Sporting • 31.Mai, 20h

Meias-finais - Jogo 5 (se necessário)

• Benfica vs. Porto • 4.Jun, 15h

• Sporting vs. Óquei de Barcelos • 4.Jun, 15h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Final italiana entre presente e futuro de Alex (e não só)

Final italiana entre presente e futuro de Alex (e não só)

Trissino e Forte carimbaram o apuramento para a final da Serie A1, vencendo, no quarto jogo, Grosseto e Lodi. Será uma final inédita entre a equipa actualmente dirigida por Alessandro Bertolucci e a equipa que este dirigirá na próxima época.

Saint-Omer campeão, sela 'triplete'

Saint-Omer campeão, sela 'triplete'

Três jogos por realizar, três jogos de festa para o Saint-Omer, campeão de França pela terceira vez consecutiva. A equipa de Fabien Savreux e do português Pedro Chambel vencera Taça e Supertaça, e confirma a hegemonia no Hóquei em Patins gaulês.