Sporting a uma vitória da final, Porto iguala
O Sporting venceu em Barcelos, depois de estar a perder 2-0 e após prolongamento, e está a uma vitória da final do Campeonato Placard. O Porto, com Carlo Di Benedetto em destaque, venceu na recepção ao Benfica e igualou a eliminatória.
O Sporting está a apenas uma vitória da final depois de voltar a vencer o Óquei de Barcelos, desta feita em Barcelos, por 2-3 após prolongamento. Entre Porto e Benfica, está tudo como no início. Os dragões, perante os seus adeptos, deram resposta a um primeiro triunfo das águias.
Em Barcelos, as equipas em confronto vinham de um duelo emotivo, com o Sporting a vencer por tangencial 6-5 só passando para a frente nos derradeiros dois minutos e meio de jogo.
Como no João Rocha, marcaram primeiro os barcelenses, e por Miguel Vieira, que voltou a marcar depois de ter bisado na partida que abriu estas meias-finais. Como visitante, a equipa de Paulo Freitas tinha estado cinco vezes na frente, mas, como nos cinco embates anteriores, não conseguiria vencer os leões.
O Óquei de Barcelos lograria agora algo que não conseguiu no primeiro jogo. A cinco minutos do intervalo, André Centeno, de meia distância, batia o regressado Ângelo Girão e dilatava para dois golos de vantagem. Mas, talvez precisando dos primeiros 20 minutos para recuperar o ritmo competitivo, o guardião dos leões fecharia a porta.
Em sete confrontos esta época entre Sporting e Óquei de Barcelos, houve quatro triunfos leoninos e três empates, todos em Barcelos, no tempo regulamentar. E os barcelenses estão obrigados a vencer no terceiro jogo para não ficarem desde logo afastados.
Com azul a João Souto, os anfitriões perderiam dupla oportunidade para um terceiro golo, com Luís Querido a não transformar o correspondente livre directo e a equipa a não aproveitar a superioridade numérica. E, no arranque da segunda parte, Querido voltaria a não aproveitar oportunidade de livre directo, na 10ª falta leonina.
Pouco depois, ainda não estavam cumpridos cinco minutos na etapa complementar, Alessandro Verona reduziria e, resistindo aos ataques barcelenses, o Sporting chegaria mesmo à igualdade a cinco minutos do fim dos regulamentares 50, num lance com excelente definição de João Souto. Giménez ainda dispôs de um livre directo, mas, ao terceiro embate entre as duas equipas em Barcelos esta época, havia mesmo terceiro empate.
Desta vez, o play-off obrigava a prolongamento e, eventualmente, grandes penalidades. Os barcelenses chegavam cedo à 14ª falta e tinham de jogar com necessárias cautelas e as oportunidades escasseavam, de um lado e de outro. A pouco mais de um minuto para o fim, Gonzalo Romero entrou pela esquerda e colocou ao segundo poste, desviando a bola em Rampulla para o fundo das redes. Paulo Freitas atacou com cinco, mas sem sucesso, ficando o Óquei de Barcelos à beira da eliminação.
Igualados
No Dragão Arena, depois de uma pesada derrota (5-0) na Luz, o Porto adiantou-se logo aos três minutos, por Carlo Di Benedetto. Na regra que tem vingado entre dragões e águias de que "candeia que vai na frente ilumina duas vezes", o Porto levaria a melhor. Mas só "descolou" definitivamente a meio da segunda parte.
Ainda na primeira parte, o Porto estava melhor na partida, mas seria traído por um azul a Gonçalo Alves por protestos a nove minutos do descanso. O Benfica não aproveitou o powerplay, mas, ainda o Porto se estava a organizar de novo com cinco em pista, Lucas Ordoñez igualava num remate cruzado com pouco ângulo.
Na etapa complementar, os recém-coroados campeões europeus voltaram a adiantar-se aos oito minutos, com eficácia de livre directo de Gonçalo Alves na 10ª falta dos encarnados, mas, num ataque rápido dois minutos volvidos, Diogo Rafael finalizava para nova igualdade.
Carlo Di Benedetto marcou três golos e somou ainda uma assistência no triunfo do Porto.
Carlo Di Benedetto já tinha desequilibrado no início e reclamaria para si o estatuto de "homem do jogo" em três minutos fatais para a equipa de Nuno Resende. A 13 minutos do fim, num remate cruzado, Carlo fez o 3-2. Pouco depois, o francês assistia Ezequiel Mena para o 4-2. E, logo a seguir, ganhava uma bola dividida com o irmão Roberto para se isolar diante de Pedro Henriques, fazendo o 5-2 com nota artística.
A 10 minutos do fim, estava encontrado o vencedor do segundo jogo, não se alterando o resultado até final.
Os terceiros jogos, de regresso a Lisboa, estão apontados a domingo, dia 28, e será perfeitamente possível aos adeptos da modalidade - depois de duas "jornadas" com jogos em simultâneo - assistirem às duas partidas em directo, via TV ou mesmo "in loco", dada a (curta) distância entre o Pavilhão Fidelidade e o Pavilhão João Rocha. O jogo entre Benfica e Porto está agendado para as 12h e o jogo entre Sporting e Óquei de Barcelos para as 15h.
Meias-finais - Jogo 1
• Benfica 5-0 Porto • 20.Mai
• Sporting 6-5 Óquei de Barcelos • 20.Mai
Meias-finais - Jogo 2
• Porto 5-2 Benfica • 24.Mai
• Óquei de Barcelos 2-3 Sporting (2-2, 0-1 prol) • 24.Mai
Meias-finais - Jogo 3
• Benfica vs. Porto • 28.Mai, 12h
• Sporting vs. Óquei de Barcelos • 28.Mai, 15h
Meias-finais - Jogo 4 (se necessário)
• Porto vs. Benfica • 1.Jun, 20h
• Óquei de Barcelos vs, Sporting • 31.Mai, 20h
Meias-finais - Jogo 5 (se necessário)
• Benfica vs. Porto • 4.Jun, 15h
• Sporting vs. Óquei de Barcelos • 4.Jun, 15h
Quarta-feira, 24 de Maio de 2023, 23h06